Jorge Henriques, presidente da FIPA
FMCG

Jorge Henriques (FIPA): “Antecipamos o agravamento das quebras no consumo”

Três perguntas a…
Jorge Henriques, presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares

Hipersuper
Jorge Henriques, presidente da FIPA
FMCG

Jorge Henriques (FIPA): “Antecipamos o agravamento das quebras no consumo”

Três perguntas a…
Jorge Henriques, presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
Jorge Henriques, presidente da FIPA

Jorge Henriques, presidente da FIPA

Três perguntas a…

PUB

Jorge Henriques, presidente da FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares)

Que impacto considera que poderá ter o atual contexto económico e social no consumo dos portugueses neste ano que agora começou, em especial em produtos de grande consumo?

Os dados económicos mostram uma tendência inflacionista cujo abrandamento é ainda muito imprevisível. No caso da alimentação, o aumento dos preços está já a ter impacto no cabaz das famílias, muito por consequência do aumento do custo das matérias-primas e das fontes de energia.

Face a este cenário, a FIPA antecipa o agravamento das quebras no consumo, que já são reais quer dentro quer fora do lar.

Com o agravamento dos custos com a habitação e o aumento dos preços em geral, a compra dos produtos de grande consumo acabará por ser penalizada pelo orçamento familiar.

Onde considera estarem, por outro lado, as oportunidades de crescimento para as empresas do setor de FMCG em 2023?

A inflação tenderá a enfraquecer este setor, mas as empresas que o compõem sabem da necessidade de adaptar os seus produtos e de tornar os seus processos ainda mais eficientes para ultrapassar cenários como aquele que vivemos.

Simultaneamente, sabem também que o consumidor que mantenha algum poder de compra vai continuar a ser exigente e a querer gastar cada vez melhor os seus recursos, pelo que é necessário às empresas manter a aposta na inovação e na sustentabilidade.

Quais considera serem as principais tendências no mercado de grande consumo?

Sem prejuízo das adaptações à atual conjuntura, as grandes tendências vão manter-se no alimentar: produtos que privilegiem a relação alimentação/saúde, produção sustentável, digitalização e inovação permanente.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.