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Alimentação saudável e conveniência são tendências em movimento no retalho

Nos últimos anos, muito se alterou na alimentação das pessoas. Os consumidores preocupam-se, cada vez mais, com escolhas saudáveis e com a questão do desperdício. Mas o ritmo do dia-a-dia tem levado também a opções dentro de uma alimentação prática, conveniente, fácil de confecionar. O Hipersuper foi saber, junto das insígnias do retalho alimentar, quais são as grandes tendências de alimentação saudável e que investimentos estão a fazer nos formatos de conveniência.

Ana Grácio Pinto
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Alimentação saudável e conveniência são tendências em movimento no retalho

Nos últimos anos, muito se alterou na alimentação das pessoas. Os consumidores preocupam-se, cada vez mais, com escolhas saudáveis e com a questão do desperdício. Mas o ritmo do dia-a-dia tem levado também a opções dentro de uma alimentação prática, conveniente, fácil de confecionar. O Hipersuper foi saber, junto das insígnias do retalho alimentar, quais são as grandes tendências de alimentação saudável e que investimentos estão a fazer nos formatos de conveniência.

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“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
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A busca dos consumidores por uma alimentação mais equilibrada tem influenciado a inovação das empresas de retalho e distribuição. No início deste ano, a Innova Market Insights apresentou, a convite da associação PortugalFoods, um estudo onde enumera as dez grandes tendências que iriam impactar o setor agroalimentar em 2024. A consultora internacional sublinha no estudo que os consumidores continuam preocupados com aumento dos preços, mas tendencialmente estão a mudar o enfoque para o cuidado com o que ingerem, preferindo alimentos com ingredientes preparados para cuidar da sua saúde.

