Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm

Brainstorm. A proliferação de selos de certificação, como o Portugal Sou Eu, é saudável ou contraproducente?

Bruno Rente, Administrador da Opal Publicidade, responde à pergunta do leitor José Paulo Louro, nesta nova
rubrica que nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo

Rita Gonçalves
Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media
Brainstorm

Brainstorm. A proliferação de selos de certificação, como o Portugal Sou Eu, é saudável ou contraproducente?

Bruno Rente, Administrador da Opal Publicidade, responde à pergunta do leitor José Paulo Louro, nesta nova
rubrica que nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

O espaço ‘Brainstorm’, nova rubrica do Hipersuper, nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI

PUB

Pergunta do leitor José Paulo Louro

O Portugal Fresh, Portugal Foods, Wines of Portugal, Portugal Sou Eu, Compro o que é nosso e outros, são marcas umbrella do país que proliferam nas embalagens dos produtos de grande consumo. Consideram que esta proliferação de marcas nacionais é saudável ou contraproducente? Porquê?

Resposta Bruno Rente | Administrador da Opal Publicidade (sexto na imagem)

No nosso ponto de vista, o crescente aparecimento de marcas ou projetos nacionais, que de uma ou de outra forma pretendem distinguir o que se produz em Portugal, é saudável num mercado livre e que se pretende cada vez mais bem informado.

Contudo, o que nos parece é que em alguns casos não existirá uma estratégia global, capaz de prever e justificar a coexistência de todas estas marcas.

É fundamental que os objetivos de cada uma destas marcas ou projetos estejam bem definidos e sejam distintos. As campanhas subjacentes a estas marcas devem elucidar o consumidor para que este perceba a razão da existência de uma determinada marca ou selo e no ato de adquirir o produto tenha em conta esta distinção.

Numas situações, esta marca serve para comunicar ao consumidor uma garantia de qualidade, noutras, como no caso do “Portugal Sou Eu”- que veio substituir o “Compro o que é nosso”-, o selo do programa apenas identifica a origem do produto e que este contém uma percentagem de incorporação nacional superior a 50%.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.