Análise

Quais as marcas mais escolhidas no mundo?

A Colgate é a única marca presente em mais de metade dos lares de todo o mundo, apesar da Coca-Cola ser líder em vendas, segundo o estudo “Brand Footprint”, lançado hoje pela Kantar Wordlpanel

Ana Catarina Monteiro
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Quais as marcas mais escolhidas no mundo?

A Colgate é a única marca presente em mais de metade dos lares de todo o mundo, apesar da Coca-Cola ser líder em vendas, segundo o estudo “Brand Footprint”, lançado hoje pela Kantar Wordlpanel

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marcas_alimentaresA Colgate é a única marca presente em mais de metade dos lares de todo o mundo, apesar da Coca-Cola ser líder em vendas, segundo o estudo “Brand Footprint”, lançado hoje pela Kantar Wordlpanel.

Apesar de ter perdido alguns pontos, a Coca-Cola continua a ser a marca mais escolhida no mundo, pelo terceiro ano consecutivo.

Ocupando o segundo lugar, a Colgate é a única marca que foi comprada por mais de metade dos lares do mundo, de acordo com o relatório anual da Kantar sobre as 50 marcas mais escolhidas no mercado FMCG global.

A base deste ranking é o indicador CRP, métrica que representa quantas vezes uma marca foi escolhida pelos consumidores ao longo de um ano em 35 países. Assim, o ‘top 10’das marcas mais escolhidas segue a seguinte ordem: Coca-Cola, Colgate, Maggi, Lifebouy, Nescafé, Pepsi, Lays, Knorr, Dove e Tide.

Colgate é a marca com maior penetração mundial

Com 19 milhões ‘shoppers’ conquistados em 2014, a Colgate mostra um crescimento positivo em todas as regiões do mundo. Os compradores indianos representam pelo menos metade dos novos clientes da marca, que está agora presente em 86% dos lares daquele país. De origem norte-americana, a marca mundial é agora a mais escolhida, em todo o mundo, na área de saúde e beleza.

A marca Downy da P&G está entre as marcas que mais cresceram pelo segundo ano consecutivo, com o seu CRP a subir 23%, quatro lugares para o número 14. Além desta, seguem-se as marcas Vim, Sunsilk, Doritos e Yakult entre as cinco que mais cresceram.

Por sua vez, a Dove da Unilevar entrou pela primeira vez no ‘top 10’, com o número nove, pois somou 14 milhões de novos compradores no último ano. “As que têm uma função social ou comunitária conseguiram boas performances mas nenhuma mais do que a Dove, que com a campanha de cruzada por uma beleza real conseguiu conectar-se emocionalmente com os consumidores e encorajar a sua compra por todo o mundo”, explica o relatório da Kantar.

Destacam-se ainda as marcas Dettol, Oral-B e Pringles, que estão a crescer rapidamente em direção ao ‘top 50’.

O Ranking Global deste ano releva que metade das 11000 marcas analisadas estão a crescer. 75% cresceram em número de compradores, ou seja, aumentaram a penetração no mercado global de FMCG.

Enquanto todas as marcas do ‘top 10’ conseguiram acima de 20% de penetração, dois terços de todas as marcas FMCG estão abaixo desse valor, o que significa que “há ainda espaço para manobra”. A Colgate foi a única marca comprada por mais de metade dos lares, em todo o mundo.

Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico

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