Sonae vence três categorias dos prémios de inovação no retalho
A Zippy, a MO e o Continente foram as insígnias vencedoras nas três categorias da segunda edição do “Prémio Excelência – Inovação no Retalho”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
A Zippy, a MO e o Continente foram as insígnias vencedoras nas três categorias da segunda edição do “Prémio Excelência – Inovação no Retalho”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) que visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas do setor em Portugal. A entrega de prémios foi realizada ontem, no final do primeiro dia do VI Congresso da APED, dedicado ao tema “Crescer com o Consumidor”.
“Estas distinções são reflexo do compromisso que o setor tem com a inovação ao nível dos produtos e marcas, do serviço ao cliente e da sustentabilidade. Nesta segunda edição distinguimos ideias e projetos ligados a novas tendências e desafios que melhoram o serviço prestado aos consumidores”, sublinha António José Teixeira, presidente do júri.
A Zippy foi a insígnia vencedora da categoria “Inovação de Produto e de Marca” com a nova linha de vestuário infantil repelente de mosquito da marca, 100% natural, não tóxica e ‘ecofriendly’. As menções honrosas foram atribuídas ao Pingo Doce, com o projeto “O Teu Primeiro Pingo Doce”, uma especialidade láctea para bebés a partir dos 6 meses, com uma receita inovadora por não ter açúcares adicionados; à marca Note do Continente com o projeto “Brand Note! Innovation in backpacks“, a nova gama de mochilas que aposta em fatores distintivos como a reversibilidade, e diferentes opções de acessórios incorporados; e à Norauto Portugal com a mala de tejadilho “Norauto Premium Pininfarina”, que se diferencia pela excelência no design, durabilidade, prática e aerodinâmica, enquanto maximiza a capacidade de carga do veículo.
Na categoria “Inovação no Serviço ao Cliente” o prémio foi atribuído à MO com o projeto “I call MO”, uma solução nos provadores que permite maior aproximação e comunicação entre o cliente e os colaboradores. As menções honrosas distinguiram o Pingo Doce com o projeto da loja de Telheiras, que permitiu tornar a experiência de compra mais cómoda e prática, com uma aposta na área de frescos que remete para os mercados tradicionais, procurando ir ao encontro das tendências de consumo; a Dama de Copas com a “Consulta de Bra Fitting”, que contempla aconselhamento gratuito de peças de lingerie, com um conceito inovador; e o Jumbo, com o projeto do serviço de pagamento automático de combustível por leitura de matrículas, que torna mais rápido, cómodo e simples o pagamento nas Gasolineiras Jumbo.
Na categoria “Inovação e Sustentabilidade” o vencedor foi o Continente com a “Missão Continente”, projeto que traduz um novo posicionamento em responsabilidade social e tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e valorizar as pessoas e as comunidades para a inclusão social, desenvolvimento económico e respeito pelo ambiente. A menção honrosa foi atribuída ao Jumbo com o projeto “Programa Alimentação Saudável”, que tem como objetivo sensibilizar e responsabilizar os consumidores para a adoção de estilos de vida saudáveis.