Consumo dos lares regride aos anos 90
O consumo dos lares portugueses regrediu aos anos 90, quando os portugueses faziam mais refeições em casa e as prateleiras dos frigoríficos eram pobres em sumos, cervejas, produtos lácteos ou congelados

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
O consumo dos lares portugueses regrediu aos anos 90, quando as prateleiras dos frigoríficos eram pobres em sumos, cervejas, produtos lácteos ou congelados. Quando os portugueses faziam mais refeições em casa e consumiam menos refeições refrigeradas.
Pelo menos, estas são as categorias mais penalizadas pelo consumidor no primeiro semestre do ano. Segundo o Painel de Lares da Kantar Wordpanel relativo aos primeiros seis meses do ano, a categoria de bebidas (-11,2%), Drogaria e Higiene Pessoal (-3,2%), lácteos (-2,5%) e congelados (-2,2%), revelaram-se as mais “dispensáveis” para o consumidor numa altura em que a optimização do consumo é a palavra de ordem.
Por outro lado, os frescos (+6,7%), a comida pronta (+5,9%), a mercearia salgada (+5,3%) e a mercearia doce (+3,5%), apresentam os maiores crescimentos em volume nos primeiros seis meses do ano face ao período homólogo.