Polo de inovação digital para o agroalimentar inaugurado em Idanha-a-Nova
O SFT-EDIH – Polo de Inovação Digital para o setor Agroalimentar apresenta-se como o “ponto único de acesso para a digitalização do setor, do prado ao prato”, e reúne 27 instituições.

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Reconhecido pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e integrado numa rede europeia, o SFT-EDIH – Polo de Inovação Digital para o setor Agroalimentar, está implantado na Várzea, concelho de Idanha-a-Nova e coloca a região na vanguarda da digitalização do setor agrícola.
Tem como missão “acelerar a adoção de tecnologias chave para a transição digital, como inteligência artificial, internet das coisas, ciência de dados, blockchain, fotónica, robótica, realidade virtual e aumentada e cibersegurança”, informa a estrutura no seu site.
O SFT-EDIH é um consórcio constituído por 27 das mais representativas instituições que operam no setor agroalimentar em Portugal – entre as quias PortugalFoods, Colab4Food, CORHN, COTEC, CONFAGRI, FIPA, APED, UTAD, ISA e ISEL – e resulta da fusão de três iniciativas, lideradas pelo Food4Sustainability, pela CAP e pelo SFCOLAB, cuja complementaridade permite endereçar os principais desafios de digitalização de produtores, processadores e distribuidores.
Com um orçamento global de seis milhões de euros, para três anos, o SFT-EDIH apresenta-se como entidade sem fins lucrativos que apoia “diretamente as PME e o setor público através de um conjunto de serviços estruturados de formação e qualificação, acesso a redes de inovação, teste e adequação de soluções digitais”.
“Os apoios aos beneficiários são dados através de descontos diretos na prestação dos serviços, podendo ser complementados por apoios adicionais ao abrigo dos auxílios de Estado”, informa no seu site.