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Bruno Borges, CEO da da iServices

Entrevista

“Negócio dos recondicionados está em crescimento”

Bruno Borges, CEO da iServices, partilha em entrevista a evolução da empresa e os ambiciosos planos de expansão que incluem a abertura de novas lojas e a criação de novos empregos até ao final de 2024.

Ana Rita Almeida

Bruno Borges, CEO da da iServices

Entrevista

“Negócio dos recondicionados está em crescimento”

Bruno Borges, CEO da iServices, partilha em entrevista a evolução da empresa e os ambiciosos planos de expansão que incluem a abertura de novas lojas e a criação de novos empregos até ao final de 2024.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
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Logística

A iServices abriu recentemente a sua quinta loja na Bélgica, consolidando a sua estratégia de internacionalização. Este marco é acompanhado pelo o Atelier iS, um projeto pioneiro que permite a personalização de equipamentos. Em entrevista ao Hipersuper, Bruno Borges, CEO da empresa portuguesa de serviços centrados na reparação de equipamentos de telecomunicações e informática multimarca, partilha a evolução da empresa e os ambiciosos planos de expansão que incluem a abertura de novas lojas e a criação de novos empregos até ao final de 2024. Marca do universo Sonae, a iServices conta atualmente com mais de 300 colaboradores e está presente com mais de 60 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices nasceu em 2011. Hoje o seu negócio vai muito mais além que o da reparação. Como olha para este percurso?
A iServices é sobretudo um negócio de confiança e compromisso com os nossos clientes. Foram os clientes que nos ajudaram a definir o percurso, por essa razão hoje temos 3 áreas de negócio: marca de acessórios iS com 2500 referências distintas que são o reflexo dos desejos e necessidades expressos pelos nossos clientes, os recondicionados com 3 anos de garantia iServices e as reparações em 20 a 30 minutos, graças ao vasto stock de peças que temos disponível em cada loja.
Embora continuemos a atrair novos clientes todos os dias, valorizamos especialmente a lealdade dos nossos clientes que continuam a voltar às nossas lojas sempre que precisam.

Têm crescido de forma sustentada. Quanto representam as vendas das lojas físicas e do online?
As vendas online representam aproximadamente 20% do total, enquanto as lojas físicas correspondem a cerca de 80%. No entanto, é importante destacar que o nosso principal foco está nas reparações, que é o cerne do nosso negócio. Portanto, em termos de receita gerada pelas reparações, as lojas físicas representam 100% das vendas.

Que tendências identifica no segmento de smartphones? Por exemplo, o negócio dos recondicionados está a crescer?
O negócio dos recondicionados está em crescimento por duas razões. Primeiramente, devido ao facto dos fabricantes não apresentarem a evolução que poderiam apresentar para justificar a aquisição de um novo modelo e, para além disso, os equipamentos que vendemos têm uma qualidade excecional, que nos permite dar 3 anos de garantia e proporcionar ao cliente uma sensação de confiança. Como resultado, observamos uma tendência crescente do negócio dos recondicionados.
Atualmente as marcas precisam oferecer incentivos para os consumidores trocarem os seus equipamentos antigos por modelos mais recentes, caso contrário, as pessoas continuarão a optar pelos smartphones recondicionados, considerando-os como a opção mais vantajosa em termos de custo-benefício.

Qual a estratégia de abertura de pontos de venda em Portugal?
A estratégia de abertura de pontos de venda em Portugal está sobretudo relacionada com a questão demográfica e com a demanda existente em cada região. Avaliamos o número de habitantes em cada localização, além de monitorizarmos diariamente a procura no nosso website, de modo a apurar onde estão localizados potenciais clientes. Com base nesses dados, identificamos as áreas onde ainda não estamos presentes e onde há uma maior procura pelos nossos serviços.
Ainda este ano, contamos abrir mais 15 lojas em Portugal. O nosso foco principal de investimento encontra-se nos concelhos ou distritos onde ainda não estamos presentes e podemos vir a fazer a diferença, como é o caso da região do Algarve, onde atualmente apenas contamos com 3 lojas. Estamos comprometidos em expandir a nossa presença para atender melhor às necessidades dos clientes e alcançar um público mais amplo em todo o país.