João Calqueiro, diretor comercial Marca Própria Pingo Doce

“De uma forma global, os produtos de alimentação saudável têm vindo a registar uma procura cada vez maior, em virtude de um interesse crescente por dietas alimentares que se adaptem a estilos de vida saudáveis, que se traduzem na redução do consumo de alimentos com excesso de açúcar, sal e gorduras, ou no aumento do consumo de produtos funcionais e enriquecidos, por exemplo”, considera o diretor comercial Marca Própria Pingo Doce.
João Calqueiro afirma que o Pingo Doce foi o primeiro retalhista do setor “a eliminar todos os intensificadores de sabor e corantes artificiais da totalidade dos produtos alimentares de marca própria” e acrescenta que, nos últimos anos, a insígnia “tem apostado no segmento do estilo de vida ativo”, com o lançamento e o alargamento do sortido da marca Go Active, nos produtos destinados a pessoas com restrições alimentares, como os sem glúten, produtos free from, entre outros, e nos biológicos sob a marca Go Bio.
Na gama Go Active, de produtos ricos em proteína, em formatos versáteis para consumir fora de casa e de produtos indulgentes, o Pingo Doce apresentou este ano novos sabores de pudins proteicos (baunilha, avelã e café) e novos snacks proteicos, além de reforçar a oferta para os consumidores com uma atividade física mais regular.
Complementarmente, a empresa do grupo Jerónimo Martins mantém a oferta de “um sortido alargado de produtos frescos de qualidade – frutas, legumes, carne, peixe e pão – e de comida fresca, no qual se destacam as sopas confecionadas de forma tradicional nas nossas cozinhas”, acrescenta João Calqueiro. O responsável frisa ainda que a empresa avalia de forma constante as tendências de consumo do mercado nacional e internacional e a evolução do retalho mundial e a inovação no sentido de antecipar e responder a essas tendências.
Uma das dez tendências apresentadas no estudo Innova Market Insights refere que apesar de estarem abertos a experimentar sabores do mundo, a preocupação dos consumidores com o ambiente e com os produtos locais mantém-se. “Os clientes preferem produtos produzidos nos seus próprios países, valorizando quem apresenta essas opções, mesmo para pratos tradicionais de outras geografias”, indica a consultora.
De entre as tendências de alimentação saudável identificadas pelo Continente, está a crescente procura por alimentos frescos e de origem local “que refletem a preocupação do cliente com a sustentabilidade e sazonalidade das suas escolhas”. “Nas compras de frutas, por exemplo, o cliente está mais atento às frutas da época, como as nectarinas em junho ou a nossa melancia nacional ‘zero resíduos’ com poucas sementes. Além disso, temos sempre disponível uma gama complementar de frutas e legumes biológicos nas nossas lojas”, exemplifica a marca que destaca ainda as refeições prontas a comer da Cozinha Continente, como uma gama confecionada com ingredientes “cuidadosamente selecionados, e sem adição de conservantes, corantes ou intensificadores de sabor”.
“Atentos às tendências, temos também reforçado a nossa oferta da Cozinha Continente com novas alternativas mais equilibradas, como é o caso das refeições a vapor, feitas com legumes frescos a cru e terminadas no micro-ondas em minutos e que permitem uma preservar a qualidade nutricional dos ingredientes”, exemplifica ainda a marca do Grupo Sonae, que tem observado ainda um aumento significativo no interesse dos clientes por alternativas plant-based, como hambúrgueres vegetais, bebidas vegetais e snacks de proteína vegetal.
Tendência apontada já em 2023, os alimentos à base de plantas têm vindo a subir de posição na lista de preferência dos consumidores e se, antes, era apenas pensado para o nicho vegan, há espaço para alargar a base de compradores, que começam a ver nestes produtos uma forma de diversificarem a sua dieta. Na sua marca própria, o Continente destaca a gama ‘Powered by Plants’, as opções refrigeradas e congeladas que recriam o sabor e textura da carne e, mais recentemente, líquidos com base de soja que são produzidos em Portugal.
Na marca do grupo Sonae há a certeza, ainda de que o futuro do retalho alimentar passará também pelo reforço nos formatos de conveniência, reconhecendo que os consumidores buscam cada vez mais soluções rápidas e práticas, mas que não comprometam a qualidade. “Um exemplo concreto desta nossa aposta é a ‘Cozinha Continente’, que veio dar resposta à crescente procura do cliente por soluções de refeição prontas, práticas e convenientes, e onde a qualidade, conveniência e inovação são pilares fundamentais”, assegura a marca, que está a investir em novas tecnologias para otimizar a experiência de compra dos clientes, como os sistemas de self-checkout.

Conveniência no futuro do retalho
Também na Auchan, há uma aposta assumida no reforço da conveniência, de que é exemplo a aquisição da rede Minipreço. “A compra do Minipreço vai reforçar a posição da Auchan nos formatos de conveniência – com cerca de 500 lojas, o Minipreço tem uma presença dominante no segmento de proximidade, é o parceiro de todos os dias e o vizinho de eleição dos bairros portugueses”, sublinha Filipa Rebelo Pinto, diretora de Produto da Auchan.

Filipa Rebelo Pinto, diretora de Produto da Auchan

Quanto às novas tendências de consumo, a insígnia também aponta as alternativas à base de plantas e ainda as anti-alérgicas, “produtos que oferecem benefícios nutricionais, como serem isentos de lactose, de colesterol e ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, para além de contribuírem para a saúde intestinal”, destaca Filipa Rebelo Pinto, dando como exemplo os gelados vegan da marca Auchan que apresentam a soja ou o coco como ingredientes base.
Outra tendência avançada pela diretora de produto da insígnia, junta o melhor de dois mundos num único conceito: as “indulgências saudáveis”, alimentos saborosos que tenham valor nutricional, como os snacks ricos em proteínas. “A crescente procura por indulgências saudáveis faz com que haja novas ofertas que incluem alternativas ‘mais light’ com baixo teor de açúcar e baixo teor de gordura”, explica a responsável. Por outro lado, a crescente consciência sobre questões ambientais faz com que os consumidores procurem cada vez mais opções alimentares sustentáveis, destaca.
“Estas escolhas alimentares passam por opções com menor pegada ambiental, práticas de agricultura biológica, a utilização reduzida de pesticidas e fertilizantes e a conservação dos recursos hídricos e do solo”, exemplifica, defendendo que a Auchan “oferece a maior variedade de artigos Bio do mercado – são mais de 1700 produtos – que respondem às necessidades e procura dos nossos clientes”.
Da mesma forma, refere que há uma preocupação crescente dos consumidores com o bem-estar animal, o que os leva a procurar produtos provenientes de animais tratados eticamente. “Assim, os consumidores cada vez mais recorrem a uma dieta flexitariana, na qual expressaram o desejo de comer mais alimentos vegetais, incluindo frutas, vegetais, nozes e grãos integrais”, completa revelando que a Auchan respondeu a essa procura com o lançamento em julho de uma gama de refeições, prontas a comer, vegetarianas.

