Produção

Vinhos do Alentejo invertem vendas: brancos e rosés sobem enquanto tintos caem

Os vinhos alentejanos estão a crescer em volume de vendas no que diz respeito às variedades de brancos e rosés, que atingiram em 2019 o melhor resultado, em volume de […]

Ana Catarina Monteiro
Produção

Vinhos do Alentejo invertem vendas: brancos e rosés sobem enquanto tintos caem

Os vinhos alentejanos estão a crescer em volume de vendas no que diz respeito às variedades de brancos e rosés, que atingiram em 2019 o melhor resultado, em volume de […]

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
Paladin
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB

AlentejoOs vinhos alentejanos estão a crescer em volume de vendas no que diz respeito às variedades de brancos e rosés, que atingiram em 2019 o melhor resultado, em volume de vendas, dos últimos cinco anos. Já as referências de tintos do Alentejo caíram em volume de vendas, apesar de se manterem as mais vendidas da região.

De acordo com dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em 2019, foram lançadas ao mercado um total de 117,4 milhões de garrafas (ou 88,2 milhões de litros) de vinho certificado DOC Alentejo e Regional Alentejano. O que representa um aumento de 3,8% face a 2018.

PUB

As vendas de vinho branco e rosé representaram, respectivamente, 21% e 2% do total, numa quantidade de 24,7 milhões de garrafas postas no mercado, nos brancos, e 2,2 milhões de garrafas, nos rosés. Os vinhos tintos, que foram 77% do total, chegaram a 90,5 milhões de garrafas, menos sete milhões do que a média dos cinco anos, entre 2014 e 2018.

O vinho regional alentejano representou 78% da comercialização e o DOC Alentejo 22%, tendo o DOC registado crescimentos mais significativos nos vinhos originários das sub-regiões de Portalegre (+38%) e da Granja-Amareleja (+17%).  De todas as garrafas vendidas, 70% dizem respeito a vinhos da colheita de 2018.

“A vindima de 2018 teve mais produção, o que possibilitou mais vendas em 2019, situação que não se tinha verificado nos três anos anteriores”, dá conta Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Em relação ao crescimento dos vinhos brancos e rosés, o responsável adianta que “é uma evidência que o Alentejo está a afirmar-se nestas categorias e a conseguir cativar os consumidores, uma tendência que observamos desde há alguns anos com a importância de brancos e rosés a aumentar ano após ano desde 2014”.

Sobre o menor volume de vinhos tintos, Francisco Mateus explica que esta representa “uma conjugação entre preços no mercado nacional, pois o preço médio do vinho do Alentejo está valorizado acima da média nacional e também alguma prudência dos produtores na gestão dos stocks de vinho tinto”.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Paladin
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.