O Atelier iS surgiu como? A personalização é uma tendência que vai crescer?
As primeiras experiências de personalização surgiram há, aproximadamente, 8 ou 9 anos. Naquela época, a tecnologia era semelhante à que temos hoje, embora com máquinas menos eficientes, resultando em processos mais demorados. Atualmente, o Atelier iS leva apenas 7 minutos para produzir uma capa personalizada para o cliente.
Consideramos que esta tecnologia é uma mais-valia para o nosso negócio, proporcionando aos clientes a oportunidade de personalizar as suas capas de forma rápida e conveniente.

Qual a estratégia para este projeto pioneiro? Vai ser uma aposta internacional e nacional?
Inicialmente, o projeto foi uma aposta internacional, motivada principalmente pela curiosidade e pelo facto de dispormos de uma loja em Bruxelas, no Woluwe Shopping, muito espaçosa e com condições para implementar o Atelier iS.
Após isso estamos a replicar o Atlier iS em diversas lojas de Portugal como é o caso da loja do NorteShopping, do Colombo e do Forum Almada.
Esta estratégia reflete o nosso compromisso em oferecer uma experiência única aos nossos clientes, tanto a nível nacional como internacional.

Quais foram os principais fatores que motivaram a decisão de internacionalizar a marca iServices e como essa estratégia se alinha com os objetivos da empresa?
A decisão de internacionalizar a iServices foi motivada por uma série de fatores ao longo do tempo. Em primeiro lugar, recebemos feedback positivo de clientes, amigos e conhecidos que nos incentivaram a expandir para diversos países.
Além disso, algumas empresas abordaram-nos com propostas para franquear o nosso negócio, embora não tenhamos adotado esse formato. Para além disso, durante as nossas viagens, observámos a ausência de conceitos semelhantes ao nosso, o que nos levou a considerar a oportunidade de preencher essa lacuna. Foi, portanto, uma ideia que foi amadurecendo ao longo dos anos e que acabou por ser recentemente implementada. No entanto, a nossa estratégia de internacionalização não se limita aos países onde já estamos presentes, Espanha, França e Bélgica queremos ir mais além e sempre garantindo que mantemos o mesmo padrão de serviço e excelência que temos em Portugal.

Como o processo de seleção de novos mercados para a internacionalização foi conduzido? Existem critérios específicos ou indicadores de mercado que influenciaram a escolha dos mercados alvo?
São vários os critérios e os indicadores de mercado que influenciaram a nossa escolha. Por um lado, consideramos a viabilidade do mercado e procuramos geografias pouco saturadas onde o conceito da iServices se possa destacar. Por outro lado, estamos sempre atentos aos mercados europeus, especialmente porque vendemos através de diversas plataformas para toda a Europa. Contudo, é importante referir que a expansão da iServices na Europa, como a conhecemos atualmente, está sujeita a mudanças no futuro. Estamos abertos a explorar diferentes vias de expansão e podemos considerar a entrada em vários países de acordo com as oportunidades e as necessidades do mercado.

Olhando para o futuro, há planos para expandir a presença internacional para outros países ou regiões? Quais são as expectativas e metas para os próximos anos no contexto da internacionalização?
O nosso objetivo primordial passa por consolidar o funcionamento das lojas que temos no estrangeiro e trabalhar a credibilidade e a visibilidade da marca. Para além disso, estamos constantemente a avaliar novas oportunidades de expansão noutros países e regiões. Temos identificado diversas geografias não só na Europa, mas também a nível mundial.
Garantidamente que não vamos ficar limitados aos 4 países onde já estamos presentes atualmente, sendo o nosso objetivo desenvolver uma estratégia de expansão internacional que nos permita alcançar novos mercados e atender às necessidades globais, mantendo sempre a identidade iServices.

Esta entrevista foi publicada na edição 424.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Hoje é o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente na sua gama de produtos

A Reina tem como objetivo até 2025 que todos os ovos consumidos pelo Grupo sejam provenientes de galinhas criadas no solo.

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ovo e a Reina sublinha a importância deste ingrediente que, para a Reina, “é uma matéria-prima muito importante e está na base de muitas das nossas receitas, tais como, Pudim de Ovos, Natas do Céu, Toucinho do Céu, Pudim Flan Proteico, Creme Catalana e Flan de Café”.

A Reina sublinha em comunicado que tem como objetivo até 2025, que todos os ovos consumidos pelo Grupo sejam provenientes de galinhas criadas no solo. Um processo que teve início em 2019 com o lançamento do Pudim Flan de Ovo de galinhas criadas no solo. Desde então tem sido introduzida a mudança nos produtos que vai lançando, informa.