Soluções práticas e sustentáveis
No Lidl Portugal, é assumido que a alimentação saudável e sustentável têm vindo a ter não só no período do verão, mas ao longo de todo o ano, “um maior protagonismo” no cabaz de compras dos portugueses, pelo que é uma área na qual a insígnia tem vindo a investir. “No Lidl trabalhamos continuamente na adaptação e inovação da nossa oferta, para melhor responder a desejos e necessidades dos nossos clientes, garantindo qualidade mediante certificação, não só dos nossos produtos, mas também dos nossos fornecedores”, referiu ao Hipersuper o departamento de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.
Mas sendo a época de verão aquela em que os clientes mais procuram soluções práticas e convenientes, sempre com a preocupação de uma alimentação saudável, a empresa disponibiliza várias opções em todas as lojas do país, dando como exemplo a marca própria Chef Select que inclui “diferentes opções de salada, taboulé de frango, wraps, hummus, sopas frescas”, entre outros artigos.
Quanto ao reforço no formato de conveniência, também no Lidl Portugal é assumido que o ritmo de vida atual, cada vez mais acelerado, “tem despoletado uma maior procura por parte dos consumidores por artigos práticos e convenientes, mantendo a exigência de artigos saborosos e nutritivos”. A resposta por parte da multinacional alemã tem se focado “na qualidade e frescura dos seus produtos e na sustentabilidade da cadeia de fornecimento”. “A título de exemplo, são artigos novidade deste verão a salada césar light Chef Select, bem como os hummus de tomate seco e gengibre, prontos a consumir. Neste sentido, o segmento de conveniência tem vindo a evoluir e no Lidl continuará a ser dinâmico e inovador, respondendo à procura exigente dos nossos clientes”, assegura a marca.

Nos supermercados Apolónia o conceito ‘alimentação saudável’ é visto como relativo por depender dos gostos e ideais de consumo de cada cliente. “Esse é um dos motivos pelos quais a nossa oferta é tão variada, pois queremos garantir produtos que correspondam aos diferentes tipos de dieta existentes”, refere a diretora de Operações, Isabel Silvestre.

 

Isabel Silvestre, diretora de operações dos supermercados Apolónia

Mas a procura por produtos saudáveis e inovadores levou a insígnia “a ser o primeiro supermercado do país a disponibilizar carne de bisonte criada com uma dieta natural à base de erva e sem recurso a antibióticos ou hormonas de crescimento artificiais, rica em proteína e baixa em gordura, além de ser produzida de acordo com políticas sustentáveis e altos padrões de qualidade”, revela a responsável.
O Apolónia também tem percebido, junto dos clientes, uma tendência crescente na procura por produtos que tenham benefícios comprovados para a saúde, “como é o caso dos fermentados como os iogurtes, keffir, kimchi ou kombuchas, sem esquecer os alimentos não processados”, adianta Isabel Silvestre. Os produtos sem lactose ou sem glúten são igualmente procurados para contornar as intolerâncias alimentares, “motivo pelo qual temos uma oferta muito vasta nestes dois segmentos e na qual continuamos a trabalhar constantemente”, destaca.
Outra tendência observada junto do público do Apolónia é “uma crescente procura” por alimentos biológicos e frescos de produtores locais, “assim como de produtos vegetarianos e veganos, para quem defende a prática de uma dieta à base de plantas com vista a uma melhor saúde e proteção do ambiente”.
Mas, ao contrario das outras insígnias de retalho alimentar, os Supermercados Apolónia têm uma filosofia de negócio “muito focada no serviço ao cliente e no atendimento personalizado” o que, explica a sua diretora de Operações, resulta em que o conceito de conveniência “não seja o nosso caminho, pois iria desvirtuar o que mais nos caracteriza, a proximidade dos nossos clientes e a atenção que temos às necessidades específicas de cada um”. “O serviço e a variedade é o que nos diferencia e é esse o caminho que queremos continuar a fazer”, assegura Isabel Silvestre.

