Pinhais revive a história da indústria conserveira com lançamento de um garfo de sardinhas
Para a Pinhais, este é “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”.

Hipersuper
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
Jungheinrich recebe Red Dot Design Award ‘Best of the Best’
CEPAAL lança app e site OLI(V)ALL-IN para aproximar produtores e consumidores
Sandra Serôdio é a nova business development manager da equipa da DHL Supply Chain em Portugal
Oliveira da Serra e Arcádia lançam trufas de chocolate negro com azeite em edição limitada
Retalho opera com normalidade após apagão elétrico. APED sublinha “resiliência e espírito de serviço”
Abriram as candidaturas ao programa para mulheres empreendedoras no agroalimentar
YoPRO e FC Famalicão sublinham a importância do treino com ação inédita no futebol português
A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da Nuri, marca de conservas para o mercado internacional, apresenta o novo garfo de sardinha Nuri, “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”, como define a empresa.
O garfo de sardinha tem uma história rica que remonta à ascensão da indústria conserveira no século XIX. Com a popularidade do peixe enlatado, surgiu no início do século passado a necessidade de um utensílio especial: um garfo delicadamente trabalhado que pudesse retirar as frágeis sardinhas das latas sem as partir ou derramar o azeite. “Através do Garfo de Sardinhas Nuri vai ser possível sentir o sabor da história, fazendo com que cada refeição seja uma experiência gastronómica única. Esta é uma peça de particular beleza e elevada qualidade, criada para durar gerações e que honra tanto as antigas tradições como a modernidade e alegria de uma refeição requintada”, sublinha Patrícia Neves de Sousa, Global Brand & Business Development of Nuri Design.
O desenho do Garfo de Sardinha Nuri presta homenagem à cidade portuária de Matosinhos e faz homenagem à forma do tridente de Neptuno. É ainda decorado com os símbolos característicos da Nuri, como uma sardinha e um piripíri. A autoria é do designer Felix Muhrhofer, e é fabricado pela Herdmar, uma empresa familiar de Guimarães, produtora de cutelaria de mesa e com um legado de fino artesanato e louça exclusiva. Já está à venda no Museu-Vivo da Pinhais em Matosinhos, na loja Nuri de Viena (Áustria), e na boutique online, estando disponível em dois formatos: uma elegante caixa com um único garfo ou um conjunto com dois garfos, acompanhados de uma lata Nuri de Sardinhas em Azeite Picante.
Fundada em 1920, a Pinhais cresceu ao longo do último século mantendo-se fiel a um método tradicional de produção de conservas, que se mantém inalterado e garante a mais elevada qualidade e sabor aos seus produtos. Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, exporta atualmente para todo o mundo 90 por cento da sua produção e tem na NURI, a sua marca para o mercado de exportação. Em 2021 criou o Conservas Pinhais Factory Tour, um museu-vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras.