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Aldi Portugal reforça presença no Norte do país com novo Centro de Distribuição em Valongo

Localizado no Panattoni Park Porto Valongo, este espaço possibilita uma gestão logística ainda mais eficiente, acompanhando os padrões de sustentabilidade e inovação da marca, sublinha a Aldi Portugal.

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Aldi Portugal reforça presença no Norte do país com novo Centro de Distribuição em Valongo

Localizado no Panattoni Park Porto Valongo, este espaço possibilita uma gestão logística ainda mais eficiente, acompanhando os padrões de sustentabilidade e inovação da marca, sublinha a Aldi Portugal.

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 A Aldi Portugal já deu início às operações do seu novo Centro de Distribuição em Valongo, no âmbito do seu plano de expansão para 2025. Com este investimento, a retalhista pretende reforçar a sua presença no Norte do país, uma região estratégica para o seu crescimento e consolidação da sua posição de discounter de referência.
Dotado de tecnologias avançadas, o novo centro foi projetado para apoiar a expansão da insígnia e tem capacidade para abastecer mais de 70 lojas. Localizado no Panattoni Park Porto Valongo, este espaço possibilita uma gestão logística ainda mais eficiente, acompanhando os padrões de sustentabilidade e inovação da marca.
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Esta nova aposta representa uma redução das distâncias percorridas pela frota da Aldi, que se irá traduzir na poupança anual de mais de duas toneladas de CO2 e na otimização de custos operacionais, permitindo ao retalhista discount “oferecer aos seus clientes produtos de elevada qualidade a preços ainda mais baixos, alinhados com o ‘Compromisso ALDI: Preços baixos para sempre'”, anunciado pela marca no início deste ano.
“Dado o aumento do número de lojas ALDI no Norte e Centro de Portugal, esta nova infraestrutura será crucial para acelerar o crescimento da organização, pois permitirá uma resposta logística mais rápida às atuais e futuras lojas, assegurando, consequentemente, a máxima frescura dos produtos”, sublinha André Fradinho, managing director supply chain management da Aldi Portugal. “Este investimento reflete o nosso compromisso em disponibilizar aos nossos clientes uma experiência de compra simples e de elevada qualidade, em todo o território nacional”, acrescenta.
Atualmente, a ALDI conta com 38 lojas na zona Norte, das quais 20 no Grande Porto, sendo que uma das suas grandes metas passa por reforçar a presença nesta zona com a abertura de novos espaços ao longo de 2025.
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FCamara e Shopify criam parceria para projetos de ecommerce em Portugal

Segundo a FCamara e Shopify, o objetivo é apoiar marcas e empresas portuguesas de média e grande dimensão nos modelos B2C, B2B ou D2C.

A FCamara, consultora tecnológica especializada em transformação digital, e a Shopify, empresa de comércio global, estabeleceram uma parceria estratégica para o desenvolvimento e implementação de projetos de e-commerce na Península Ibérica, com foco inicial em Portugal.

O objetivo é apoiar marcas e empresas portuguesas de média e grande dimensão nos modelos B2C (business-to-consumer), B2B (business-to-business) ou D2C (direct-to-consumer), a acelerarem as suas vendas online e a integração com canais de vendas tradicionais tendo como base a solução Shopify, referem as duas empresas num comunicado.

“Conhecemos inúmeras empresas portuguesas que têm o seu crescimento travado por contarem com plataformas construídas com uma filosofia fechada, que limita a colaboração e condiciona a implementação de novas propostas de valor e experiências para o consumidor final. O nosso objetivo é ajudar a remover estas barreiras”, afirma Paulo Felix, Diretor de Clientes e Serviços da FCamara Europa.

Combinando a tecnologia avançada, mas simples de utilizar, e com arquitetura aberta do Shopify em conjunto com o know-how da FCamara em e-commerce e marketing digital, esta colaboração já está a desenvolver os primeiros projetos em Portugal. Um desses projetos é a modernização de uma loja online com Shopify de uma empresa portuguesa do setor de bens de consumo, para o mercado interno, Norte da Europa, Reino Unido e Estados Unidos.