Este artigo faz parte da edição 425 que pode ler aqui

 

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Lisbon Bar Show apresentou novidades

O Lisbon Bar Show apresentou, no Hotel Locke de Santa Joana, em Lisboa, as primeiras novidades da edição que assinala o 10.º aniversário do maior evento de hospitalidade, restauração e […]

Hipersuper

O Lisbon Bar Show apresentou, no Hotel Locke de Santa Joana, em Lisboa, as primeiras novidades da edição que assinala o 10.º aniversário do maior evento de hospitalidade, restauração e hotelaria em Portugal.  Com mais de 120 expositores confirmados, esta edição assume o compromisso de fazer “mais e melhor” do que nos últimos nove anos. Apesar do destaque dado à produção nacional, a diversidade continua a ser um dos pilares do evento, que recebe marcas e profissionais de todo o mundo.

Uma das grandes apostas deste ano é a evolução do conceito de bar sem álcool, que foi testado de forma primária na edição anterior e que agora ganha um novo protagonismo. O espaço contará com uma seleção alargada de expositores dedicados a destilados não alcoólicos – uma tendência em forte crescimento, com alternativas a gins, tequilas e outras bebidas espirituosas, totalmente livres de álcool.

O Lisbon Bar Show volta a acolher também o Congresso Ibérico de Bartenders, que celebra a sua terceira edição no dia 20 de maio, entre as 13h e as 20h. Esta plataforma de debate e networking é dedicada à Península Ibérica e promove a partilha de experiências entre profissionais do setor. Entre os oradores convidados estão Danil Nevsky (Indie Bartender), Antonio Naranjo (Especiarium), Bruno Santos (International Bartenders Association), Carlos Santiago (The Royal Cocktail Club), Wilson Pires e Tiago Oliveira (In’Verso) e Javier Caballero (Brand Ambassador Perrier).

Ao longo dos dois dias do evento, o público poderá assistir a diversas palestras e apresentações conduzidas por 30 oradores nacionais e internacionais de referência, entre os quais se destacam Sebastian Atienza e Lucila Calichio (Tres Monos), Sorrel Moseley-Williams (Sorol Wines), Matteo Mosetii (Giffard), Chef Mário Cruz (Restaurante Marlene), Pablo Straubel (Bar Badassery), Damià Mulà (100% Barman), Domingos Soares Franco (Enólogo), Georgi Radev (Laki Kane), Tom Dyer (Flair Camp), Martha May Markham (Swift), Chef Bertílio Gomes (Taberna Albricoque), Camille Vidal (La Maison Wellness), Iván Saldaña (Casa Lumbre), Flavi Andrade (Rossio Gastrobar), Pedro Duarte (Curioso Cocktail Bar), Daniel Marques (Adamus Gin), António Cuco (Sharish Gin), Flávio Próspero (Restaurante Maré), Jared Brown e Anistatia Miller (historiadores de cocktails), Júlio Bermejo (Tommy’s Mexican Restaurant), Esteban Morales (Casa Endémica), Iain McPherson (Panda & Sons), Marcio Silva (Eximia), Liam Scandrett (Wine & Spirit Education Trust), Norberto Carvalho (Bebericando), Penelope Vaglini (Coqtail), Rui Mota (Ciências Gastronómicas), Nikos Theodorakopoulos e Alex Tselepis (The Bar in Front of the Bar).
Como já é habitual, o evento volta a acolher competições como o Vintage Cocktail Competition e o Concurso de Cachaça 51.

