Como integrar as PME em redes de compras internacionais?
Os desafios da internacionalização e o acesso a mercados externos vão ser discutidos no Seminário “Integração das PME em redes de compras internacionais”, no dia 5 de maio, no auditório do Porto de Leixões

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Os desafios da internacionalização e o acesso a mercados externos vão ser discutidos no Seminário “Integração das PME em redes de compras internacionais”, no dia 5 de maio, no auditório do Porto de Leixões. Com organização da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal e da SGS, esta iniciativa tem como objetivo apresentar aos gestores das PME – Pequenas e Médias Empresas – formas de acesso a informação relevante para alcançarem as redes de compras internacionais.
Entre as maiores preocupações dos exportadores encontram-se questões relacionadas com o cumprimento de requisitos legais, financiamento, idoneidade de fornecedores, prospeção de mercado, recursos necessários, formas de pagamento, logística e, cada vez mais, com o produto. Este seminário, que conta com o apoio da AICEP, irá abordá-las e ajudar a ultrapassá-las.
O programa do evento apresenta temas como “Estratégias de internacionalização”, “A evolução setorial da exportação e apoios públicos” e “A procura de certezas no comércio internacional”. Haverá ainda oportunidade de conhecer o Estudo de Caso do retalhista Carrefour e de realizar uma mesa redonda dedicada à promoção internacional, com a participação da APICCAPS, Portugal Foods e Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
PROGRAMA DO SEMINÁRIO “INTEGRAÇÃO DAS PME EM REDES DE COMPRAS INTERNACIONAIS”
14H30 Abertura
Gregor Zemp – Secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal
João Marques – Presidente do Conselho de Administração da SGS Portugal
15H00 Estratégias de internacionalização
Eurico Brilhante Dias – Professor Universitário ISCTE – IUL
15H20 A evolução setorial da exportação e apoios públicos
Pedro Rodrigues – Diretor da AICEP
15H40 A procura de certezas no comércio internacional
Catarina Paralta – Gestora de Soluções para a Internacionalização da SGS
16H30 Estudo de Caso Carrefour
Ahmed Lumat – Regional Sourcing Manager, Europe & Africa
Mesa redonda – Promoção Internacional
João Maia – Diretor Executivo da APICCAPS
Isabel Braga da Cruz – Diretora Executiva da Portugal Foods
Paulo Vaz – Diretor Geral da ATP – Ass. Têxtil e Vestuário de Portugal
18H00 Encerramento