Sonae MC aumenta volume de negócios mas perde rentabilidade
A MC, empresa de retalho alimentar do grupo Sonae, reportou um crescimento do volume de negócios de 11,5% em 2022, em termos homólogos, para seis mil milhões de euros. Em comunicado, a empresa salienta que o crescimento do volume de negócios ficou “significativamente abaixo do aumento da inflação alimentar em Portugal”, que foi de 13% em 2022.
A empresa salienta ainda que foi um ano de perda de rentabilidade. “O esforço da MC em suportar parcialmente o aumento dos vários custos para proteger os seus clientes, e o efeito de mix e movimentos de trading down juntamente com a pressão dos custos da energia mais elevados, contribuíram para uma erosão da margem de rentabilidade de 59 pontos base (p.b.), para 9,4%”.
Neste contexto, o EBITDA subjacente foi de 563 milhões de euros em 2022, registando uma evolução inferior às vendas. “Ao absorver parte dos aumentos de custos dos produtos e dos impactos da inflação, o resultado líquido da unidade de retalho alimentar da Sonae diminuiu 17,8% em 2022 para 179 milhões de euros”, afirma a empresa. “Este valor traduz uma margem de lucro de 3,0%, sendo que nos formatos alimentares a margem foi de 2,7%”.
A MC abriu 65 novas lojas próprias no conjunto do ano passado e remodelou 33. Globalmente, o investimento somou 218 milhões de euros, incluindo 43 milhões aplicados na abertura de novas lojas.