Já foram também anunciados os finalistas dos Prémios Lisbon Bar Show, que distinguem os melhores do setor em 11 categorias. Os vencedores serão revelados na cerimónia de encerramento do evento, no dia 21 de maio, pelas 19h15.

Segundo Alberto Pires, fundador do Lisbon Bar Show, “Este ano celebramos uma década de trabalho, dedicação e evolução. É uma edição muito especial, em que queremos dar um forte destaque ao que é português – aos produtos, aos profissionais, à inovação nacional – sem deixar de manter a diversidade e a qualidade internacional que sempre marcaram este evento. Vamos ter mais expositores, mais oradores, mais conteúdos, e um bar sem álcool totalmente dedicado a uma nova geração de produtos. A ideia é simples: fazer melhor do que em qualquer uma das edições anteriores.”.

O Lisbon Bar Show realiza-se nos dias 20 e 21 de maio de 2024, na Sala Tejo, no Meo Arena, em Lisboa, das 12h às 20h. Os bilhetes estão disponíveis em pré-venda até 16 de maio.
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Retalho

Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro

A nova loja Papa Johns contribui também para a criação de emprego na cidade: uma equipa composta por 9 pessoas.

Hipersuper

A cadeia de pizzas Papa Johns naugura uma nova loja no Barreiro – a primeira na margem sul – no âmbito do seu processo de expansão no país.

A nova loja está localizada na Rua Miguel Bombarda 224 e dispõe de uma sala ampla com mais de 40m2 e capacidade para 28 pessoas, proporcionando um ambiente acolhedor e único.

“Estamos muito satisfeitos por continuar a crescer na região e, de facto, propusemo-nos a abrir mais de 10 lojas na zona de Lisboa este ano e poder expandir para outras cidades estratégicas em Portugal”, explica Nacho González Barrajón, Diretor Geral da Papa Johns Ibéria.

“Se há algo que nos apercebemos nestes anos é que os portugueses gostam das nossas pizzas, em particular, as suas preferidas que são a Super Pepperoni e a Carbonara”, acrescenta González.

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Logística

Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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tagsAplog

Está de regresso o Prémio Excelência Logística (PEL), iniciativa da APLOG que visa promover e estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, através do reconhecimento público de projetos, profissionais e organizações que se destaquem na evolução do setor.

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp.

Na categoria PEL Empresa, o objetivo é premiar organizações cuja atuação se distingue pela excelência na implementação de soluções logísticas inovadoras, capazes de servir como referência e incentivo à adoção de novos modelos de competitividade. O prémio destina-se a empresas que operem em território nacional, incluindo os setores primário, industrial, serviços, retalho, grossistas, operadores logísticos, setor público e organizações não governamentais, bem como consultoras e empresas de tecnologias de informação em parceria com clientes.

Já a categoria PEL Academia pretende distinguir trabalhos académicos, cursos, programas de mestrado ou instituições de ensino que promovam a inovação e o conhecimento aplicado ao setor logístico, com impacto relevante na investigação e aplicabilidade prática nas empresas.

Por fim, a categoria PEL StartUpp reconhece projetos empreendedores com um produto mínimo viável e forte componente de inovação tecnológica aplicada à logística, nomeadamente nas áreas de armazém, última milha, transportes, logística de produção ou soluções digitais com impacto nos processos logísticos.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Alimentar

Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos irá reunir, no próximo dia 31 de março, entre as 10h30 e as 12h30, os produtores da região de Odemira no Centro de Investigação para a Sustentabilidade.

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O encontro visa apresentar os resultados dos ensaios realizados em 2024 e os trabalhos em curso, promovendo a partilha de conhecimento técnico entre os produtores associados.

