Ministra: ASAE com menor “participação” na fiscalização alimentar
É a direcção-geral de Veterinário que faz desde o início deste ano a recolha de amostras de alimentos que antes era feita pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, segundo a ministra da Agricultura, Assunção Cristas

Rita Gonçalves
Paladin apresenta “a Melhor Maionese de Sempre” com nova receita e embalagem em vidro premium
João Portugal Ramos lança Vinhas do Cardido 2024
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Depois de o Inspector-Geral da ASAE, António Nunes, assumir em declarações à Lusa que a Direcção-Geral de Veterinária deixou de solicitar amostras para controlar os alimentos, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse na comissão parlamentar de Agricultura e Mar dedicada à Politica Agrícola Comum (PAC) que é direcção-geral de Veterinário que faz desde o início deste ano a recolha de amostras de alimentos que antes era feita pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
António Nunes garante, no entanto, que as acções de fiscalização aos produtos vendidos directamente ao público se mantêm, como hambúrgueres, chouriço, carne picada, leite ou ovos que estão nos pontos de venda.
A ASAE “tem vindo a desenvolver a sua actividade no corrente ano exactamente nos mesmos moldes que fez nos anos anteriores”, afirmou à Lusa.
“Não existe nenhum problema para a saúde pública. Os alimentos estão a ser analisados e a saúde dos portugueses não está em risco, apesar de ter sido reduzida a participação da ASAE” em termos de fiscalização alimentar, afirmou Assunção Cristas na comissão parlamentar de Agricultura e Mar dedicada à Politica Agrícola Comum (PAC).
A ministra admitiu que desde o início deste ano a ASAE deixou de recolher as amostras de alimentos, como as de carne à saída dos matadouros, antes de chegar aos pontos de venda, mas explicou que esta alteração não prejudica ou põe em causa a segurança alimentar.