Consumidor “afogado” obrigado a comprar marcas mais baratas
Estes consumidores procuram poupanças em todos os produtos e serviços e comparam os preços para optarem pelo produto mais barato. Mais de metade revela ter-se tornado mais austero com a crise económica

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Um novo tipo de consumidor nasceu com a crise económica que assolou o mundo – o shopper “afogado” – que se vê obrigado a comprar marcas mais baratas para fazer face às dificuldades financeiras.
Segundo o estudo Mikroscopia 2016, estes consumidores representam hoje 34% dos compradores de marcas mais baratas. A pesquisa, baseada em 8.500 entrevistas online, cujas principais conclusões são citadas na InfoRetail, sublinha que 68% destes compradores caiu na classe social na qual estava integrado antes da recessão.
Estes consumidores procuram poupanças em todos os produtos e serviços e comparam os preços para optarem pelo produto mais barato. Mais de metade revela ter-se tornado mais austero com a crise. Mais uma característica de estes compradores serem mais exigentes com as empresas. A grande maioria dos consumidores “afogados” exige às empresas informação clara sobre os produtos e serviços e também a maioria considera que parte dos lucros devem ser investidos em projetos de responsabilidade social.
A sociedade pós-crise é dual, revela a mesma fonte. Uma parte está acomodada, otimista e confiante, mas outra está esgotada, desgastada emocionalmente e desconfiada.