O Centro de Investigação para a Sustentabilidade, distinguido recentemente com o prémio “Sustentabilidade” pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), é o primeiro laboratório nacional dedicado à investigação e demonstração de práticas agrícolas sustentáveis no setor dos pequenos frutos, com enfoque na utilização eficiente da água.

Fruto de uma parceria entre o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Lusomorango e as empresas Driscoll’s e Maravilha Farms, o Centro tem como missão desenvolver soluções científicas que permitam aos produtores otimizar o uso de recursos naturais. Entre as áreas de atuação estão a integração de sistemas biológicos apoiados na biodiversidade, a redução do uso de pesticidas, a minimização do impacto ambiental do plástico e a procura por alternativas mais sustentáveis.

Afirmando-se como colaborativo, o Centro tem ainda a missão de partilhar o conhecimento produzido, não só com a comunidade local, mas também com todo o setor agrícola, nacional e internacional.

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Bebidas

Bacalhôa conquista distinções no Mundus Vini Spring Tasting 2025

Os vinhos da Bacalhôa foram premiados com 4 medalhas na prova de primavera da “Grand International Wine Award Mundus Vini”, uma das competições de vinhos mais importantes da Alemanha e do Mundo.

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Com duas medalhas Grand Gold e duas medalhas Gold, a Bacalhôa Vinhos de Portugal volta a afirmar a qualidade e excelência dos seus vinhos no panorama mundial.

Entre os grandes vencedores destacam-se os vinhos Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 10 Anos 2009 e Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos 2009, ambos distinguidos com a mais alta condecoração do concurso, a medalha Grand Gold.

A Bacalhôa foi ainda premiada com duas medalhas Gold, atribuídas ao Bacalhôa Moscatel de Setúbal DO 2022 e ao Quinta da Terrugem 2021.

O concurso Mundus Vini, criado na Alemanha, é uma das mais influentes competições de vinhos a nível global, reunindo anualmente um painel de especialistas internacionais para avaliar milhares de referências provenientes de diversos países.

Vinhos premiados:

Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 10 Anos 2009
Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos
Bacalhôa Moscatel de Setúbal D.O. 2022
Quinta da Terrugem 2021

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Retalho

Leroy Merlin lança boxers de cintura subida pensados para evitar “revelações inesperadas”

As Merlundies estão disponíveis, gratuitamente e em edição limitada, na loja Leroy Merlin de Alfragide.

Hipersuper

Foi a pensar nos seus clientes – o cliente PRO e o cliente particular que faz pequenos DIYs em casa – que a Leroy Merlin decidiu lançar as Merlundies: uns boxers de cintura subida, criados para garantir maior conforto e discrição em qualquer tipo de obra. Segundo a marca, o objetivo é simples: que quem se dedica aos seus projetos o possa fazer com liberdade de movimentos, sem preocupações adicionais, e mostrando só o seu talento.

A Leroy Merlin  reforça, com esta ação inédita, a sua proximidade com os clientes, desde os profissionais do setor até aos entusiastas da bricolage. As Merlundies são um reflexo do compromisso em responder a desafios reais, garantindo soluções que promovem conforto, confiança e liberdade de movimentos em qualquer tipo de obra ou projeto, sublinha em comunicado.

Esta iniciativa integra-se no compromisso da marca de estar ao lado de quem constrói, reabilita e renova espaços, seja numa pequena obra ou num grande projeto, oferecendo não só soluções técnicas e funcionais, mas também respostas que tornam a experiência de bricolage e construção mais prática – e descontraída, acrescenta.

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Retalho

Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal

A nova Senior National Account Manager traz 16 anos de experiência para fortalecer a estratégia da Adecco no setor industrial e logístico

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A Adecco Portugal, líder global em soluções de recursos humanos, anuncia a integração de Sónia Gonçalves como senior national account manager – industrial & logistics. “Esta nomeação vem reforçar a estratégia da empresa em oferecer soluções personalizadas e impactantes para os setores da indústria e logística, dois dos mais dinâmicos da economia nacional”, informa a empresa.

