Preço do cabaz alimentar no valor mais baixo do ano
Desde o início do ano que o preço do cabaz de 63 produtos alimentares essenciais, monitorizado pela Deco Proteste, já desceu mais de 10 euros tendo, esta semana, atingido o valor mais baixo do ano: 225,21 euros.
Ana Rita Almeida
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor
Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal
Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
É preciso recuar a novembro de 2023 para registar a última vez que o preço deste cabaz alimentar tinha estado tão baixo, quando 41 produtos ainda tinham IVA zero. Desde o início de 2024, o preço desceu 10,84 euros (menos 4,59%). Há um ano, numa análise de 2 de agosto, custava menos 13,12 euros (menos 6,18%).
TOP 10 dos produtos que mais aumentaram entre 24 de julho e 31 de julho de 2024
Tabela: Deco PROteste
Desde o início do ano, entre 3 de janeiro e 31 de julho, as maiores subidas de preço registaram-se em produtos como a maçã gala (mais 20%), o pão de forma sem côdea (mais 14%), a perna de peru (mais 12 por cento), o óleo alimentar +11% e a batata vermelha +9%.
Os dados são da Deco PROteste que com o início da guerra na Ucrânia e a escalada da inflação, realiza todas as semanas uma análise dos preços de um cabaz constituído por 63 produtos alimentares essenciais que inclui carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como perú, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre outros.