Bosch e Bayer criam sistema para minimizar contaminação de solos com pesticidas
As empresas alemãs Bosch e a Bayer estão a desenvolver um sistema inteligente para a pulverização precisa de pesticidas na agricultura

Ana Catarina Monteiro
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
As empresas alemãs Bosch e a Bayer firmaram uma parceria para, nos próximos três anos, investigarem e desenvolverem em conjunto um sistema inteligente para a pulverização precisa de pesticidas na agricultura.
O conceito tecnológico, que será apresentado em novembro durnte a Agritechnica, feira de retalho de Hannover, na Alemanha, consiste numa tecnologia que deteta as ervas a tratar e pulveriza a quantidade necessária de pesticida num único processo, através de um aspersor que percorre o terreno. Inclui um gestor digital de plantações, que analisa as culturas e indica ao agricultor o melhor momento para tratar das ervas, e câmaras que captam séries contínuas de imagens, de forma a identificar diferentes ervas e a definir o melhor tratamento.
O objetivo é que as ervas relevantes sejam atingidas, deixando intactas áreas sem ervas. “A utilização inteligente de spray limpa de forma sustentável os campos. Não só protege a colheita, como também o meio ambiente”, explica Markus Heyn, membro do Conselho de Administração da empresa de engenharia e eletrónica Bosch.
O sistema regista pré-tratamentos, a interação de substâncias ativas diferentes e calcula o grau de eficiência dos herbicidas utilizados, para prevenir que as ervas desenvolvam resistências.
No acordo de parceria, cabe à Bosch o desenvolvimento de sensores, dos procedimentos de análise inteligente e de um sistema de pulverização seletiva, enquanto a Bayer está a aplicar a sua experiência no campo dos sistemas de informação geográfica (GIS) – o que inclui o desenvolvimento de algoritmos enquanto base para tomada de decisões agronómicas – e a integração de proteção de colheitas, tecnologia de fórmula e tecnologia de aplicação.