Sónia Gonçalves tem uma carreira de 16 anos em recursos humanos e a sua experiência abrange áreas como trabalho temporário, recrutamento permanente, outsourcing, desenvolvimento de talento e outplacement, refletindo uma visão integrada e orientada para resultados.

A sua chegada à Adecco Portugal reforça a aposta da empresa no desenvolvimento de parcerias estratégicas, combinando uma abordagem inovadora com um profundo conhecimento operacional. “A integração da Sónia Gonçalves representa um novo impulso na nossa missão de oferecer soluções personalizadas e impactantes. A sua expertise e dedicação serão determinantes para reforçar o nosso compromisso em conectar talento e oportunidades, sempre com um olhar atento às necessidades específicas do setor Industrial & Logistics,” sublinha Alexandra Andrade, country manager da Adecco Portugal.

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Exportação

AEP promove missão empresarial ao Canadá

A Associação Empresarial de Portugal pretende encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva.

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A AEP promove, entre 29 de março e 5 de abril, uma missão multissetorial ao Canadá à procura de oportunidades de negócio.Dividido entre Vancouver e Toronto, o programa da 10ª missão empresarial da AEP àquele país da América do Norte inclui reuniões com parceiros locais, proporcionando às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios e o contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores. As reuniões foram previamente agendadas e tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante.

O objetivo é encontrar os parceiros locais certos para as 10 empresas nacionais que integram a comitiva: Allcost – Têxteis para Hotelaria (têxteis-lar), Casa José Luis Pedro (vinhos comuns e licorosos), Catari Indústria (sistemas de andaimes e equipamentos de proteção coletiva), Fábrica de Tecidos do Carvalho (têxteis-lar), Hidrofer – Fábrica de Algodão Hidrófilo (desenvolvimento e fornecimento de produtos em algodão hidrófilo), Lacto Serra – Comercialização e Fabrico de Lacticínios (produção e comercialização de queijo), Lindeborg Wines (vinhos comuns e licorosos), Lumatex – Indústria Têxtil (têxteis-lar), Neiper Home (têxteis-lar), Têxteis DA – Domingos Almeida (têxteis-lar).

“O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, é estável e aberto ao comércio internacional, oferecendo às empresas oportunidades estratégicas. Beneficiando do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA) – que facilita as relações comerciais entre empresas europeias e canadianas – as empresas podem explorar as vantagens de um mercado diversificado, rico e dinâmico. A primeira missão empresarial da AEP ao Canadá foi em 2010 e, desde então, já se realizaram 11 ações no Canadá (9 missões e 2 feiras), lembra o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

O Canadá é a décima maior economia mundial e um dos países mais desenvolvidos do mundo. Tem uma economia estável e competitiva e aberta ao exterior. É um dos países com maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial. Integra o G7, posiciona-se nos lugares cimeiros no ranking de Doing Business, tem um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, apresentando um consumo privado em contínuo crescimento.

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Alimentar

CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária

A CONFAGRI promove, a 4 de abril, o seminário ‘Licenciamento e Incentivos na Atividade Pecuária’.

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A CONFAGRI promove, a 4 de abril, em Braga, o seminário ‘Licenciamento e Incentivos na Atividade Pecuária’. Inserida na 57ª Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, a iniciativa decorre no Forum Braga (Auditório do piso 1) das 10h ás 12h30 e contará com a intervenção do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na sessão de encerramento.

O seminário conta com o apoio da AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite, da CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado e da InvestBraga e tem como principal objetivo “abordar os principais desafios enfrentados pela atividade pecuária, com especial ênfase no licenciamento e nos ecorregimes”, informa a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Contará com a participação de diversos especialistas “para garantir que, através do diálogo e partilha de diferentes perspetivas, são encontradas soluções que ajudem a mitigar as dificuldades e complexidades enfrentadas pelos produtores pecuários nacionais, garantindo o crescimento sustentável da atividade”, acrescenta a CONFAGRI.
A participação neste seminário é totalmente gratuita, pressupondo apenas a inscrição prévia dos participantes até ao dia 2 de abril.

