Análise

Análise Kantar. A cerveja bebe-se com amigos, os refrigerantes em família e o café com todos!

Como consumimos bebidas fora de casa, em Portugal? Com quem partilhamos cada um desses momentos? E que oportunidades podem ser exploradas pelas marcas que trabalham neste ecossistema? Uma análise da Kantar Wordpanel em exclusivo para o HIPERSUPER

Rita Gonçalves
Análise

Análise Kantar. A cerveja bebe-se com amigos, os refrigerantes em família e o café com todos!

Como consumimos bebidas fora de casa, em Portugal? Com quem partilhamos cada um desses momentos? E que oportunidades podem ser exploradas pelas marcas que trabalham neste ecossistema? Uma análise da Kantar Wordpanel em exclusivo para o HIPERSUPER

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

CervejaUma análise da Kantar Worlpanel

Como consumimos bebidas fora de casa, em Portugal? Com quem partilhamos cada um desses momentos? E que oportunidades podem ser exploradas pelas marcas que trabalham neste ecossistema?

PUB

No primeiro trimestre de 2016, 22% dos portugueses consumiram cerveja fora de casa, de acordo com o novo painel da Kantar Worldpanel que mede a compra e o consumo no “out-of-home”. Dos principais tipos de bebidas que consumimos fora de casa, a cerveja é a bebida mais social: 6 em cada 10 vezes bebe-se cerveja na companhia de amigos ou colegas de trabalho. São muito poucas as ocasiões em que é consumida sem companhia. Uma particularidade interessante deste produto.

Do lado oposto surge o café, bebida de eleição dos portugueses, quando se encontram fora de casa (80,6% no primeiro trimestre) e que apresenta um consumo mais individual, pois 47% das vezes é consumido sem companhia. Não obstante, o café é também um produto “socializante”, que se toma com amigos, com familiares, com colegas de trabalho ou com o cônjuge.

Nos refrigerantes, por sua vez, o hábito de consumo é de cariz mais familiar. Quase 4 em cada 10 portugueses consumiram refrigerantes fora de casa no primeiro trimestre de 2016 e 4 em cada 10 ocasiões de consumo de refrigerantes foram feitas na companhia de familiares. Dentro dos refrigerantes, o segmento “sem gás” é claramente o mais familiar de todos.

Em termos de momentos de consumo, este novo estudo permite também conhecer quando e como se consomem alimentos e bebidas, fora de casa. Por exemplo, ficamos a saber que os refrigerantes com gás são a bebida favorita dos portugueses para os almoços fora de casa. A segunda bebida com maior procura é a água, que tem mais do dobro das ocasiões de consumo do que a cerveja, ao almoço.

Neste primeiro trimestre as categorias de bebidas com maior penetração, no consumo fora de casa, são, respetivamente, café, água sem gás, sumos e néctares, colas, cerveja com álcool, chá, ice tea e vinho.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.