LeadCrest cria aliança estratégica com o Grupo Mosqueteiros em Portugal
A operação traduziu-se na aquisição de uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Esta parceria estratégica, avaliada em cerca de 500 milhões de euros, “reflete a capacidade da LeadCrest em atrair os principais investidores e parceiros financeiros”, destaca o fundo de investimento europeu num comunicado conjunto com o Grupo Mosqueteiros.
Através desta operação, a LeadCrest Capital Partners, gestora de fundos exclusivamente dedicada a investimentos de sale-leaseback e build-to-suit na Europa, adquiriu uma participação de 49% na Alcapredial, a entidade responsável pelo ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal.
O Grupo Mosqueteiros é um dos principais grupos da grande distribuição na Europa. Com origem em França, onde é o 3º maior distribuidor alimentar, o Grupo gere cerca de quatro mil pontos de venda de proximidade nos setores alimentar, bricolage e automóvel, em França, Bélgica, Polónia e Portugal, onde está presente desde 1991 com as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady.
A carteira imobiliária atual inclui mais de 260 lojas com um valor bruto dos ativos (GAV) de cerca de 500 milhões de euros. Esta inclui supermercados (que representam cerca de 70% do GAV total), lojas de bricolage e centros de manutenção automóvel distribuídos por 18 distritos em Portugal, informa a LeadCrest. “Esta carteira representa mais de dois terços da presença total do Grupo Mosqueteiros em Portugal, sendo as restantes lojas propriedade dos membros da cooperativa, também conhecidos como ‘aderentes’”, acrescenta no comunicado.
“A LeadCrest provou ser um parceiro estratégico que partilha os nossos valores e está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de crescimento na Europa. A LeadCrest apoiou-nos com sucesso nesta operação complexa”, definiu Romain Bedu, presidente do Conselho de Administração da Immo Mousquetaires.
“Ficamos muito impressionados com a experiência do Grupo Mosqueteiros, com o seu modelo de negócio único e com as suas ambições para Portugal e para a Europa nos próximos anos. Estamos plenamente convencidos das principais características e vantagens do seu modelo cooperativo e temos o prazer de contribuir ativamente para os seus planos de expansão”, afirmou, por sua vez, Georges Asmar, presidente, diretor-geral e gestor de Carteira da LeadCrest.