Joachim Antonsen, Senior Partner Manager da Shopify, sublinha que “Portugal emergiu como um mercado de comércio digital dinâmico e em evolução”. “A colaboração com a FCamara permite-nos fornecer um apoio ainda mais local, especializado e estratégico às empresas portuguesas que procuram crescer e escalar os seus negócios com a flexibilidade e o poder da Shopify”, acrescenta.

 

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Logística

Grupo Rhenus fortalece operação logística na região LATAM

A mudança oficial da marca Blu Logistics LATAM para a Rhenus Logistics, aumentará a presença e a integração operacional do Grupo na América Latina.

O Grupo Rhenus anunciou a mudança oficial da marca Blu Logistics LATAM para a Rhenus Logistics, após a aquisição realizada em 2023. A modificação aumentará a presença e a integração operacional do Grupo na América Latina, já que a Blu Logistics LATAM passará a operar comercialmente sob o nome Rhenus Logistics na Argentina, na Colômbia, no Equador, no México, no Paraguai e no Uruguai, informa.

Esta transição complementa e fortalece as operações existentes da Rhenus na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, ao mesmo tempo em que amplia seu portfólio de serviços na região com foco em serviços aéreos e marítimos e soluções de armazenamento.

“A reformulação da marca ocorre em meio a um período de crescimento significativo na região. Em 2024, as operações combinadas da Rhenus Logistics LATAM e da Blu Logistics LATAM movimentaram mais de 210.000 TEUs em embarques de cargas completas de contêineres (FCL), um aumento de 16,67% em comparação aos 180.000 TEUs gerenciados apenas pela Blu Logistics LATAM em 2023″, explica o Grupo.

Esse crescimento foi impulsionado pela capacidade, pelas soluções de serviço e pelas eficiências operacionais possibilitadas pela rede global da Rhenus. Como resultado de seu forte posicionamento e classificação no frete marítimo, especialmente na rota comercial entre o Extremo Oriente da Ásia e a América Latina, a empresa é reconhecida como um dos principais agentes de frete da região.

“Tivemos um crescimento notável e continuamos a identificar grandes oportunidades em toda a região. Além disso, a reformulação da marca conecta a identidade compartilhada de duas empresas familiares que se unem como uma só. Isso fortalece nossa presença na América Latina e oferece aos nossos clientes maior eficiência, visibilidade e a oportunidade de expandir seus negócios conosco, agora totalmente integrados à nossa rede global com um portfólio completo de soluções logísticas”, ressalta Tobias Bartz, CEO do Grupo Rhenus.

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Ana Grácio Pinto

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Fórum Coimbra investe 12 milhões de euros em expansão de lojas âncora

Zara, Primark, Stradivarius e Pull&Bear, Lefties terão mais cerca de 4 mil metros quadrados de área.

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O investimento totaliza 12 milhões de euros na expansão de quatro lojas âncora do Fórum Coimbra, centro gerido pela Multi Portugal. Zara, Primark, Stradivarius e Pull&Bear, Lefties terão mais cerca de 4 mil metros quadrados de área.

A loja Zara, que passará a ter 3 684m2, vai ser uma das maiores do país localizada num centro comercial, e fica localizada no Piso 0; A Primark que vê a sua área duplicar para 4 103m2 e tornar-se a 2ª maior da insígnia em Portugal, ficará localizada no Piso 0; A Stradivarius e a Pull&Bear também duplicam as suas áreas e irão manter-se no mesmo piso.

“É com enorme orgulho que damos mais um passo na renovação e requalificação dos espaços do Forum Coimbra com o objetivo de proporcionar uma visita ainda mais cómoda e completa aos nossos visitantes e maior visibilidade às nossas lojas consolidando o Forum Coimbra como o principal centro comercial da Região Centro e uma referência no nosso mercado.  A expansão de lojas âncora e o facto de, em alguns casos, serem das maiores do nosso país, vai totalmente ao encontro desta estratégia.” afirma João Vaz, diretor do Forum Coimbra, em comunicado.

