Distribuição

Livros e dinheiro entre os presentes mais desejados pelos portugueses

Se nos adultos os presentes mais oferecidos são os livros e nos desejados os perfumes e a cosmética, a preferência dos portugueses para este Natal para oferecer às crianças são os brinquedos com uma forte componente educacional.

Victor Jorge
Distribuição

Livros e dinheiro entre os presentes mais desejados pelos portugueses

Se nos adultos os presentes mais oferecidos são os livros e nos desejados os perfumes e a cosmética, a preferência dos portugueses para este Natal para oferecer às crianças são os brinquedos com uma forte componente educacional.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

De acordo com o Xmas Survey da Deloitte, livros (57%), dinheiro (57%), viagens (47%) e roupa/sapatos (46%) estão entre os presentes mais desejados pelos consumidores portugueses para o Natal 2011. Entre os produtos menos desejados aparecem os bilhetes para cinema, teatro ou concerto (30%) e os cheques/vouchers de oferta (29%).

Os resultados referentes a Portugal da 14.ª edição do estudo anual da Deloitte que analisa as intenções de compra dos consumidores europeus para a época do Natal e Passagem de Ano não são muito diferentes dos encontrados para os restantes países europeus, sendo que a maioria ainda prefere a literatura ao dinheiro.

PUB

Já quando inquiridos sobre os presentes que irão comprar para família e amigos, as respostas dadas pelos consumidores portugueses aponta a cosmética e perfumes como os artigos mais escolhidos (55%), seguidos dos chocolates (45%) e roupa/sapatos (40%).

Também aqui, os consumidores europeus ouvidos pela Deloitte convergem com a opção portuguesa, sendo os franceses os únicos que preferem oferecer chocolates.

Já, para as crianças com idades inferiores a 12 anos, a opção é clara e unânime por toda a Europa: brinquedos com uma forte componente educacional. Em Portugal 73% dos inquiridos indica este tipo de brinquedos ou jogos de tabuleiro e puzzles como a opção mais apetecível, enquanto na Europa esta escolha é preferida de 64% dos consumidores.

“Muitos pais sentem que ao encorajar o conhecimento estão a dotar os seus filhos de ferramentas para fazer face a um futuro incerto”, salienta a Deloitte.

Finalmente, para os adolescentes (com idades entre os 12 e 18 anos), os jogos de vídeo, dinheiro e livros, são os presentes mais oferecidos na maioria dos países, aparecendo em Portugal o ranking liderado pelos jogos de vídeo (23%), seguidos dos livros (20%) e CD’s (13%).

 

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.