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Alimentar

“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”

Em 2023 a produção nacional totalizou 86.078 toneladas, indica o INE. E “é notório o crescimento de segmentos que tem como driver de consumo o eixo da saúde”, sublinha Pedro Cunha, do Grupo Lactogal, que avança com novos números.

O queijo não perde espaço na mesa das famílias. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que o consumo per capita em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, tendo chegado aos 14,9 kg por ano em 2023. E cada agregado familiar adquire, em média, cerca de 400 gramas de queijo por ato de compra.

“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo, sendo também a categoria com maior penetração nos lares portugueses. Estes são indicadores que ajudam a perceber a performance extremamente positiva do mercado e que resultam num ano 2024, que fecha 2,5% acima do homólogo em volume de queijo comercializado em Portugal”, avança Pedro Cunha, gestor de marca Castelões e Milhafre dos Açores do Grupo Lactogal, ao Hipersuper.

O responsável considera estes dados “históricos”, com o queijo a atingir “um novo máximo de volume de 83 mil toneladas no ano 2024, em que muito contribuíram as marcas Lactogal”. No Grupo, 2024 significou registos de crescimento “acima da própria categoria”, resultado para o qual “muito contribuíram as marcas Milhafre dos Açores e Matinal”, assegura Pedro Cunha que antevê, para 2025, que o setor em Portugal continue a registar “uma grande dinamização do mercado”.

Opção mais equilibradas

Presença incontornável na tradição gastronómica portuguesa, o queijo é uma fonte de prazer à mesa. Mas também neste setor, os consumidores querem poder optar por soluções mais equilibradas e estão mais atentos à qualidade nutricional e à informação dos rótulos.

Pedro Cunha assume que no caso do queijo o equilíbrio entre indulgência e a preocupação com a nutrição complica-se. “Por um lado, trata-se de um alimento com uma forte componente de prazer e indulgencia associado ao seu consumo”, refere, confirmando, por outro lado, que há um crescimento de segmentos “que tem como driver de consumo o eixo da saúde”. “Este dado é particularmente relevante para explicar o crescimento do segmento de queijo fresco que já pesa, em 2024, cerca de 19% do total do mercado de queijo”, informa.

A indulgência mantém o seu espaço num Grupo que sabe que a categoria de queijo tem um peso cada vez maior no mercado dos lacticínios

No Grupo Lactogal, o consumo associado a uma alimentação mais saudável é especialmente trabalhado na marca Matinal, com uma posição sólida neste segmento, “através da oferta de novas opções de consumo sem lactose, com proteína ou até novas tipologias de queijo, como o queijo fresco Matinal Cottage, que abrem todo um novo mundo de opções para os consumidores”, exemplifica.

Mas a indulgência mantém o seu espaço num Grupo que sabe que a categoria de queijo tem um peso cada vez maior no mercado dos lacticínios. Este ano, entre as apostas da Lactogal, a marca Castelões vai continuar a ser dinamizada com “soluções versáteis e novas interpretações da tradição” e a marca Milhafre dos Açores vai continuar a ser potencializada “de forma a maximizar a importância do queijo de especialidade dos Açores no mercado nacional”, revela Pedro Cunha.

Recorde-se que a empresa viu o seu Milhafre da Ilha Graciosa com 12 meses de cura, uma edição limitada de 180 unidades, conquistar uma medalha de bronze no World Cheese Awards, em 2024 e ser considerado o melhor queijo de cura prolongada de Portugal, no mesmo ano, no concurso da ANIL. Os resultados positivos levam à vontade “de apostar nesta tipologia de queijo, valorizando a sua origem que é, acima de tudo, uma reserva mundial da biosfera”, descortina, avançando que 2025 “não será exceção para novas surpresas na marca”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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