Consumo

Compras de rotina. 4 em cada 10 cestas são imprevisíveis

37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa, revela um estudo

Rita Gonçalves
Consumo

Compras de rotina. 4 em cada 10 cestas são imprevisíveis

37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa, revela um estudo

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
Paladin
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB

retalhoUm total de 31% dos ‘shoppers’ deixou de realizar compras mensais para abastecer a dispensa e opta por ir ao supermercado todas as semanas, segundo um estudo realizado pela associação espanhola que reúne os interesses de fabricantes e distribuidores.

O estudo “Missões de Compra” revela que o gasto dos espanhóis em bens de consumo rápido alcança uma média de €36 por semana.

PUB

Segundo o estudo, que analisou os hábitos de compra de 1600 consumidores, 37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa.

Quatro em cada dez cestas de compras são imprevisíveis, revela ainda este estudo, acrescentando que esta imprevisibilidade deriva das necessidades imediatas de cada consumidor. As promoções, as ofertas e os preços mais baixos são as principais razões para a compra por impulso, concretamente na cesta básica das famílias.

Os frescos são os reis dos carrinhos de compras e representam 34% das compras de rotina e quase 21% das compras de urgência. Quais são, então, as compras mais planeadas? As de grande volume são as mais pensadas e escritas em lista. As semanais ou de rotina vêm em segundo lugar, conclui o estudo.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Paladin
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
Alimentar
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Bebidas
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.