Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho
Entrevista

Carlos Miguel Henriques: “100% da nossa fruta é produzida sob o modo de produção integrada”

Em 1995, 15 fruticultores da aldeia de Painho, no concelho do Cadaval, perceberam que juntos teriam mais força para crescer, tanto no mercado nacional, como na exportação. Fundaram a Central de Frutas do Painho, que tem na Pera Rocha o seu ex-libris, mas que também comercializa duas variedades de Maçã de Alcobaça. Trinta anos depois, reúne cerca de 40 sócios que têm produzido à volta de 14 mil toneladas de fruta e exportam, pelo menos, metade da produção. Fomos conversar com Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho.

Ana Grácio Pinto
Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho
Entrevista

Carlos Miguel Henriques: “100% da nossa fruta é produzida sob o modo de produção integrada”

Em 1995, 15 fruticultores da aldeia de Painho, no concelho do Cadaval, perceberam que juntos teriam mais força para crescer, tanto no mercado nacional, como na exportação. Fundaram a Central de Frutas do Painho, que tem na Pera Rocha o seu ex-libris, mas que também comercializa duas variedades de Maçã de Alcobaça. Trinta anos depois, reúne cerca de 40 sócios que têm produzido à volta de 14 mil toneladas de fruta e exportam, pelo menos, metade da produção. Fomos conversar com Carlos Miguel Henriques, administrador da Central de Frutas do Painho.

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Ana Grácio Pinto
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Produção

Como nasceu o projeto da Central de Frutas do Painho? O que pretendiam os 15 produtores que a criaram há 30 anos?
O Painho é uma aldeia do concelho do Cadaval, muito próxima de onde nós estamos. Na Zona Oeste, por tradição já antiga, existe a cultura da Pera Rocha, e no Painho havia um conjunto de agricultores com uma dimensão média relevante para a cultura e para a sua época. Entre eles o meu pai, que foi o grande impulsionador da empresa, António Carlos Henriques, e outros fruticultores da aldeia. 50% deles já tinham câmaras frigoríficas próprias, o meu pai já tinha lugar no mercado do Rego, outros vendiam para o mercado do Porto.
Com o crescimento que os pomares estavam a ter na altura, e com os apoios que existiram na comunidade europeia, sentiram necessidade de criar uma estrutura mais moderna, mais eficaz e com dimensão para fazer face aos mercados. Nasce a ideia de se fazer um armazém totalmente novo, com um sistema de frio bastante mais moderno do que eles tinham nas suas câmaras próprias. Em 1995 foi constituída formalmente a empresa e em 1997 já trabalhavam em conjunto.

Quantos produtores integram atualmente esta organização de produtores? Quantos hectares de produção representa e quanto produz em média?
A Central de Frutas do Painho distingue-se das outras organizações de produtores do Oeste por, desde o seu primeiro dia, ter sido uma sociedade anónima, onde quem ‘manda na empresa’, de facto, é o capital. Neste momento já somos à volta de 40 sócios, 40 acionistas.
A área de produção de todos os associados já está muito próxima dos 500 hectares. Em 1997 nós recebemos à volta de 2 mil toneladas de fruta e posso dizer que em 2021 já recebemos mais de 17 mil. Por norma andamos em torno das 14, 15 mil toneladas.

Fotografia Frame It


No início a Pera Rocha era a única fruta cultivada? Quanto representa atualmente?

A Pera Rocha é o nosso ex-libris. De facto, é o core business da Central de Frutas do Painho e representa 97% a 98% da produção.

Os associados passaram também a investir em pomares de maçã. Que variedades produzem?
Alguns sócios têm também pomares de macieiras e recebemos à volta de mil toneladas de maçã e todo o resto é Pera Rocha. Nós fazemos parte do consórcio da maçã da Alcobaça, dessa marca coletiva. A maçã da Alcobaça agrega várias variedades e aqui no Painho temos Gala e Fuji.

Esta é uma zona que potencia a cultura destas variedades, quer de Pera Rocha, quer de maçã…
Tem características próprias. Aqui na zona Oeste, temos o oceano a 15 quilómetros, que traz ventos marítimos e uma humidade relativa bastante elevada. E temos a Serra do Montejunto, que faz com que a humidade permaneça cá, o que traz uma humidade e uma frescura à fruta muito interessante. Por isso é que a Pera Rocha tem aqueles pigmentos castanhos, que nós chamamos carepa, e que por vezes o consumidor não acha tanta piada, mas é uma fruta muito mais doce e uma fruta que se permite conservar a longo prazo.
São estas condições edafoclimáticas que fazem com que a Pera Rocha, aqui no Oeste, tenha estas características. Se formos produzir Pera Rocha no Ribatejo, no Alentejo, na Zona Norte, a árvore dá-se lá, mas a fruta não fica com as mesmas características.

E preveem a sua expansão tanto em pomares de Pera Rocha, quanto de maçã?
A Central do Painho, desde que foi constituída, tinha capacidade para 4 mil toneladas. E neste momento já recebe 14 mil toneladas. Já teve duas ampliações bastante significativas, quer em espaço, quer em termos de investimento. Portanto, a ordem natural é irmos continuando, de vez em quando, a crescer a pouco e pouco.

Em relação à maçã, diz que não são todos os produtores agregados que produzem a maçã. Acha que haverá uma tendência de crescimento da produção?
Penso que sim, penso que haverá. Porque a Pera Rocha, infelizmente, nos últimos três anos, a nível do Oeste, tem sofrido bastante com dois problemas muito graves: a estenfiliose e o fogo bacteriano. O que tem levado a que muitos produtores ponderem substituir as pereiras por macieiras.
De facto, estamos num ano que será bastante relevante para o setor, para perceber se vamos conseguir colmatar estas doenças que nos têm afetado, ou se vamos ter que ir pensando em outras alternativas, para fazer face aos custos deste tipo de estruturas e unidades. Mas também quero destacar que em 2024, o ano em que o setor foi fortemente afetado, a Central de Frutas do Painho teve um resultado brilhante em termos de produção.

