Lucro da Sonae cai 17% para 179 milhões de euros
O volume de negócios consolidado registou 7.700 milhões de euros, mais 10,9% em termos homólogos

Hipersuper
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
O lucro da Sonae registou 179 milhões de euros em 2022, menos 17% em relação ao ano anterior, uma descida justificada pela empresa com o “esforço em estar ao lado das famílias, absorvendo parte da inflação”.
“O resultado líquido atribuível aos acionistas, excluindo itens não recorrentes, diminuiu 17% em 2022 para 179 milhões de euros”, lê-se em comunicado enviado à imprensa, que acrescenta que, no quarto trimestre de 2022, o resultado líquido recorrente negativo foi de 10 milhões de euros.
A Sonae justifica esta descida com o “esforço em estar ao lado das famílias absorvendo parte da inflação” e ao “aumento dos custos e o impacto indireto de menos 43 milhões de euros, “na sequência das imparidades no negócio de retalho de moda, de desvalorização dos ativos da Sierra e do impacto no valor dos ativos da Bright Pixel”.
O volume de negócios consolidado atingiu 7.700 milhões de euros, mais 10,9% em termos homólogos. As vendas online agregadas. por sua vez, cresceram 17% e superaram 700 milhões de euros,
Quanto à dívida líquida “caiu para um valor historicamente baixo, dando-nos conforto que, apesar das elevadas taxas de juro e dos desafios que enfrentamos em cada setor, seremos capazes de continuar a investir para criar valor nas nossas comunidades durante os próximos anos”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no documento.
Em 2022 a Sonae aumentou o investimento em 28% para 357 milhões de euros nas suas operações e criou 1.200 novos postos de trabalho, ultrapassando os 48 mil colaboradores.