Durante as obras de remodelação, que terão início em maio de 2025, as lojas irão manter a sua atividade com ligeiros constrangimentos.

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Vanessa Romeu é a nova diretora de corporate affairs do Lidl Portugal

Vanessa Romeu assume o cargo de diretora de corporate affairs do Lidl Portugal, regressando assim à insígnia, onde esteve entre 2013 e 2021. Será responsável pelas áreas de relações institucionais, comunicação corporativa e sustentabilidade da empresa em Portugal.

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“Acompanhei de perto o crescimento do Lidl em Portugal e o reforço da sua presença nos hábitos de consumo dos portugueses – ‘da estranheza à certeza’, como destaca a nossa mais recente campanha publicitária.  Decidi voltar a esta casa porque o vínculo nunca se perdeu – e quem passa pelo Lidl percebe como é uma empresa única. Esta é uma oportunidade de fazer parte de um novo capítulo da história do Lidl, que celebra este ano o seu 30º aniversário em Portugal”, sublinha Vanessa Romeu.

“É com grande entusiasmo que regresso ao Lidl para continuarmos a fazer evoluir a reputação da marca em Portugal junto dos nossos stakeholders (internos e externos), alavancando ainda mais o impacto positivo que o Lidl já gera junto das comunidades, no país e no planeta”, acrescenta.

Licenciada em Bioquímica pelo Imperial College London, com um Programa Avançado de Gestão Executivos pela Universidade Católica Portuguesa e uma Pós-Graduação em Sustentabilidade pela Nova School of Business and Economics, Vanessa Romeu começou a sua carreira na Procter & Gamble na Bélgica e nos Estados Unidos. Regressou a Portugal em 2003 para integrar o Grupo Impresa, assumindo a liderança da Direção de Marketing e Publicidade da SIC, tendo sido também Vice-Presidente da SIC Esperança, instituição de solidariedade social que acompanhou desde a sua fundação.

Entre 2013 e 2021, foi Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl Portugal, liderando projetos de sustentabilidade premiados como o Mais Ajuda, Turma Imbatível ou o TransforMAR. Após cerca de oito anos na insígnia, assumiu a Direção Global de Comunicação da Hovione e posteriormente a Direção de Comunicação do Grupo Omni Helicopters International, empresa de origem portuguesa que é a maior operadora de soluções de mobilidade aérea da América Latina.

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Delta Expresso e Surprise Box chegam ao Alegro Sintra

O centro comercial, gerido pela Nhood, reforça a sua oferta com a abertura de dois conceitos distintos.

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O mais recente conceito da Delta Cafés e uma loja com uma oferta que chegou há pouco tempo a Portugal são os novos espaços do centro comercial Alegro Sintra.

A Delta Expresso, localizada no piso 2, na zona da Restauração, convida a explorar o mundo do café com novas formas de o apreciar e sabores que despertam os sentidos. Com uma atmosfera e zonas pensadas para momentos mais tranquilos, pode ser um espaço para trabalhar fora de casa, estudar ou pedir uma refeição leve. Com quase dois anos de presença em Portugal, a marca soma já 13 lojas, que se apresentam como uma referência na nova geração de coffee shops.

Já a Surprise Box, também situada no piso 2, traz consigo o conceito original das encomendas ao quilo. Os visitantes podem adquirir caixas surpresa compostas por produtos não reclamados, e o conteúdo só é revelado depois da compra.

Em maio, está prevista a chegada ao centro comercial, da MY Auchan e, até ao final do ano, o centro contará ainda com uma loja FNAC.

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DHL Express realiza conferências sobre internacionalização das empresas portuguesas

A 1ª edição do DHL Trade Summit é dedicada ao setor têxtil e acontece a 29 de abril, no Porto.

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A DHL Express organiza esta terça-feira, 29 de abril, a 1ª edição do DHL Trade Summit, um evento que pretende ser uma referência no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, com especial enfoque no setor dos transportes e logística.