Então o resultado da campanha 2024/2025 superou as expectativas iniciais?
Tivemos uma campanha que não foi ainda uma campanha normal, porque só recebemos à volta de 12.500 toneladas de fruta, portanto longe das 17 mil que já chegámos a receber. Mas, mesmo assim, para aquilo que aconteceu no Oeste damo-nos por muito satisfeitos. Os nossos produtores conseguiram, junto com o apoio dos nossos técnicos, ter uma intervenção no campo muito boa e tivemos resultados bastante positivos.

Fotografia Frame It

A perspetiva era que ficasse a 50% da capacidade máxima de produção. Ficou acima, então?
Ficamos muito acima disso. Quebramos, para aí, 30% face a um ano normal.

Para onde segue a produção, seja de Pera Rocha, seja de maçã, para além dos mercados externos?
Na nossa visão, e na minha visão em particular, uma empresa deste tipo necessita ter o máximo de clientes possível e dos diversos segmentos. Nós temos clientes, quer a nível nacional, quer a nível internacional, cadeias de supermercados que querem produto muito bom, com todas as certificações, com todas as exigências. E também temos, quer de nacional, quer de exportação, clientes menos exigentes e isso faz com que se consiga valorizar ao máximo todos os lotes de fruta.

No âmbito das medidas de sustentabilidade, dão destaque às técnicas de produção integrada, que primam pela sustentabilidade ambiental. De que forma os produtores associados promovem a produção integrada?
Neste momento, e desde há vários anos a esta parte, 100% da nossa fruta é produzida sob o modo de produção integrada. E já temos fruta, para certos clientes, com resíduos zero. Mas quer uma, quer outra, é feita de acordo com todos os requisitos que a sustentabilidade o exige. Ou seja, nós fomentamos o bem-estar ambiental.
Por exemplo, os nossos pomares não são mobilizados. Temos armadilhas nos pomares para insetos, para várias situações que fazem com que a fauna e a flora existente nos nossos pomares, estejam a funcionar. Que é o que nós queremos, ter um ecossistema perfeitamente ativo. O mais natural possível. E ao longo destes anos, as próprias regras da produção integrada têm estado a ser cada vez mais apertadas, o que faz com que, de facto, a fruta tenha uma qualidade para o consumidor, espetacular.
Nós antes chamávamos-lhe proteção integrada e depois passou a ser produção integrada. Neste momento, a empresa até tem uma política de remuneração de fruta aos sócios, aos acionistas. Ou seja, quanto menos resíduos a fruta tiver, mais o acionista recebe. Portanto, estamos no caminho que o mercado assim determina.

O que significa terem obtido a certificação LEAF?
No fundo é manter da melhor forma estes ecossistemas, de fauna e de flora, todos muito ativos, o mais natural possível. Apesar de termos culturas chamadas de agricultura intensiva, o que nós fazemos nos nossos pomares não destrói os ecossistemas naturais, e a certificação LEAF é precisamente isso. Por exemplo, temos vários produtores, e é o meu caso, que têm o que chamamos de charcas grandes com água, onde têm patos, onde tem peixe e nós fazemos tratamentos ao lado. Ou seja, significa que os tratamentos que nós fazemos nas nossas árvores não são prejudiciais à vida animal que ali existe. E estamos constantemente a ser auditados, toda a fruta tem de ser analisada e nós também analisamos para o nosso controle interno.

Essa promoção levou à criação dos ‘Hotéis de Insetos’? De que forma contribuem para preservar a biodiversidade dos pomares?
É uma forma de manter tudo o mais natural possível. Tem a ver com esta linha de pensamento e com projetos que vão aparecendo. Hoje, nós temos que mostrar, quer ao cliente quer ao consumidor final, que o produto que nós vendemos é um produto natural.

Os insetos atuam de forma positiva junto dos pomares?
Sim, exatamente. Por exemplo, o caso do bichado-da-fruta, a praga que ataca a fruta, nós já há vários anos fazemos uma coisa que se chama confusão sexual. Não aplicamos produtos para combater o bichado-da-fruta. Nós pomos lá um pequeno fiozinho que se chama um difusor, que emite uma feromona, que vai provocar a confusão sexual entre os insetos do bichado-da-fruta. E como eles não fecundam, não se dá o ataque nas plantas, e não precisamos utilizar inseticidas.

O investimento em técnicas de produção sustentáveis teve continuidade no processo de conservação. Esse investimento focou-se em quê?
Fomos, salvo erro, a primeira Central no Oeste a ter aquilo que se chama Atmosfera Controlada Dinâmica, que é um sistema de conservação de fruta em que os níveis de oxigênio e de CO2 são voláteis. É o nosso técnico que, com a sua capacidade, faz com que esses valores estejam dentro dos parâmetros que nós entendemos que são os corretos para conservar a fruta a longo prazo.
Antigamente, aplicava-se o que chamamos produtos de banho na fruta, ou seja, banhávamos a fruta com antioxidantes, que mais tarde vieram a ser proibidos pela comunidade europeia. Com este sistema de atmosfera controlada dinâmica conseguimos conservar a fruta a longo prazo sem aplicar produtos nenhuns na fruta.

É conservada naturalmente? E pelo mesmo tempo de conservação que teria se fossem aplicados os banhos?
Exatamente. Nós recebemos fruta em agosto e terminamos a campanha em junho do ano seguinte. Estamos a falar de dez meses de conservação de fruta.

Que outros investimentos têm feito em investigação e desenvolvimento que considere importantes?
Temos feito, sobretudo, investimentos na tecnologia de frio, que referi. Temos uma secção, com minicâmaras frigoríficas, onde simulamos as ditas atmosferas, para verificarmos até onde podemos levar certos valores, e evitar fazer ensaios desses com câmaras grandes.
Temos painéis solares, temos sistemas ecológicos de água do calibrador, temos Etar’s na central, temos várias vertentes. A sustentabilidade é algo que não está apenas no campo.

