Prébuild promove património nacional
Grupo Prébuild promove concurso para sensibilizar os alunos do ensino básico para a arte secular de pintura em azulejo

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Ensinar e sensibilizar os alunos do ensino básico para a arte secular de pintura em azulejo, é o principal objectivo do concurso que o Grupo Prébuild, através das suas marcas Izibuild e Cerâmica Viúva Lamego, está a promover junto de 4.387 escolas de todo o País.
Subordinado ao tema “O Futuro de Portugal”, o concurso terá um júri presidido pela direcção do Museu do Azulejo e prevê que as escolas interessadas se inscrevam, até 31 de Janeiro, nas lojas Izibuild que aderiram à iniciativa.
Este projecto insere-se na estratégia de responsabilidade social do Grupo Prébuild, uma vez que pretende fomentar o desenvolvimento criativo e a cooperação entre crianças e jovens, sensibilizando-os para a tradição da azulejaria, um dos símbolos máximos da cultura portuguesa.
Premiar criatividade
Segundo Margarida Calvinho, administradora da empresa, “a estratégia de responsabilidade social materializa-se de diferentes formas no apoio ao ensino. Neste caso, além de apoiar as escolas, pretendemos sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância do património secular da azulejaria portuguesa”.
Para a elaboração dos trabalhos, o Grupo Prébuild oferece a todas as escolas um kit que contém um painel de 24 azulejos, tintas e um manual pedagógico sobre a história do Azulejo em Portugal, que deverá ser levantado na loja Izibuild mais próxima de cada escola.
Os projectos devem ser entregues nas lojas daquela insígnia, até 6 de Abril, sendo, depois, cozidos na Fábrica Cerâmica Viúva Lamego, para se submeterem à apreciação do júri, composto por um representante do Museu do Azulejo, pela artista plástica Clotilde Fava e por um elemento do Grupo Prébuild.
Os prémios, entre mil e quatro mil, serão atribuídos de acordo com os três escalões correspondentes aos ciclos de ensino, tendo como critérios de escolha a criatividade, adequação ao tema, qualidade artística e obediência ao regulamento. No final, os melhores painéis serão expostos nas lojas Izibuild.