Dedicada ao setor têxtil, o primeiro DHL Trade Summit acontece tem início às 11h e acontece no Terminal da DHL Express no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

“O DHL Trade Summit surge como resposta direta às necessidades das empresas portuguesas de se expandirem para novos mercados com um suporte logístico especializado. A escolha do setor têxtil para a edição inaugural está diretamente ligada à importância desta indústria na região Norte e ao investimento recente da DHL Express no terminal do Porto”, avança a multinacional de logística.

Esta iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, empresários e decisores para debaterem oportunidades, tendências e desafios nos mercados internacionais. Contará com a presença da embaixadora da República Federal da Alemanha, do CEO da DHL Express Portugal, do presidente da Associação Empresarial do Minho e da CEO do ISEG Executive Education. Serão ainda apresentados casos de sucesso de internacionalização, e partilhado conhecimento por parte de parceiros de mercado, agentes económicos e responsáveis da DHL.

A próxima edição do evento está prevista para o segundo semestre do ano, alargando a discussão a outros setores estratégicos da economia nacional.

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Mondelēz será patrocinador oficial da Liga Portugal

A Mondelēz será patrocinadora oficial da Liga Portugal na época 2025-2026, marcando aquela que é a maior ativação da empresa que detém marcas como Oreo, Milka, Triunfo, Philadelphia, Halls e Royal em território nacional.

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O acordo agora anunciado abrange as principais competições organizadas pela Liga Portugal, nomeadamente a Liga Portugal Betclic e a Allianz Cup. A iniciativa visa reforçar a ligação emocional com os consumidores, capitalizando a paixão nacional pelo futebol, através da presença ativa das suas marcas em eventos e ações promocionais associadas às competições.

“Na Mondelēz, acreditamos que o snacking certo tem o poder de unir as pessoas — seja numa pausa entre amigos ou num momento de pura emoção como o futebol. Ao apoiar esta competição, reforçamos o nosso compromisso com escolhas equilibradas, partilhadas em experiências que apaixonam milhões. É assim que vivemos o ‘Snacking Made Right’ — com sabor, energia e espírito de equipa”, afirma Sandra Vera-Cruz, general manager Mondelēz Portugal.

“É com enorme satisfação que recebemos a Mondelēz como parceira oficial da Liga Portugal para a época 2025-2026. Esta união com uma marca global de prestígio, com forte presença no quotidiano dos portugueses, reforça a nossa missão de aproximar cada vez mais o Futebol dos adeptos. Juntos, queremos criar experiências únicas, memoráveis e emocionalmente relevantes, dentro e fora dos estádios”, destaca, por sua vez, Bernardo Azevedo, diretor geral da Liga Comercial.

“Esta parceria com a Liga Portugal é uma oportunidade única de nos aproximarmos ainda mais dos nossos consumidores,
celebrando as suas paixões e proporcionando experiências memoráveis onde os nossos snacks favoritos se tornam parte do jogo”, afirma Rita Alves, country marketing lead Mondelēz Portugal.

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Omnicanalidade e apoio personalizado são decisivos para a fidelização do cliente

O estudo ‘The New Customer Care Playbook’ identificou cinco estratégias chave que as empresas devem adotar para construir uma lealdade à marca que seja duradoura. 

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A importância de reforçar uma estratégia de apoio ao cliente centrada nas pessoas, proativa e personalizada, é uma das conclusões de um estudo realizado pela Foundever, empresa global na gestão da experiência do cliente.  ‘The New Customer Care Playbook’ analisou os fatores decisivos para as marcas fidelizarem clientes num mercado exigente e com elevada competitividade.

O estudo identificou cinco estratégias chave que as empresas devem adotar para construir uma lealdade à marca que seja duradoura. “Estas estratégias são o resultado de uma análise aprofundada das tendências do mercado e das expectativas dos consumidores, e representam um guia essencial para as empresas que procuram fortalecer as suas relações com os clientes”, indica a Foundever.