O investimento em inovação e desenvolvimento traz ganhos também nos mercados externos. Que peso tem a exportação para a Central de Frutas do Painho?
Nós exportamos entre 50% a 60% da produção, depende dos anos. É bastante. Mas a produção tanto tem importância para a exportação, como para o mercado nacional.

A Pera Rocha é uma variedade de origem portuguesa e um dos frutos mais exportados de Portugal. No caso da Central de Frutas do Painho, que caminho tem feito na exportação?
É um produto que já se exporta há mais de 30 anos. É um dos produtos portugueses mais exportados e quer a nossa empresa, quer outras empresas do setor têm sabido fazer evoluir o produto e fazer evoluir os canais de venda. Neste momento exporta-se para vários países.
A sua mais-valia é o sabor, a crocância e o self-life. Porque depois de chegar ao cliente lá fora, quer ao supermercado, quer ao retalhista, quer ao próprio consumidor, é uma fruta que tem uma durabilidade grande, que não se degrada muito rápido. Isso também nos permite exportar para mercados mais longínquos e para mercados com menor capacidade técnica. Falamos, por exemplo, do Brasil e Marrocos, países mais quentes, em que por vezes os clientes não têm sistemas de frio muito bons e este produto aguenta. Essa característica é, de facto, uma mais-valia muito grande.
Por outro lado, quando os clientes a consomem, é um produto bom. Há clientes que querem as pernas muito verdes, Por exemplo, o mercado inglês era um mercado que queria fruta verde e muito crocante, enquanto o mercado nacional, na altura, queria fruta mais doce, um bocadinho mais amarela, mais fundente. Hoje, o mercado nacional continua a preferir o sabor e os mercados lá fora apesar de gostarem da crocância também apreciam o sabor, já estão a querer a pera também um bocadinho mais no ponto de consumo. E essa variação também é uma coisa que nós conseguimos com a Atmosfera Controlada Dinâmica.

Em relação às variedades de maçã, também já têm tido uma boa saída na exportação?
Temos estado, felizmente, com um sucesso muito grande na exportação da Gala nos últimos três anos, nomeadamente para o Brasil, que é um grande mercado quer para a Pera Rocha, quer para a maçã.

Para quantos países exportam?
Exportamos para Brasil, Marrocos, Canadá, Alemanha, França, Irlanda, Inglaterra, Polónia, Líbia, Senegal. Em termos de exportação, o forte é o Brasil.

No plano de internacionalização há novos mercados em vista ou o foco é crescer onde estão? Um foco na Europa ou o crescimento na América do Sul?
Temos vindo a verificar que, por exemplo, o mercado da Alemanha é recente, mas tem estado a crescer bastante. Nós fazemos parte de um consórcio de empresas que está a exportar para o Lidl na Alemanha, desde há 10 anos esta parte, e ano após ano o consumo tem vindo a aumentar. E neste momento outras cadeias de supermercados na Alemanha também já nos estão a procurar, pela Pera Rocha.
Em termos de Europa, este será o mercado com maior potencial, além de Portugal, porque Portugal continua também ainda a crescer. Fora da Europa, o Canadá é um mercado em crescimento e o Brasil continua a ser um mercado mais forte.

Referiram ter este ano um perfil de peras alinhado com as especificações do mercado europeu. O que significa?
No caso da Central de Frutas do Painho, devido à política da empresa de produzir fruta com muito poucos resíduos, cerca de 60% da fruta foi capaz de ir para os nossos clientes mais exigentes. Isso permite-nos nestes mercados europeus, das grandes cadeias de supermercados que exigem todas as certificações e mais algumas, que a nossa fruta possa, de facto, ser lá comercializada.

Que desafios estão a trazer, e irão trazer, as alterações climáticas à produção e de que forma os produtores estão a preparar-se?
Na minha opinião, o maior desafio do Oeste, no caso da Pera Rocha, – e este inverno está a ser um bocadinho diferente – tem sido a falta de frio. Tivemos três anos em que não existiu frio no inverno e a Pera Rocha necessita de 550 horas abaixo de 7,2 graus, entre novembro e 15 de fevereiro. E quando esse frio não acontece, as árvores dão poucas flores, ao darem poucas flores, dão poucos frutos. Este ano parece que o inverno está a ser um pouco mais nosso amigo, mas eu diria que em termos do Oeste, a falta de frio é um problema grave e não sabemos como é que o vamos colmatar.
Em termos de doenças, a estenfiliose o e o fogo bacteriano são as duas preocupações chave do Oeste. E com a União Europeia, tem vindo a retirar cada vez mais substâncias ativas do mercado, torna-se muito difícil combater estes problemas. Aquilo que nos transparece é que quem manda na União Europeia são os países do Norte da Europa, que têm um clima totalmente diferente do nosso caso. Não está fácil, mas estamos cá para lutar. Se continuarmos a ter invernos a menos, as pereiras vão deixar de dar flores, e ao deixarem de dar flores não vão dar frutos. Daí, a produção de maçã: como a árvore da maçã dá sempre muito mais flores que o necessário para a produção, a maçã adapta-se melhor à falta de frio do que a Pera Rocha. E daí alguns produtores já estarem a mudar. Mas, de facto, o core do Oeste é a Pera Rocha e a Central de Frutas do Painho é uma casa especializada em Pera Rocha. Portanto, temos que gerir de ano a ano.

Que outros desafios se apresentam? Nesta região a questão da gestão da água também é uma preocupação?
Quando temos anos de muitos sequeiros, também nos sentimos preocupados com a falta de água, porque os furos que temos nos pomares começam a não ser suficientes.

Nesse sentido, no entender dos produtores que apoios por parte de entidades oficiais serão bem-vindos?
Existem, de facto, planos de regadio já pensados quer para o Oeste, quer para o Ribatejo, que poderiam colmatar o problema da falta de água. Existem alguns projetos em curso.
Por outro lado, precisamos também de apoios para reconverter os pomares que foram afetados pelo fogo bacteriano, para fazer a reposição do potencial produtivo. Porque, apesar de nós não termos sido muito afetados, há aqui pomares na zona que ficaram reduzidos a menos de metade. E quando se corta uma árvore e se planta uma nova, são cinco anos em que o produtor não vai ter receita.
Portanto, seria importante haver no setor apoios mais fortes à plantação. Mais rápidos e com taxas de incentivo mais elevadas. Para, nesta fase em que existem os problemas, estarmos a plantar mais do que se está a arrancar, para nunca baixar as produções nacionais.

