Sonae MC aumenta volume de negócios mas perde rentabilidade
O resultado líquido da unidade de retalho alimentar da Sonae diminuiu 17,8% em 2022 para 179 milhões de euros

Hipersuper
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A MC, empresa de retalho alimentar do grupo Sonae, reportou um crescimento do volume de negócios de 11,5% em 2022, em termos homólogos, para seis mil milhões de euros. Em comunicado, a empresa salienta que o crescimento do volume de negócios ficou “significativamente abaixo do aumento da inflação alimentar em Portugal”, que foi de 13% em 2022.
A empresa salienta ainda que foi um ano de perda de rentabilidade. “O esforço da MC em suportar parcialmente o aumento dos vários custos para proteger os seus clientes, e o efeito de mix e movimentos de trading down juntamente com a pressão dos custos da energia mais elevados, contribuíram para uma erosão da margem de rentabilidade de 59 pontos base (p.b.), para 9,4%”.
Neste contexto, o EBITDA subjacente foi de 563 milhões de euros em 2022, registando uma evolução inferior às vendas. “Ao absorver parte dos aumentos de custos dos produtos e dos impactos da inflação, o resultado líquido da unidade de retalho alimentar da Sonae diminuiu 17,8% em 2022 para 179 milhões de euros”, afirma a empresa. “Este valor traduz uma margem de lucro de 3,0%, sendo que nos formatos alimentares a margem foi de 2,7%”.
A MC abriu 65 novas lojas próprias no conjunto do ano passado e remodelou 33. Globalmente, o investimento somou 218 milhões de euros, incluindo 43 milhões aplicados na abertura de novas lojas.