Apoio personalizado
O relatório reforçar a importância de uma estratégia de apoio ao cliente centrada nas pessoas, proativa e personalizada – uma fórmula que, segundo a Foundever, pode traduzir-se numa redução de cinco pontos percentuais das taxas de rotatividade de clientes. Um dos pontos identificados para fortalecer a relação com o cliente é a personalização em escala – os clientes esperam que as marcas os conheçam e lhes ofereçam experiências personalizadas.
Isto implica utilizar dados e análises para compreender as suas necessidades e preferências individuais e adaptar a comunicação e as ofertas. Um dos exemplos apresentados demonstra como uma empresa multinacional do setor alimentar, ao implementar ferramentas de tradução em tempo real baseadas em IA, expandiu o suporte de 16 para 80 línguas na Europa, atingiu 100% de aumento na ocupação dos agentes e alcançou 96% de satisfação do cliente.

Antecipar problemas
O estudo concluiu também sobre a necessidade de estratégias de proatividade e antecipação. “Não basta reagir aos problemas dos clientes”, alerta o estudo defendendo que as marcas devem ser proativas, antecipar as suas necessidades e oferecer soluções antes que os problemas surjam.  “Segundo dados recentes, uma cultura organizacional que valoriza o reconhecimento dos colaboradores pode gerar economias significativas – uma organização de 10.000 pessoas com uma força de trabalho envolvida pode economizar até 16,1 milhões de dólares anualmente devido à menor rotatividade de pessoal e um impacto positivo na performance da empresa”, reforça.
Por outro lado, a omnicanalidade é outra estratégia fundamental na fidelização de uma marca. “Hoje, os clientes interagem com as marcas através de múltiplos canais e esperam uma experiência consistente e fluida em todos eles”, refere a Foundever no relatório, acrescentando que é essencial que os diferentes canais de comunicação – telefone, e-mail, chat, redes sociais, etc – estejam integrados “e permitam aos clientes uma experiência omnicanal fluida, em que é possível mudar de canal sem perder o contexto da interação”.
Uma outra estratégia chave é o cuidado no apoio ao cliente: “é a cara da marca, e a sua capacidade para resolver problemas e oferecer uma experiência positiva é fundamental para a lealdade do cliente”, defende o relatório. Um estudo de caso de uma seguradora multinacional, referido no estudo, revelou que ao implementar uma formação baseada em IA a empresa obteve uma redução de 28% no tempo médio de tratamento na primeira semana e a proficiência dos profissionais de atendimento foi alcançada duas semanas antes do tempo proposto.

Usar ferramentas de IA
Por fim, as empresas devem promover uma cultura centrada no cliente, que fomente a empatia, a colaboração e a inovação e onde todos os colaboradores compreendam a importância da experiência do cliente e estejam comprometidos em oferecer um serviço excecional. O relatório destaca ainda como os dados são essenciais para tomar decisões informadas.
Cátia Moreira, VP of Performance na Foundever, afirma que “estamos perante uma realidade em que a lealdade do cliente já não se baseia unicamente no preço ou na qualidade do produto, mas sim na experiência integral que a marca oferece”. “É essencial, para as organizações, estudarem a evolução das necessidades dos consumidores, de forma constante e profunda”, alerta.

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Logística

Dália Vicente é a Key Account Manager da DHL para Portugal

“É com grande entusiasmo que integro a equipa da DHL Portugal. Este é um projeto que me inspira pela sua dimensão, dinamismo e capacidade de inovação”, assegura dália Vicente.

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Dália Vicente junta-se à DHL Supply Chain Portugal como nova Key Account Manager, reforçando a equipa de gestão de clientes estratégicos no país.
Para Rui Gomes, Country Manager da DHL Supply Chain Portugal, a nova Key Account Manager “tem o perfil ideal para liderar a gestão dos nossos clientes estratégicos”. “A sua experiência, visão de negócio e conhecimento do sector logístico serão fundamentais para continuarmos a entregar valor e excelência operacional. Estamos muito satisfeitos com a sua integração na equipa”, destaca.