Para além da Pera Rocha e da maçã, há projetos para investimento em outra produção, tendo em conta o clima específico desta região?
Esperemos que eu esteja enganado e que estes últimos três anos não sejam significativos.
Mas se continuarmos com a falta de frio no Oeste – e isto não é uma característica do Oeste, é de Portugal, é mundial – eu penso que muitas das culturas que existem no Alentejo vão ter condições para se fazerem aqui no Oeste, nomeadamente o olival, o amendoal, esse tipo de culturas. Portanto, se aqui deixar de haver frio para a Pera Rocha e para a maçã, estas variedades terão de subir um bocadinho em termos de geografia e muitas das culturas que estão no Alentejo tenderão a subir para o Oeste. Mas cada ano é um ano e neste inverno, parece que estamos a ter frio. Há alguma esperança.

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“A tomada de decisão baseada em dados é essencial para alcançar o sucesso no setor de vendas, mas diversos profissionais desperdiçam tempo a criar relatórios ao invés de transformarem dados em informações aplicáveis. Esta funcionalidade baseada em inteligência artificial permite que as equipas de vendas se concentrem no que é realmente importante: analisar tendências, identificar oportunidades e tomar decisões informadas em segundos, em vez de se perderem com configurações de relatórios complexos. As equipas de vendas que utilizam estas informações de forma eficaz atingem taxas de sucesso mais elevadas.”, aponta Viktoria Ruubel, CPO da Pipedrive.

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Mais de 115 milhões de euros em investimento, mais de 200 novos postos de trabalho na região de Loures, uma área de 54 mil m2 com capacidade para mais de 44 mil paletes e a possibilidade de abastecer até 100 lojas, são alguns números que envolvem esta estrutura.

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O maior centro logístico da empresa em Portugal está implantado em Loures e resultou de um investimento de mais de 115 milhões de euros, dos quais cinco milhões foram destinados a obras de urbanização, vias estruturantes e de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria, e gerou cerca de 200 novos postos de trabalho diretos e mais de 300 indiretos naquela região. Com uma área de mais de 54 mil metros quadrados, tem uma capacidade de armazenamento de mais de 44 mil paletes, 111 cais de carga/descarga de mercadorias e uma capacidade de abastecimento de até 100 lojas. “Aquilo que construímos aqui em Loures não é apenas um edifício, é um símbolo de inovação, de progresso e de um futuro mais sustentável”, destacou Hélder Rocha.

Investimento privado: parceria e geração de riqueza

Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, referiu a parceria entre o Lidl Portugal e o município e sublinhou que as autarquias locais e os investidores privados têm que ser parceiros. “O investimento privado é quem promove, em muitas circunstâncias, o desenvolvimento do concelho”, defendeu, dando como exemplo os postos de trabalho criados pelo centro logístico do Lidl, com ênfase na contratação local.

Já o ministro da Agricultura e Pescas sublinhou a dimensão do investimento, que cria riqueza e postos de trabalho e que respeita os mais elevados padrões de sustentabilidade ambiental. Destacou que as empresas “são essenciais para o desenvolvimento”, acrescentando que “não as podemos sobrecarregar com carga fiscal que não permita o reinvestimento” e referiu o sinal de confiança que representa a abertura deste centro logístico, em Loures.

Em relação ao trabalho desenvolvido pelo Lidl em Portugal realçou a contribuição para o PIB nacional e recordou o facto de exportar anualmente cerca de 156 milhões de euros em produtos portugueses para 29 países europeus. “É uma mais-valia”.

O novo centro logístico vai dar suporte à área da Grande Lisboa e fortalecer o abastecimento das lojas Lidl da zona centro do país, garantindo mais eficiência e qualidade na cadeia de distribuição. O espaço está equipado com tecnologia de ponta mais eficiente e sustentável, com a implementação de um sistema de gestão de energia que aproveita a luz solar para reduzir o consumo da energia artificial, com painéis fotovoltaicos capazes de abastecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano e com sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais, entre outras medidas.

O edifício recebeu a certificação BREEAM, que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

O Lidl está em Portugal desde 1995 e detém atualmente uma rede de mais 280 lojas de norte a sul do país. Em 30 anos investiu cerca de 2 mil milhões de euros no país. Em 2024, enviou 31 mil toneladas de produtos portugueses para as lojas Lidl em toda a Europa e 50% dos produtos de marca própria do Lidl Portugal provêm de fornecedores nacionais.

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“Porque razão o cashback não acumulou?” Esta é uma das perguntas mais frequentes entre os consumidores que utilizam esta funcionalidade de poupança

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Na maioria dos casos, este problema pode ser evitado com algumas dicas simples. A seguir, veja os erros mais comuns e como garantir que recebe sempre o seu cashback.

Não Ler os Termos e Condições: O Que Pode Impedir o Cashback de Ser Creditado?

Uma das razões mais comuns para a não atribuição de cashback em portugal está na falta de leitura dos termos e condições do serviço.

Nestes documentos encontram-se informações essenciais, tais como:

● Percentagens de cashback disponíveis e respetivos limites mínimos e máximos. Se não atingir o mínimo exigido num determinado mês, não receberá o reembolso. Por outro lado, se ultrapassar o limite máximo, o valor extra não será creditado.
● Prazos de pagamento do cashback, permitindo-lhe saber exatamente quando receberá o montante acumulado.
● Lista de lojas parceiras onde o cashback é válido. Muitos cartões de crédito e programas de recompensa apenas atribuem cashback para compras feitas em estabelecimentos específicos.

Antes de fazer qualquer compra, confirme sempre se a loja em questão faz parte da lista de parceiros do seu cartão ou plataforma de cashback.

