Sabe bem neste verão: as sugestões de Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor
Com uma vasta experiência no setor vitivinícola, Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor é reconhecido pelo seu profundo conhecimento e paixão por vinhos e sugere na nossa rubrica alguns vinhos brancos para este verão.
Hipersuper
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Com uma vasta experiência no setor vitivinícola, Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor é reconhecido pelo seu profundo conhecimento e paixão por vinhos e apresenta na nossa rubrica as suas recomendações de vinhos brancos para este verão, onde destaca opções frescas e versáteis que prometem agradar aos paladares mais exigentes. As escolhas incluem rótulos de diversas regiões vitivinícolas, valorizando a qualidade e a singularidade de cada vinho, ideais para acompanhar refeições leves ou apenas para desfrutar nos dias mais quentes.
AH! Galego 2023, Quinta da Vacaria, Douro
De vinhas plantadas a 600 metros de altitude, de moscatel galego, com a chancela da Quinta da Vacaria, nasce o Ah Galego!. Um vinho jovem e fresco, que chega ao mercado com uma imagem disruptiva e repleta de cor, como pede o verão, da responsabilidade do enólogo João Menezes. Para beber ao som de António Variações, em temas como “O Corpo é que Paga”, a minha sugestão é que possa ser uma boa opção para consumir às 10h00… para quem acorda às 05h00 já é hora de almoço. Harmoniza com boas conversas e umas asas de frango bem picantes.
Granius 2023, No Rules Wines, Dão
De acidez vivaz e linear, o Granius 23, oriundo das castas Malvasia-Fina e Bical, conquista o paladar dos enófilos mais arrojados, com uma evidência de nota citrina e um perfil redutivo. Este vinho tem assinatura do enólogo Tiago Macena e faz parte da marca CÓDIGO, da No Rules Wines, que pretende fazer vinhos “sem regras” para promover o potencial do Dão. Este vinho combina na perfeição com o tema “Frágil” de Jorge Palma, e vai bem nestas tardes longas, com sabor a verão, com uma bela salada de camarão… sem salada.
Vale da Mata Branco 2022, Herdade do Rocim, Lisboa
Um branco com um perfil refrescante, com aromas refinados e complexo, com um volume de boca generoso, aquela acidez crocante e com pretensões para evoluir em garrafa. É um parceiro perfeito para os dias de verão, complementando na perfeição conversas descontraídas e momentos relaxados, seja no final dos dias de praia, ainda com o sal no corpo, seja para as noites quentes, ao som de um bom pop português, estilo, Heróis do Mar e o tema “Paixão”. Harmoniza com um salmão assado, ou para quem não tem paciência para o forno, vai bem com um robalo grelhado… e, para quem não gosta de sujar as mãos com carvão, umas guiozas dão uma combinação deliciosa.
Tarelo Arinto e Verdelho 2019, Ilha do Pico, Açores
“E tu, tens tarelo?”. Esta expressão açoriana para perceber qual o nível de sensatez e juízo que temos, ou não, assenta perfeitamente quando terminamos de beber a primeira garrafa deste Arinto e Verdelho, com as uvas que chegam, diretas dos currais tradicionais, em produções micro. O perfil exótico, com uma influência atlântica e dos solos de basalto, aromas de notas minerais, tem toques tropicais e citrinos. É fresco, elegante na boca, com um final longo e agradável. “Sabe bem, não sabe?”, como questiona o designer que criou o rótulo (Pedro Antunes, Sparrow Creative Solutions),‘no stupid people beyond this point’ desfrutem, ah, e a música para o acompanhar, Rádio Macau e “O Anzol”. Harmoniza com uns belos ovos rotos.
Vicious reserva Alvarinho 2021, Vinhos Verdes
Corroboro neste vinho as palavras de Tiago Macena, o enólogo responsável por esta incursão da marca Quinta da Vacaria na Região dos Vinhos Verdes: “este vinho é uma expressão autêntica do solo único de Monção e Melgaço, é uma celebração vibrante da casta Alvarinho, de produção limitada, a exaltar a grandiosidade da casta, demonstrando toda a sua complexidade e sofisticação. Este vinho proporciona uma experiência vinícola envolvente, associada a um conceito de desejo e paixão. Para este, a música de fundo que me ocorre logo é “Ainda bem” da Marisa Monte”, com uma boa dose de ostras do Sado… Cuidado para não comer a casca… a semana passada tentei e causou-me um pouco de indigestão.
Gutta Supera 2019, Quinta do Paral, Tejo
Da Região do Tejo, de uma vinha velha, com mais de 50 anos, da casta autóctone, Fernão Pires, chega-nos este Guta Supera da Quinta do Paral, um vinho, sem dúvida, “out of the box”. Para beber entre os 10°C e 12°C, para permitir que os aromas citrinos sejam apreciados plenamente, é um vinho gastronómico, que combina especialmente com uma pizza de pepperoni ou um belo de um risoto primavera, com muitas ervilhas… vá, que também pode levar também um lombinho de pato. “Fala-me a verdade”, de Bia Caboz, é a minha sugestão até porque é o que acontece depois da segunda garrafa de Guta (ou de qualquer outra garrafa de vinho).