Unilever prepara venda em Itália
A Unilever deverá, durante este mês de Abril, iniciar o processo de venda da sua unidade de alimentos congelados em Itália, existindo já dois grupos de private equity interessa no negócio.

Victor Jorge
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A Unilever deverá, durante este mês de Abril, iniciar o processo de venda da sua unidade de alimentos congelados em Itália, existindo já dois grupos de private equity interessa no negócio.
Permira e Lion Capital, que detêm a Birds Eye Iglo e Findus Group, respectivamente, já concluíram um memorando a enviar à Unilver, avançando os analistas que o negócio deverá ter um valor entre os 500 e 800 milhões de euros.
Fonte próxima do processo disse ao Financial Times (FT) que esperam ainda mais interessados no negócio, dada a obtenção de cash flow estável, avançando ainda que outros compradores estratégicos, como a MacCain Foods, poderão apresentar, também, uma proposta.
A operação italiana da Unilever – Findus Italy – que comercializa refeições prontas, apareceu como negócio alienável em Dezembro do ano passado. Este foi, de resto, o único negócio de alimentos congelados que a Unilever manteve na Europa depois de ter vendido a Iglo e Permira à Birds Eye, um grupo de private equity britânico, por 1,7 mil milhões de euros, em 2006.
A Birds Eye Iglo é, de resto, apontada como a favorita à aquisição da Findus Italy, calculando os analistas que esta operação da Unilever deverá ser vendida entre oito e dez vezes os 65 a 75 milhões de euros em lucros obtidos pela empresa.
A Pinnacle Foods, detida pela Blackstone, grupo de private equity norte-americano, desembolsou recentemente 1,3 mil milhões de dólares (cerca de 963 milhões de euros), ou seja nove vezes o EBITDA, pela Birds Eye Foods, negócio de congelados nos EUA.
Patrick Cescau, antigo CEO da Unilever, referiu ao FT que decidiu não vender a Findus Italy, em 2006, uma vez “ter sido integrada no negócio de gelados italiano”, que inclui as marcas Viennetta, Solero e Cornetto. Já Paul Polman, que assumiu a responsabilidade máxima da Unilever em 2008, reverteu esta decisão e colocou agora o negócio italiano à venda.
Os analistas consultados pelo FT referem que Polman está mais interessado em “fortalecer o portfólio da Unilever” e “fazer crescer o volume nos mercado, em vez de reduzir custos”.