Olivier Establet (DPD): “20% da nossa frota automóvel será elétrica em 2023”
A frota da DPD é já 100% elétrica em Lisboa, medida que será alargada a quatro novas cidades: Porto, Guarda, Évora e Viseu. “Em 2023, pretendemos expandir alcançar as 208 viaturas verdes, o que irá representar 20% da frota total”, avança Olivier Establet, CEO da empresa, em entrevista ao Hipersuper

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
“A rápida evolução tecnológica a que assistimos, aliada ao cenário de sensibilização para a sustentabilidade e a importância de adaptar o modelo das cidades e comportamentos, em particular no que diz respeito aos hábitos de consumo, são temas a que o mercado deve continuar atento e nos quais deve investir”, considera Olivier Establet, CEO da DPD, em declarações ao Hipersuper. “É este o caminho que continuará a permitir a evolução das cidades e abrir portas para um futuro mais sustentável para o planeta”, defende, acrescentando que, aliado a isto, “é muito importante apostar na retenção de talento, porque só assim se conseguirá chegar ao objetivo final: a satisfação máxima dos consumidores”.
Entre os projetos que contribuem para a saúde do planeta e da empresa, destacam-se o investimento na descarbonização da frota e a expansão da rede de lojas Pickup, atualmente com 1.000 espaços, e da rede de lockers, com cerca de 200 cacifos espalhados por diferentes zonas do País. Através da rede de lojas e cacifos, a empresa “poupa recursos e reduz as deslocações”, uma vez que “concentra um conjunto de encomendas no mesmo ponto”, reduzindo as emissões de CO2, salienta o CEO.
A empresa anunciou recentemente um investimento de 28 milhões de euros para construir um hub em Loures. O novo entreposto visa dar resposta ao aumento do fluxo de encomendas e irá contar com uma máquina de triagem com um “sistema de crossbelt único em Portugal”, salienta Olivier Establet. O novo edifício terá, também, certificação Breeam Excellent, sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios e disponibilizará, ainda, 120 postos de carregamento elétrico.
Com conclusão prevista para 2023, o hub irá dar resposta em termos de entregas às zonas de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado.
Na área da descarbonização, a empresa conta atualmente com 127 viaturas elétricas em várias cidades do país. Em Lisboa, tem já com uma frota 100% elétrica, medida que será alargada a quatro novas cidades: Porto, Guarda, Évora e Viseu, passando a representar 18% da frota. “Em 2023, prendemos expandir este número para 208 viaturas verdes, o que irá representar 20% da frota total”, avança Olivier Establet.
A aposta na descarbonização e no alargamento das soluções de entrega ao segmento “out of home” irão permitir à empresa, por outro lado, reduzir os custos com a fatura da energia.
Na vertente da digitalização, a DPD tem vindo a investir na agilização da comunicação com os seus clientes, através de ferramentas que melhoram a conveniência e flexibilidade da experiência. São exemplos a app myDPD, na qual os e-shoppers podem acompanhar o trajeto das suas encomendas, assim como redirecioná-las sempre que necessário, e o DPD Now, um serviço, em parceria com a Stuart, através do qual os clientes podem escolher receber a encomenda no próprio dia com um prazo de entrega de uma hora após efetuar a compra ou programar a entrega até sete dias após a encomenda.
Além de simplificar os processos de encomenda e entrega, a empresa procura, através da tecnologia, melhorar a eficiência operacional. “O chatbot Maria permite que a informação flua de forma mais célere entre os clientes e a DPD e a funcionalidade You’re next, indexada ao Predict, permite aos eshoppers não só conhecerem a janela de uma hora da entrega da encomenda, como saberem que a mesma será entregue nos próximos minutos. Isto permite melhorar a taxa de sucesso à primeira tentativa de entrega e minorar o consumo de energia, já que reduz as deslocações dos nossos condutores”, exemplifica o gestor.