Consumo

Marcas de fabricante representam 65% das vendas no primeiro semestre do ano

O índice de confiança dos consumidores portugueses está a recuperar. Apesar de ainda se apresentar negativo, regista uma subida de -52% para -19,6% comparando o primeiro semestre do ano passado com o de 2015

Ana Catarina Monteiro
Consumo

Marcas de fabricante representam 65% das vendas no primeiro semestre do ano

O índice de confiança dos consumidores portugueses está a recuperar. Apesar de ainda se apresentar negativo, regista uma subida de -52% para -19,6% comparando o primeiro semestre do ano passado com o de 2015

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
PUB

consumoO índice de confiança dos consumidores portugueses está a recuperar. Apesar de ainda se apresentar negativo, regista uma subida de -52% para -19,6% comparando o primeiro semestre do ano passado com o de 2015.

O nível de confiança dos portugueses atingiu os mesmos valores de 2002, antes da crise económica.

PUB

Segundo dados da Kantar Wordlpanel, que analisou o consumo em Portugal neste primeiro semestre do ano, o consumidor está a gastar mais em produtos de consumo rápido, continuando muito atento às promoções, já que 56,9% dos artigos foram comprados com desconto. No primeiro semestre de 2014, este valor era de 51%. Em média, no último ano, as famílias pouparam 67 euros.

No mercado de FMCG (Fast Moving Consumer Goods) a categoria de bebidas e alimentos detém a pior prestação na primeira metade do ano, com um decréscimo de 3,8% em termos homólogos. A categoria de “home care” foi a que mais subiu, registando uma evolução de 11,9%. Destaque ainda para os artigos para animais de estimação, com um crescimento de 7,4%.

Nota-se que os portugueses estão a comprar mais ‘mimos’ para si próprios. As sobremesas e laticínios foram os artigos no segmento de “gula” que mais crescerem (4,9%) neste semestre, comparando com o mesmo período do último ano. Fora do lar, os portugueses também estão a gastar mais. As refeições feitas em casa caíram 13%, o que equivale a uma média de menos duas ocasiões por semana.

Mais de 74% das compras foram feitas nos super e hipermercados, enquanto a preferência por formatos ‘discount’ (Minipreço, Lidl e Aldi) recuou ligeiramente. As marcas de fabricante são as mais escolhidas, sendo que representam 65,5% das vendas. 

Quanto ao comércio eletrónico, regista-se um aumento do volume de compras feitas em Portugal. Neste primeiro semestre do ano, o canal online representa 0,6% do consumo de FMCG.

A frequência de compra diminuiu de forma constante desde 2011. Enquanto naquele ano as famílias portuguesas foram, em média, cerca de 63 alturas diferentes, no último ano a média foi de 60. Este semestre voltou-se a verificar o decréscimo de um dia na média, comparando com a frequência de vezes que os portugueses foram às compras nos primeiros seis meses do último ano.

Notícia corrigida: onde se liam marcas da distribuição deveria ler-se marcas de fabricante. 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.