Distribuição

Portugueses gastam menos 22,7% em compras este Natal

De acordo com um recente estudo realizado pelo IPAM, o gasto médio da população portuguesa para este Natal ronda os 373 euros, representando uma descida de 22,7% face ao ano anterior quando a média totalizava 490 euros.

Victor Jorge
Distribuição

Portugueses gastam menos 22,7% em compras este Natal

De acordo com um recente estudo realizado pelo IPAM, o gasto médio da população portuguesa para este Natal ronda os 373 euros, representando uma descida de 22,7% face ao ano anterior quando a média totalizava 490 euros.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

De acordo com um recente estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre o consumo dos portugueses na época de Natal, concluiu que o gasto médio da população portuguesa para este Natal ronda os 373 euros. Isto significa um decréscimo de 22,7% face a igual período do ano anterior, altura em que a média se situava nos 490 euros.

O estudo regista ainda que 57,1% dos portugueses pretende reduzir os gastos com o Natal em 2010 e que só 6,2% pretende gastar mais do que no ano passado. Em relação aos locais de compra, a maioria dos portugueses (43%) admite conciliar os centros comerciais com o comércio de rua, embora quase 40% revele que comprará exclusivamente nas grandes superfícies. Só 8,6% comprará apenas no comércio tradicional.

PUB

Os mais beneficiados com as prendas no sapatinho são, naturalmente, as crianças. No caso dos agregados familiares com filhos – 45% dos inquiridos – todos referiram a intenção de presentear os mais novos. O segundo grupo mais privilegiado é o dos cônjuges que, em 86% dos casos, vão poder contar com um presente na noite de Natal. Um total de 60% dos inquiridos admite comprar prendas para pais, irmãos e outros familiares. Apenas 21% pretende alargar a lista de compras aos amigos.

Em qualquer faixa etária, a tendência para oferecer roupa e sapatos é notória. No caso das prendas dirigidas a crianças até aos 12 anos, os produtos mais comprados serão roupa/sapatos – 21,6% – e jogos educativos – 20,4%. Para os adolescentes entre os 12 e os 18 anos, as escolhas recaem na roupa/sapatos – 27,6% – seguidas de livros – 25,2%. No caso dos presentes oferecidos a adultos, a eleição vai, uma vez mais, para a roupa/sapatos – 17,3% – seguida de perfumes/cosméticos – 15%.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.