Com mais de 20 anos de sólida experiência no sector da logística e da cadeia de abastecimento, Dália Vicente construiu um percurso forte e diversificado, desempenhando funções de gestão de contas, desenvolvimento de negócio e operações em empresas do sector da logística.

“É com grande entusiasmo que integro a equipa da DHL Portugal. Este é um projeto que me inspira pela sua dimensão, dinamismo e capacidade de inovação. Estou motivada para contribuir ativamente para o fortalecimento das relações com os nossos clientes e para o crescimento sustentável do negócio no mercado nacional”, assegura Dália Vicente.

A DHL Supply Chain em Portugal conta atualmente com 10 centros operacionais distribuídos estrategicamente, cerca de 200.000 m² de área de armazenamento e uma equipa de aproximadamente 1.300 colaboradores. A empresa presta serviços a clientes líderes em todos os setores de atividade, com especial destaque para as áreas de Life Sciences, Retalho, Automóvel, Consumo, Tecnologia e EMEC (Energia, Química, Engenharia e Manufatura).

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Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024

Foram 270 mil toneladas de produtos frescos adquiridos a 365 produtores nacionais, representando cerca de 15 mil pessoas.

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No âmbito do Dia da Produção Nacional, que se assinala sempre a 26 de abril, o Clube de Produtores Continente (CPC) revela que em 2024 comprou 624 milhões de euros à produção nacional para distribuir nas lojas Continente. Um valor que se traduz em mais de 270 mil toneladas de produtos frescos, desde frutas e legumes, talho, charcutaria e queijos, peixaria, padaria e pastelaria.
Em 2024, apoiou, direta e indiretamente, cerca de 15 mil pessoas, através de mais de 200 mil hectares de área produtiva. O número de produtores tem crescido anualmente a dois dígitos, tendo registado o maior aumento em 2024, com destaque para o crescimento dos produtores de carne de origem nacional.

Fundado em 1998 com o objetivo de apoiar os produtores nacionais e valorizar a autenticidade dos produtos portugueses, o CPC tem registado um crescimento significativo ao longo dos anos. Conta atualmente com 365 membros distribuídos de Norte a Sul do país e Madeira, que representam empresas familiares ou organizações de produtores.

Em 2024, o CPC apoiou, direta e indiretamente, cerca de 15 mil pessoas, através de mais de 200 mil hectares de área produtiva

“Os resultados de 2024 refletem o compromisso contínuo do CPC com a produção nacional. Os produtores nacionais enfrentam atualmente desafios imensos, desde as mudanças climáticas até às exigências de inovação tecnológica e é com grande orgulho que os apoiamos, fortalecendo as economias locais e garantindo igualmente que os consumidores tenham acesso a produtos frescos, de origem nacional, provenientes de sistemas de produção mais sustentáveis”, sublinha Ondina Afonso, presidente do CPC.

O CPC  tem na produção e no consumo sustentável as principais preocupações e a sua atividade está alinhada com o 12.º objetivo da ONU, com a estratégia Europeia do Prado ao Prato e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 do Ministério o Ambiente e da Transição Energética.
Neste sentido, desenvolve regularmente iniciativas de formação e capacitação na implementação das melhores práticas produtivas, como a agricultura regenerativa e agroecologia, “aposta na incorporação de matérias-primas certificadas com origem sustentável, e promove a biodiversidade nas explorações agrícolas, entre muitas outras iniciativas, com o objetivo de apoiar os produtores no cumprimento das metas previstas pela Comissão Europeia”, destaca a organização  um comunicado.

O CPC desenvolve regularmente iniciativas de formação e capacitação na implementação das melhores práticas produtivas

O Clube de Produtores  criou ainda, em 2023, a plataforma ‘Feira do Desperdício’ que promove o aproveitamento do desperdício gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre a produção, a indústria e o retalho, que possam desenvolver projetos de inovação e circularidade. A plataforma já deu origem a produtos como o folar de carne de fumeiro, feito com excedentes de enchidos e fumados não comercializáveis por uma questão de gramagem, que juntou os produtores Pão de Gimonde e Salsicharia da Gardunha. “O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo”, refere ainda no comunicado.

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