“Estamos também empenhados em monitorizar a não utilização de sistemas de aviários combinados. Este objetivo é o resultado da nossa preocupação com uma produção sustentável e, em particular, com o bem-estar animal”, conclui a marca de sobremesas tradicionais que surgiu em 1926 e inaugurou a primeira fábrica em Portugal, localizada em Pombal – a Doce Reina, em 2011 – que produz não só gelatinas como outras sobremesas lácteas da marca.

 

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Bebidas

Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab

O projeto está a dar nova vida a lonas publicitárias da Super Bock, através do trabalho e arte de reclusos.

Este projeto de design ecológico e social surge de uma parceria entre a loja online da Super Bock e a designer Madalena Martins. Até ao momento já foram produzidas 140 peças, que estão disponíveis na Super Bock Store.

Os produtos do Design Collab são criados numa oficina anexa ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, a partir de lonas e telas publicitárias antigas da Super Bock.

“Nascem pelas mãos, pela arte e pela mestria de alguns reclusos deste estabelecimento prisional”, destaca a empresa num comunicado.

A parceria com Madalena Martins começou em 2011 e gerou vários projetos ao longo do tempo. O Design Collab começou a ser idealizado e estruturado no final de 2023 e, a par de outros projetos feitos em parceria com a artista, tem origem no re-exist, “um projeto de design ecológico e social que dá uma nova vida a materiais usados através da arte de alguns reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Vale do Sousa e de Paços de Ferreira”, revela a Super Bock.

O objetivo é transformar materiais usados em peças de design originais e exclusivas, dando-lhes uma nova vida através da arte, “ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na reinserção social de reclusos”, acrescenta a empresa no comunicado.

“Depois de cumprir o seu propósito, estas peças tornam-se num desafio muito gratificante quando chegam às minhas mãos: dar uma nova vida a estes materiais, criando uma linha de produtos sustentáveis, com um design cuidado e funcional, traduzindo nela a identidade visual da marca”, apresenta Madalena Martins.

Desde abril deste ano, quando se iniciou a produção, foram criados cerca de 100 tote bags, 15 puffs grandes e 25 puffs pequenos, perfazendo um total de 140 peças. O facto de serem reutilizadas lonas e telas antigas da marca, fazem delas peças exclusivas.

Bruno Albuquerque, diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group sublinha que a parceria de longa data Madalena Martins “é um exemplo claro de como a co-criação pode gerar impacto real, unindo marcas e arte para transformar ideias em projetos concretos”.

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Retalho

Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga

Com uma área de 197 metros quadrados, a loja localiza-se no piso 0 do centro comercial com “produtos originais e divertidos”.

A Flying Tiger Copenhagen inaugurou esta sexta-feira, 11 de outubro, um loja no centro comercial Nova Arcádia, em Braga.

O espaço comercializa um portfólio de produtos “que combinam funcionalidade, cor e diversão, desde decoração e artigos de papelaria, a produtos para festas, cozinha e lifestyle” e ainda jogos, brinquedos e artigos de desporto, apresenta a marca.

Há também uma secção com alimentos e bebidas, que variam de acordo com as épocas festivas, como o Halloween e o Natal, que se estão a aproximar. Para celebrar a abertura no Nova Arcada, a Flying Tiger Copenhagen preparou surpresas e promoções para os primeiros dias.

Nascida em Copenhaga, em 1995, a marca inaugurou a sua primeira loja em Portugal, em 2012. Este o 43º quarto espaço no país.

Além da Flying Tiger Copenhagen, a semana foi ainda marcada pela reabertura da Opticália. no piso 0, resultado da expansão do espaço ocupado e de uma remodelação total, com grande foco na vertente pediátrica, nomeadamente, na especialidade de miopia.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo

“Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés para o sistema Nescafé Dolce Gusto Neo com o lançamento de Neo Espresso Buondi Original, Neo Espresso Sical e Neo Espresso Decaffeinated.