Esquecer-se de Ativar o Cashback Antes de Comprar

Outro erro comum é não ativar o cashback antes de efetuar a compra, especialmente no caso de cartões de crédito com cashback.

Para evitar perder dinheiro:

● Consulte a aplicação ou o site do seu banco e verifique se o cashback está ativado. Caso contrário, ative-o antes de fazer a compra.
● Nos programas de recompensa, aceda à sua conta na plataforma ou aplicação e confirme se a funcionalidade está ativa e a acumular cashback corretamente.

Fazer Compras Impulsivas Só Para Ganhar Cashback

O cashback pode ser uma excelente ferramenta de poupança, mas só quando utilizado de forma racional e ponderada.

Um dos erros mais comuns é gastar dinheiro desnecessariamente apenas para acumular cashback. Isto pode levar ao sobre-endividamento e ao pagamento de juros elevados no cartão de crédito.

Para evitar este problema:

● Planeie as suas compras e foque-se no que realmente precisa.
● Aproveite as épocas de saldos, promoções e descontos oferecidos pelos programas de recompensa para compras de maior valor.
● Pague sempre o valor gasto com o cartão dentro dos prazos definidos, evitando juros e encargos desnecessários.

Escolher Plataformas de Cashback Não Confiáveis

As plataformas de cashback oferecem maiores percentagens de reembolso do que os cartões de crédito, além de condições mais vantajosas, como limites de cashback mais amplos, uma maior rede de lojas parceiras e benefícios extra, como descontos e programas de fidelização.

No entanto, existem plataformas fraudulentas que prometem percentagens de cashback irrealistas e ofertas demasiado boas para serem verdade, com o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros.

Para evitar fraudes:

● Verifique se a plataforma está registada em Portugal e se as lojas parceiras anunciadas realmente trabalham com essa plataforma.
● Consulte os sites das lojas parceiras para confirmar se mencionam a parceria com a plataforma de cashback.
● Leia avaliações online deixadas por outros utilizadores e consulte entidades como a DECO Proteste para verificar a reputação da plataforma.
● Caso detete irregularidades após se registar, contacte as autoridades competentes, como a ASAE.

Com estas precauções, pode garantir que usa o cashback com segurança e maximiza os benefícios desta funcionalidade.

 

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Nova colheita do Azeite Pintas Virgem Extra 2024 já está disponível

Com uma produção limitada a apenas 7.000 garrafas, o Azeite Pintas Virgem Extra 2024 reafirma o compromisso da Wine & Soul com a criação de produtos de excelência no Douro.

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Desenhado a partir das oliveiras centenárias que rodeiam as vinhas do icónico vinho tinto Pintas, este azeite biológico distingue-se pelo seu equilíbrio, frescura e complexidade aromática, sublinha a Wine & Soul.

Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges iniciaram a produção de azeite em 2007, com o objetivo de expressar a riqueza do terroir duriense através de um produto autêntico e de qualidade superior. “O Azeite Pintas reflete a essência dos nossos olivais históricos, captando a intensidade e frescura das variedades das azeitonas Cobrançosa, Madural e Verdeal, num perfil equilibrado e sofisticado”, afirma Jorge Serôdio Borges.

A colheita de 2024 seguiu o habitual processo artesanal e sustentável. As azeitonas foram cuidadosamente colhidas à mão na última semana de outubro e submetidas a uma extração suave e a frio, garantindo a preservação de todo o seu potencial aromático. O resultado é um azeite virgem extra de acidez extremamente baixa (<0,1%), que combina notas vibrantes de erva fresca, maçã e banana verde com um final de boca elegante e persistente. No paladar, revela ainda nuances de pimenta preta e casca de noz verde, proporcionando uma experiência sensorial única.

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A Monchique Can insere-se no objetivo de redução efetiva do impacto ambiental da Água Monchique, sendo infinitamente reciclável.

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Com o lançamento da Monchique Can, uma garrafa fabricada em alumínio, material que assegura uma vida útil mais longa, a  Sociedade da Água de Monchique reforça os valores sustentáveis da marca, já que esta inovação está “livre de BPA (Bisfenol A)” e, à semelhança das demais embalagens da Água Monchique, “é infinitamente reciclável”, sublinha a empresa.

A marca apresenta esta novidade como “o complemento perfeito” para o EcoPack Monchique 10L, a embalagem bag-in-box sustentável que facilita o refill e contribui para a redução da pegada ecológica. A Água Monchique selecionou o alumínio como a matéria-prima de eleição para a produção desta garrafa, por este ser 100% e infinitamente reciclável, sem perda de propriedades. “A sua capacidade térmica é outra grande vantagem, pois permite manter a água fresca por mais tempo”, detalha a marca. O design “arrojado e distintivo”, disponível em três versões, é outro elemento de destaque da Monchique Can que, segundo a Água Monchique, estará “dentro em breve” disponível nos pontos de venda habituais.

“A nova embalagem espelha o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Queremos oferecer aos nossos consumidores soluções que representem um impacto ambiental reduzido”, assegura Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

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Retalho

Portugal Duty Free renova conceito de loja nos aeroportos nacionais

A Portugal Duty Free, empresa detida pela ARI e pela Ana | Vinci Airports, responsável pela gestão de mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais, apresenta um novo conceito de loja, que assinala um novo padrão de excelência no comércio a retalho de viagens.

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A empresa avança que o objetivo desta remodelação, que envolveu um elevado investimento em mais de 10.000m2 de espaço comercial, foi captar a essência da Portugalidade – desde as icónicas paisagens de Portugal à sua arte e património, aos sabores e aromas da sua gastronomia de renome mundial – criando uma experiência de retalho memorável para os passageiros.

Cada local tem uma identidade única, permitindo que os passageiros da Lisbon Duty Free, Porto Duty Free, Faro Duty Free, Madeira Duty Free e Azores Duty Free experimentem a energia e tradição de cada região dentro do aeroporto, acrescenta.

