Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
A GS1 Portugal atribuiu à Logifrio – Grupo Zolve, a primeira estrela Lean & Green, pela redução voluntária de 20% das emissões de Gases de Efeito de Estufa em âmbito logístico.

Hipersuper
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’
CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal
Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada
Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”
Abriram as candidaturas ao programa para mulheres empreendedoras no agroalimentar
YoPRO e FC Famalicão sublinham a importância do treino com ação inédita no futebol português
A Logifrio – Grupo Zolve, atinge este reconhecimento após implementação de medidas previstas no plano de ação apresentado em 2022, nomeadamente, promovendo ações de formação sobre condução eficiente, procurando a otimização da taxa de ocupação das viaturas, renovando a sua frota e priorizando a compra de energia proveniente de fontes 100% renováveis, que complementou o investimento anterior ao plano em unidades de produção fotovoltaica para autoconsumo.
Foi igualmente parte deste plano a reestruturação do sistema de frio, com vista a otimizar a eficiência energética. “A atribuição da estrela por parte da GS1 Portugal, no âmbito do programa Lean & Green, é o reconhecimento para o mercado de que a estratégia desenhada para esta área gera os impactos desejados”, afirma Vítor Figueiredo, CEO da Logifrio – Grupo Zolve.
“Atendendo a que desenvolvemos uma atividade intensiva no consumo de energia e combustível, é para nós imperativo ter uma estratégia concreta, com medidas efetivas, que reduzam a nossa pegada de carbono. Esse é o nosso compromisso para com clientes, colaboradores e sociedade em geral. Este resultado motiva-nos a continuar o caminho rumo à descarbonização completa da nossa atividade”, acrescenta.
O Lean & Green é uma certificação ambiental presente em 16 países e que conta com mais de 600 empresas. Em Portugal, fazem parte do programa Lean & Green 33 empresas de pequena, média e grande dimensão. “Cada vez que atribuímos prémios ou estrelas Lean & Green, estamos a reconhecer o compromisso das empresas com a sustentabilidade e com a redução voluntária das suas pegadas carbónicas. Acompanhar empresas como a Logifrio – Grupo Zolve e vê-las conquistar os seus objetivos é, para nós, um enorme motivo de orgulho”, explica o Diretor-Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães.
Para aderir à certificação, cada empresa começa por definir um plano de ação, com a duração máxima de cinco anos. Esse plano define as etapas de um compromisso da empresa em reduzir, pelo menos, 20% das emissões. Para receber o prémio Lean & Green, o plano tem de ser validado por uma auditora independente, que, por um lado, avalia a pegada de carbono das suas atividades
logísticas e de transporte, por outro, comprova a viabilidade do plano em alcançar uma redução mínima de 20% das suas emissões num período de cinco anos.