A celebrar 70 anos Adega de Borba lança Montes Claros Reserva Especial Tinto
A Adega de Borba acaba de apresentar o novo Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016. A celebrar 70 anos, a Cooperativa organiza ainda, a 7 de maio, uma conferência.

Hipersuper
Já pode ler a edição 433 em formato digital
Edição 433: Entrevista Driscoll’s + APED + Aveleda + Ifthenpay + Omnicanal
FCamara e Shopify criam parceria para projetos de ecommerce em Portugal
Grupo Rhenus fortalece operação logística na região LATAM
Fórum Coimbra investe 12 milhões de euros em expansão de lojas âncora
Vanessa Romeu é a nova diretora de corporate affairs do Lidl Portugal
Delta Expresso e Surprise Box chegam ao Alegro Sintra
DHL Express realiza conferências sobre internacionalização das empresas portuguesas
Mondelēz será patrocinador oficial da Liga Portugal
Omnicanalidade e apoio personalizado são decisivos para a fidelização do cliente
Com apenas 2.500 garrafas numeradas, o Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 é uma edição limitada que “presta homenagem ao melhor do Alentejo”, define a Adega de Borba.
Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon, em solos de xisto, este vinho DOC Alentejo é o resultado de um processo rigoroso, que inclui vindima manual, fermentação em lagares de inox com pisa mecânica moderada, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, seguido de 60 meses de afinamento em garrafa.
“No copo, apresenta cor granada profunda e um aroma intenso a compota, fruta madura e notas de herbáceo doce. Na boca, revela-se suave e elegante, com presença marcada de frutos muito maduros, pimento vermelho, especiarias e cacau. Os taninos vivos com bom volume e equilíbrio, convidam a uma degustação olfato-gustativa atenta, com tempo, para apreciar a elegância de um grande vinho”, apresenta a Cooperativa.
O Montes Claros Reserva Especial Tinto 2016 poderá ser encontrado na Loja da Adega, em Borba, e na Loja Online.
Conferência sobre a organização
No âmbito da comemoração do seu 70º aniversário, a Adega de Borba organiza no próximo dia 7 de maio, uma conferência que pretende promover a reflexão sobre as particularidades da organização cooperativa no setor vitivinícola e os desafios que o Alentejo enfrenta para a valorização da sua Denominação de Origem enquanto marca coletiva.

A conferência vai reunir especialistas do setor vitivinícola e representantes de cooperativas de várias regiões do país.
O evento, aberto ao público e com acesso gratuito, mediante inscrição prévia, decorrerá no auditório da Adega de Borba, no número 25 do Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral, com início às 9h30. Vai reunir especialistas do setor vitivinícola, representantes de cooperativas de várias regiões do país, bem como responsáveis por entidades públicas ligadas à política agrícola e ao desenvolvimento regional.
A manhã será dedicada ao tema ‘Os desafios da organização cooperativa’, num painel com a participação de António Mendes, presidente da Fenadegas, Susana Gaspar, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), e João Mota Barroso, presidente da Adega Cooperativa de Borba, entre outros. A primeira parte da conferência encerra com uma mesa redonda sobre ‘Os caminhos para o futuro das adegas cooperativas’, moderada por Isabel Martins, da Abilways Portugal, com a participação de dirigentes de adegas cooperativas de várias regiões vitivinícolas.
Durante a tarde, a conferência assinala os 36 anos da demarcação dos vinhos do Alentejo, com destaque para a evolução da região enquanto Denominação de Origem e o papel das instituições na valorização da marca coletiva ‘Alentejo’. Intervêm Joaquim Madeira, Maria Clara Roque do Vale, Francisco Mateus, Alexandre Vaz, Luís Sequeira e Eduardo Diniz, que abordarão temas como a gestão, a identidade territorial e estratégias para gerar mais valor económico e impulsionar o reconhecimento internacional.
A conferência é de acesso gratuito, mas limitada à capacidade do espaço, sendo necessária inscrição prévia, através deste formulário.