A Portugal Duty Free oferece assim mais de 1.000 produtos locais, muitos deles exclusivos da Portugal Duty Free. O conceito Sabores de Portugal celebra a melhor gastronomia portuguesa, incluindo os icónicos Pastéis de Nata, entregues diariamente no aeroporto. O espaço Port Cellar, por sua vez, apresenta a melhor oferta de vinho do Porto do país, com mais de 230 referências.

A nível internacional, a Portugal Duty Free incrementou a sua oferta com novas marcas de beleza como a Charlotte Tilbury, Le Labo, Sol de Janeiro e Creed.

A sustentabilidade foi uma componente fundamental da remodelação das lojas, sendo que o design, a instalação e a gama de produtos refletem os compromissos ESG da ARI e da Ana | Vinci Airports. Foi criada uma área dedicada à sustentabilidade na Lisbon Duty Free, que alberga mais de 100 produtos sustentáveis para o consumidor consciente, desde garrafas de água a artigos de papelaria, lembranças e presentes.

As novas lojas Portugal Duty Free proporcionam uma experiência de retalho de viagens única. Foram implementadas soluções digitais para melhorar a experiência do cliente. O sense of place é reforçado com entradas digitais nas lojas, onde paredes de painéis LEDs exibem imagens as paisagens e pontos de referência locais. Foram instalados mais de 2.000 painéis LED e 450 LCDs nas lojas, o que resulta numa experiência sensorial única. As caixas de self-checkout e mais de 40 unidades móveis de pagamento facilitam uma experiência de compra mais conveniente para os clientes.

“A experiência na Portugal Duty Free é única”, sublinha Alain Brun, CEO da Portugal Duty Free. “Hoje proporcionamos uma experiência de retalho de viagens inigualável em cada uma das nossas lojas, elevando o sense of place a novos patamares. Os portugueses têm um maravilhoso sentido de orgulho, e nós capturámos isso em todas as nossas lojas com uma experiência moderna de compras em aeroportos que também celebra a cultura e o património. Isto não teria sido possível sem o compromisso das nossas equipas, cuja dedicação à excelência e à superação das expectativas dos clientes continua a inspirar-nos.”, acrescenta.

Thierry Ligonnière, CEO da Ana | Vinci Airports, comenta: “Concluir as renovações das lojas Portugal Duty Free é um marco significativo no nosso compromisso contínuo de melhorar a experiência dos passageiros, e a PTDF com o apoio da ARI e da VINCI AirPorts, fez um trabalho incrível: estes espaços renovados oferecem uma seleção diversificada de retalho, proporcionando uma experiência de compra tranquila que eleva cada viagem. Como parte do investimento mais amplo da ANA|VINCI Airports na modernização das infraestruturas aeroportuárias em toda a nossa rede em Portugal, esta transformação reflete a nossa dedicação em criar ambientes de excelência, ao mesmo tempo que apoiamos o desenvolvimento económico das regiões onde os nossos aeroportos operam. Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas aos passageiros a estes novos espaços excecionais.”.

Ray Hernan, CEO da ARI, refere: “Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar as novas Lojas Portugal Duty Free, que acreditamos terem elevado o nível da nossa indústria em termos de experiências de retalho excecionais. Demonstrámos como a ARI está empenhada em cumprir as suas promessas, pegando em conceitos e tornando-os realidade – os designs, renders e planos apresentados na nossa proposta original à ANA/VINCI Airports foram agora trazidos à vida para os passageiros. As parcerias colaborativas são a base do nosso negócio e temos grandes ambições de continuar a expandir as nossas operações em Portugal em conjunto com os nossos parceiros, ANA|VINCI Airports.”.

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Produção

Carmo Wood instala mais de 2,5ha de estruturas anti-granizo em Odemira e Alcobaça

A Carmo Wood tem registado um aumento na procura por soluções de proteção agrícola e já tem várias intervenções planeadas para 2025 em todo o território nacional.

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A Carmo Wood continua a reforçar o seu compromisso para com a proteção das culturas agrícolas face aos desafios climáticos e acaba de anunciar duas novas grandes obras com fornecimento e instalação de mais de 2,5ha de estruturas anti granizo para a proteção de mirtilos em Odemira e de pomares de maçãs em Alcobaça, salvaguardando as colheitas destes dois clientes e assegurando a sustentabilidade económica destes produtores locais.

David Santiago, diretor comercial Agricultura da Carmo Wood, sublinha a importância destas soluções no contexto atual, afirmando que “à medida que as alterações climáticas intensificam fenómenos meteorológicos extremos, como as tempestades de granizo, torna-se crucial adotar medidas de proteção para salvaguardar as colheitas, sejam elas de maçãs, frutos vermelhos, kiwis, uva ou outras”.

Não obstante a sua relevância, o responsável explica que ainda há muito caminho a percorrer: “Em Portugal, estas estruturas ainda representam uma fatia reduzida do setor, mas a crescente imprevisibilidade climática tem levado cada vez mais agricultores a adotá-las para proteger as suas colheitas. A Carmo Wood continua a investir nas melhores tecnologias para disponibilizar soluções eficazes que garantam maior estabilidade e segurança no investimento agrícola”, conclui.

A Carmo Wood tem registado um aumento na procura por soluções de proteção agrícola e já tem várias intervenções planeadas para 2025 em todo o território nacional. Atualmente, as maiores intervenções concentram-se em Odemira, onde a empresa está a instalar cerca de 1,5 hectares de estruturas de proteção anti-granizo para mirtilos, e em Alcobaça, onde está a implementar 1 hectare das mesmas redes para salvaguardar pomares de maçãs.

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MO
Retalho

MO reabre loja em Barcelos com novo design

Com 335 m² de área de vendas, a renovação reforça o compromisso da MO com a região.

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A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae, reabriu a sua loja em Barcelos, no distrito de Braga, com um espaço renovado e mais moderno. Localizada na Galeria Continente Modelo Barcelos, a nova loja reforça a presença da marca na região.

Com 335 m² de área de vendas, a renovação reforça o compromisso da MO com a região. A loja funcionará de segunda a sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 21 horas.

