Distribuição

Portugueses são os europeus que se consideram mais afectados pela crise

Portugal é o país europeu onde a população se considera mais afectada pela crise económica

Rita Gonçalves
Distribuição

Portugueses são os europeus que se consideram mais afectados pela crise

Portugal é o país europeu onde a população se considera mais afectada pela crise económica

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
PUB

Portugal é o país europeu onde a população se considera mais afectada pela crise económica, indica a 12.ª edição do inquérito internacional “Transatlantic Trends 2013”, hoje divulgado, e que analisa 11 Estados-membros da União Europeia (UE).

À pergunta: foram pessoalmente afectados pela crise económica?, 90% dos portugueses respondeu afirmativamente, a percentagem mais elevada entre os europeus entrevistados, contra 65% no conjunto dos países europeus abrangidos pelo estudo e 75% dos norte-americanos.

PUB

Um total de 70% dos inquiridos portugueses desaprova a forma como o Governo tem gerido a crise económica.

O estudo, realizado todos os anos, analisa três temáticas principais: Relações transatlânticas e perspectivas globais, Crise económica, Europa e comércio e Segurança Transatlântica.

Metade dos europeus (49%) desaprova a forma como a União Europeia (UE) tem gerido a crise económica, contra 43% a favor. Em Portugal, 55% contestam a liderança da UE, com 41% de opiniões favoráveis.

O relatório destaca que, desde 2010, mais do que duplicou a percentagem de inquiridos que considera negativo ser membro da UE (de 20% para 42%), registando-se actualmente em Portugal, Itália ou Espanha percentagens muito próximas das provenientes do tradicionalmente “euro-céptico” Reino Unido.

Assim, 66% por cento mantêm uma opinião favorável ou algo favorável face à UE, com a aprovação em Portugal a situar-se nos 56%, desceu 25 pontos percentuais desde 2009.

Em média, e apesar de os números variarem de forma significativa entre os países, regista-se ainda um aumento da confiança dos europeus entrevistados na liderança da chanceler alemã Angela Merkel.

Em relação ao euro, 60% dos entrevistados europeus diz que o uso da moeda única tem sido mau (33% de opiniões favoráveis). 65% dos portugueses consideram que o euro prejudica a economia nacional (55% em 2012).

FICHA TÉCNICA

A “Transatlantic Trends 2013” é uma sondagem anual de opinião pública, conduzida pelo German Marshall Fund of the United States (GMF) e pela Compagnia di San Paolo (Turim, Itália). Foi conduzida em Junho de 2013 pela “TNS Opinion” nos Estados Unidos, Turquia e em 11 Estados-membro da União Europeia: Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia

Com LUSA

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.