Entrevista Danone: “Queremos duplicar exportações para a Europa”
Cyrille Auguste, director de marketing da Danone Portugal, ambiciona “aumentar a capacidade de produção de iogurtes em Portugal” para “duplicar as exportações para o resto da Europa”

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
3 perguntas a…
Cyrille Auguste, director de marketing da Danone Portugal
Um total de 75% dos produtos Danone vendidos em Portugal são produzidos na fábrica da empresa em Castelo Branco. Cyrille Auguste, director de marketing da Danone Portugal, sublinha em entrevista ao Hipersuper a intenção de “aumentar a capacidade de produção de iogurtes em Portugal” para “duplicar as exportações para o resto da Europa”
1. A Danone lançou novos formatos que permitem aos consumidores poupar. Qual têm sido a adesão?
Num contexto como o que vivemos, estes formatos que permitem a poupança (já que possibilitam usufruir de toda a qualidade das marcas Danone ao melhor preço) são sempre bem-vindos e têm grande receptividade. No fundo, são formatos que ajudam as pessoas a não terem que realizar outras opções continuando a consumir as marcas em que mais confiam e a poderem “adquirir” num mesmo pack diferentes aromas/sabores que agradam a toda a família.
O desenvolvimento destes formatos – a par da inovação com a qual procuramos dar resposta às necessidades dos consumidores – é uma das apostas da Danone para continuar a reforçar o compromisso de acompanhar as famílias portuguesas, cujo foco actual é a poupança, introduzindo novas formas que lhes permitem poupar mesmo no consumo dos iogurtes.
2. É possível manter ou fazer crescer as vendas actualmente em Portugal sem baixar o preço dos produtos ou apostar em actividades promocionais?
Na Danone acreditamos que é possível resistir à crise através de uma política agressiva de investimento em produtos diferenciados (sempre com qualidade superior) e inovadores (o Activia Smoothie é um exemplo, o novo Corpos Danone é outro).
Quero referir a este respeito que, antes da Danone entrar em Portugal, o consumo médio de iogurte era de 8 kg/pessoa, hoje é de 23 kg/pessoa. Desta forma, acreditamos que a Danone tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento deste sector, bem como tem sido motor de desenvolvimento da economia nacional através do reforço da operação nacional: fabricamos a maioria dos produtos em Castelo Branco, pelo que hoje 75% dos produtos vendidos em Portugal são produzidos nesta fábrica, além de serem feitos com leite fresco nacional proveniente de 21 produtores de leite com os quais trabalhamos em exclusivo e, com alguns deles, há mais de 20 anos.
Queremos continuar a aumentar a capacidade de produção de iogurtes, feitos com leite fresco nacional, para duplicar as exportações para o resto da Europa. Este também é um eixo crucial para o sucesso.
No entanto, também sabemos que tendo em conta a contracção do consumo é importante investir em formatos de promoção como os que já referi.
3. Têm novos projectos para lançar? Lançaram em Espanha o Yolado, gelado de iogurte. Vão lançar em Portugal?
A Danone está em constante investigação e desenvolvimento de novos produtos, formatos, e fórmulas que, de forma diferenciada, permitem à Danone introduzir constantemente inovações pioneiras no segmento dos produtos lácteos frescos. Mas estes projectos serão comunicados oportunamente.
Até ao momento, não temos qualquer indicação sobre o lançamento do Yolado em Portugal.