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Retalho

Banca de retalho com dificuldade em fidelizar clientes

86% dos quadros superiores da banca de retalho tencionam dar prioridade às experiências omnicanal nos próximos 12 meses para melhorar a experiência e conseguir fidelizar clientes.

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O World Retail Banking Report 2025,  Attract, engage, and delight: Spin the customer centricity flywheel do Research Institute da  Capgemini, revela que os bancos de retalho estão a responder de forma inadequada às exigências dos clientes urbanos nativos digitais, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos.

Para 73% dos clientes titulares de um cartão de pagamento, o que mais interessa são as experiências exclusivas a que este dá acesso, as recompensas e /ou as ofertas de cashback. No entanto, 74% afirmaram que neste momento ou estão totalmente insatisfeitos ou indiferentes às experiências proporcionadas pelos cartões.

Bancos têm dificuldade em diferenciar-se

A maioria dos responsáveis do setor da banca de retalho que foi inquirida (88%) no âmbito do estudo em todo o mundo, considera que um ecossistema de recompensas dinâmico e em expansão é essencial para satisfazer os clientes e constitui a  forma mais eficaz de aumentar os níveis de engajamento.

Porém, o estudo mostra que nem todos os programas de recompensas são capazes de satisfazer os clientes e de os fidelizar. Apenas 26% dos titulares estão satisfeitos com os seus cartões atualmente, 50% manifestam indiferença face a este instrumento e  24% disseram estar completamente insatisfeitos. Estes resultados, indicam também que os níveis de lealdade dos clientes estão muito baixos, sendo que 74% poderão mesmo vir a mudar de instituição financeira.
O estudo também conclui que os bancos de retalho têm dificuldade em conseguir diferenciar-se, apesar de terem acesso a fontes de dados muito abrangentes e robustas.

As equipas de marketing dos bancos consideram que os principais desafios com que se confrontam hoje são: a forte concorrência entre bancos tradicionais e bancos de nova geração (83%); mensagens e propostas de valor ineficazes (72%); falta de informação acerca dos clientes (66%); e a complexidade dos processos de abertura de conta (34%).

“Numa época em que os clientes privilegiam acima de tudo a conveniência e a personalização, o nosso estudo revela uma enorme fragilidade no nível de satisfação dos titulares de cartões de pagamento. Para atraírem os consumidores urbanos, que privilegiam sobretudo a experiência, os bancos terão de mudar a abordagem, passando a ter o cliente no centro de cada uma das etapas do processo de utilização dos cartões de pagamento – desde a identificação do produto à abertura de conta, passando pela ativação e até à obtenção das primeiras recompensas,” refere Gareth Wilson, Global Banking Industry Leader da Capgemini, acrescentando que: “os contact-centers são o primeiro ponto de contacto dos clientes com os bancos e têm, por isso, um papel determinante na formação da perceção das marcas. Porém, continuam a ser o grande calcanhar de Aquiles do setor. Esta é a oportunidade de os bancos os transformarem em centros inteligentes que sejam verdadeiros hubs de engajamento com os clientes e polos de criação dos fatores de diferenciação .”.

Os bancos estão a perder um número significativo de potenciais clientes e de respetivas receitas, simplesmente porque o processo de integração não responde às expectativas dos consumidores. Os dados do estudo revelam que quase metade (47%) dos potenciais clientes em todo o mundo, que escolheram o seu cartão de pagamento preferido, abandonaram os respetivos processos de adesão a meio devido a experiências insatisfatórias.

Por outro lado, só para 3% das equipas de marketing dos bancos de retalho é que o processo de integração de clientes é perfeito. Na região das Américas,  a percentagem é de 6%, enquanto na APAC é de 2% e na Europa é de apenas 1%. Para tal contribuem em particular 3 aspetos:

• 75% dos clientes enviam frequentemente documentação incompleta, o que causa atrasos significativos;
• 75% dos funcionários enfrentam processos de verificação da identidade dos clientes que são demorados;
• 61% dos funcionários estão sobrecarregados com o grande volume de pedidos que recebe porque não há automação.

Atualmente, só 29% do processo de recolha de dados durante a integração dos clientes está totalmente automatizado com tecnologias de IA ou de IA generativa (GEN AI). O potencial da IA/GEN AI para superar estes obstáculos é enorme, e nesse sentido, 41% dos responsáveis do setor revelaram que os processos de adesão e abertura de conta serão prioritários.

Contact centers inteligentes podem ser chave para fidelização

Os contact centers desempenham um papel fulcral no atendimento ao cliente e são essenciais no processo de formação da perceção das marcas. No entanto, o estudo conclui que apenas 24% dos clientes têm uma experiência satisfatória durante as interações com os seus bancos. Para muitos dos potenciais clientes que procuram cartões de pagamento, as principais razões de insatisfação devem-se aos tempos de espera longos, à comunicação inconsistente e à falta de ligação entre o atendimento nos canais digitais e  nos balcões físicos.

A maioria (86%) dos responsáveis dos bancos revela que tenciona dar prioridade às experiências omnicanal para aumentar o nível de envolvimento dos clientes nos próximos 12 meses.

O estudo conclui igualmente que, ao modernizarem os contact centres digitais, os bancos podem redefinir o seu impacto e lidar com grandes volumes de interações com os clientes, através de:

• Contacto proativo: 43% dos clientes entram em contato com os bancos para reportarem situações de cartões perdidos ou roubados. Esta é uma oportunidade de usar os dados do cliente para antecipar as suas necessidades e oferecer um atendimento que seja oportuno e  relevante.

• Soluções em tempo real: 48% dos clientes procuram ajuda para a ativação do cartão. Os bancos devem estar equipados com opções self-service orientadas por IA para permitirem atualizações fluídas e a resolução mais rápida dos problemas em todos os canais.

• Suporte orientado pelo sentimento: 65% dos clientes contacta os bancos para contestar as transações. A análise de sentimento baseada em IA pode ajudar a interpretar o tom e a intenção, a abordar a insatisfação de forma proativa e contribuir para oferecer respostas mais empáticas e personalizadas.

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Produção

AJAP alerta para a necessidade de intensificar o apoio aos Jovens Agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alerta para a necessidade de medidas estruturais urgentes que garantam um futuro sustentável para os jovens agricultores.

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tagsAJAP

Portugal volta às urnas em maio para novas eleições legislativas, num momento crítico para o setor agrícola. A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) alerta para a urgência de reforçar o apoio aos Jovens Agricultores (JA), acelerar a implementação da Estratégia Água que Une, essencial para a sustentabilidade do país, e combater as crescentes assimetrias entre o meio rural e urbano. Para tal, sublinha a importância dos Jovens Empresários Rurais (JER) como agentes-chave na luta contra a desertificação do interior, promovendo uma verdadeira coesão territorial.

A AJAP sublinha em comunicado que os apoios disponibilizados ao longo dos quadros comunitários de financiamento têm impulsionado a modernização e competitividade da agricultura portuguesa e que estes incentivos contribuíram para melhorar a qualidade dos produtos, reforçar a segurança alimentar, tornar o setor mais sustentável e aumentar as exportações. No entanto, alerta, os números positivos mascaram a perda de peso das pequenas e médias explorações, que enfrentam abandono e falta de rejuvenescimento.

Atualmente, apenas 15% a 20% do território beneficia destas políticas de modernização, deixando vastas áreas rurais expostas a desafios estruturais, como o risco acrescido de incêndios e o agravamento das desigualdades entre regiões. A centralização das medidas, apesar da diferenciação da Valia Global da Operação (VGO), tem dificultado a sua aplicabilidade em algumas regiões, penalizando territórios de baixa densidade. A AJAP defende que, embora Portugal não seja regionalizado, a descentralização dos fundos e estratégias agrícolas permitiria um apoio mais eficaz e ajustado às realidades locais.

Reforço do prémio de primeira instalação

O Governo tem demonstrado intenção de apoiar o rejuvenescimento do setor, com um prémio de instalação que pode atingir os 55 mil euros. No entanto, a AJAP alerta para a necessidade de criar um escalão intermédio para jovens que ainda não conseguem depender exclusivamente da exploração agrícola, mas que podem evoluir para esse regime. A proposta da associação inclui os seguintes escalões: Base: 25.000€, com um acréscimo de 5.000€ para territórios vulneráveis; Intermédio: 35.000€, para jovens com 50% do rendimento proveniente da exploração, mais 5.000€ para zonas vulneráveis; Exclusivo: 45.000€, para jovens com 100% do rendimento da exploração, acrescidos de 5.000€ em zonas vulneráveis.

A introdução desta modalidade permitiria apoiar jovens agricultores no período crítico de instalação, garantindo maior estabilidade financeira e evitando o abandono precoce da atividade, refere.

A AJAP lembra também que Portugal enfrenta um dos piores índices de rejuvenescimento agrícola na Europa, com uma média de idade dos agricultores singulares de 65 anos, apenas superado por Chipre. O PEPAC prevê a instalação de 2.061 jovens agricultores até ao final do programa, mas a AJAP considera essa meta insuficiente e defende um objetivo mínimo de 2.500 instalações. Para tal, é essencial um ecossistema mais favorável ao empreendedorismo jovem, que inclua simplificação de processos burocráticos, acesso facilitado à inovação, tecnologias avançadas e incentivos específicos para a digitalização e sustentabilidade agrícola, defende.

Além disso, desafios crónicos como o acesso à terra e ao crédito continuam a ser entraves significativos. A burocracia associada à instalação, a instabilidade dos mercados e a falta de mão de obra agravam ainda mais a situação, tornando o setor pouco atrativo e dificultando a entrada de novas gerações, lembra.

A implementação do Apoio Técnico Especializado é uma reivindicação antiga da AJAP e considerada essencial para o sucesso dos jovens agricultores. Estudos académicos e institucionais confirmam que este suporte técnico contribui para a sustentabilidade e eficiência das explorações. A AJAP defende que a medida seja gerida em parceria com organizações do setor, garantindo um acompanhamento eficaz em áreas como gestão eficiente de recursos, combate às alterações climáticas e preservação da biodiversidade.

Financiamento é um dos principais entraves

O financiamento continua a ser um dos maiores desafios para os jovens agricultores, que muitas vezes enfrentam dificuldades na obtenção de crédito bancário. O pagamento dos apoios percentuais a fundo perdido só ocorre após a realização dos investimentos, o que exige um capital próprio significativo. A AJAP apela à criação de linhas de financiamento específicas para a agricultura, com juros bonificados, prazos de pagamento alargados e condições adaptadas à realidade do setor.

O acesso à terra também deve ser facilitado, através da revitalização da Bolsa de Terras e do Banco de Terras do Estado. Paralelamente, os seguros agrícolas precisam de uma revisão profunda para aumentar a adesão e oferecer melhores coberturas, ajustadas às necessidades dos agricultores.

Estratégia ‘Água que Une’: um compromisso essencial 

A Estratégia Água que Une, foi recentemente apresentada pelo Governo,e  a AJAP sublinha a importância de garantir a execução deste plano, independentemente dos ciclos políticos, e reforça que a resiliência hídrica é essencial para a competitividade do setor. O aumento da área de regadio em 30% previsto no plano poderá ser determinante para enfrentar futuras carências, aponta.

Coesão territorial e o impulso do Jovem Empresário Rural (JER)

A revitalização do interior passa pela fixação de jovens empresários, não só na agricultura, mas também em setores como inovação, tecnologia e turismo rural. A figura do JER, criada em 2019, é vista como um instrumento estratégico para dinamizar a economia rural. No entanto, a AJAP alerta para a necessidade de um compromisso político forte que valorize e incentive esta medida, promovendo o desenvolvimento de novos negócios e travando o despovoamento.

A associação defende que o próximo Governo deve integrar a coesão territorial como um eixo prioritário, articulando políticas dos Ministérios da Coesão, Agricultura, Juventude e Economia. O envelhecimento e abandono do mundo rural exigem respostas concretas, e a aposta no JER e nos JA pode ser decisiva para inverter esta tendência.

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