A Nescafé refere em comunicado que o Espresso Decaffeinated, com o seu aroma aveludado e frutado, naturalmente descafeinado com água, permite aos consumidores desfrutar do autêntico sabor do café NescaféDolce Gusto Neo, sem cafeína.  Por outro lado, o Buondi Original, de intensidade 9, apresenta-se como uma combinação única de aromas e sabores intensos. Inspirado no café português, é um expresso com carácter, selecionado a partir de uma seleção de grãos de café Arábica e Robusta. Destaca-se pelo seu creme dourado envolto num corpo aveludado, com aromas frutados e notas de cacau.  Já o Sical Espresso, inspirado na tradição portuguesa, é um blend cuidadosamente selecionado com grãos de café Arábica e Robusta, que equilibra os aromas frutados com notas subtis apimentadas. De intensidade 8, é uma bebida curta e encorpada, finalizada com um creme denso e dourado, acrescenta.

“Em Nescafé Dolce Gusto, estamos continuamente atentos às necessidades dos consumidores e procuramos proporcionar novas experiências, mais variedade e qualidade no café. Foi nesse sentido que decidimos alargar a gama de cafés do sistema NEO. Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO. Acreditamos que estas novidades irão contribuir para o sucesso deste sistema em Portugal”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Estas novidades estão disponíveis na loja online da marca e nos supermercados e hipermercados.

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Hipersuper

ESG

Grupo os Mosqueteiros integra movimento Empresas Responsáveis

O Grupo os Mosqueteiros aderiu à GRAVE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial centrada na sustentabilidade e na responsabilidade social.

A adesão do Grupo os Mosqueteiros ao movimento, “marca um passo significativo” e reforça o seu compromisso “em atuar de forma ética, transparente e sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e responsável”, informa.

A GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação empresarial com estatuto de utilidade pública fundada em 2000 e conta atualmente com mais de 300 empresas associadas de diversos setores de atividade, todas comprometidas com os princípios da sustentabilidade nas suas diversas dimensões.

Esta parceria permitirá ao Grupo os Mosqueteiros participar em formações exclusivas sobre sustentabilidade, alinhar práticas com tendências internacionais em responsabilidade corporativa, colaborar em clusters temáticos e setoriais, receber apoio na implementação do framework ESG e aumentar a proximidade com outros associados.

“Continuaremos a trabalhar empenhadamente para fortalecer os princípios da sustentabilidade em todas as nossas operações e acreditamos que esta aliança com o GRACE será um pilar essencial nesta jornada”, afirma Rita Ferreira, responsável pela Direção de Comunicação e Informação do Grupo os Mosqueteiros.

Um dos maiores grupos de distribuição mundiais multi-insígnia, a multinacional opera em Portugal, França, Polónia e Bélgica. No nosso país, onde tem mais de 358 pontos de venda e emprega mais de 14 mil colaboradores, está presente com as insígias Intermarché, Bricomarché e Roady.

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Hipersuper

Alimentar

Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo

Entre hoje e domingo, o município de Ferreira do Zêzere, conhecido como a ‘Capital do Ovo’, realiza o Festival Gastronómico do Ovo.

A larga produção de ovo por empresas do concelho, levou a autarquia de Ferreira do Zêzere a adotar, em 2011, o slogan ‘Capital do Ovo’.

Em outubro de 2023, foi constituída a Confraria do Ovo de Ferreira do Zêzere, que integra os sete presidentes das Juntas de Freguesia, o presidente da câmara municipal e dois representantes das duas grandes empresas produtoras de ovos do município, Zêzerovo e Uniovo.

Dada a importância deste setor produtivo, a autarquia organiza entre hoje e domingo o Festival Gastronómico do Ovo, com o produto a ser o protagonista nas ementas dos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes.

Com este evento, o município tem como objetivos promover a gastronomia local e os produtos endógenos, preservar o património cultural e culinário, incentivar o comércio e posicionar Ferreira do Zêzere como destino turístico gastronómico.

“O ovo é um ingrediente fundamental na nossa culinária e Ferreira do Zêzere tem muito orgulho em ser a Capital do Ovo e de poder organizar um Festival que honra o que a nossa terra tem de melhor para oferecer”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes.

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Retalho

Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira

Com um investimento de quase 10 milhões de euros nas novas lojas, a cadeia de retalho reforça a presença no Norte do país.

Hipersuper

O Lidl inaugurou nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma nova loja em Vila Nova de Gaia – Monte da Virgem, construída de raiz para substituir a loja desta freguesia. No âmbito da estratégia de modernização da sua rede de lojas em Portugal, a insígnia reabriu a loja de Paços de Ferreira, que foi totalmente renovada.

A nova loja de Vila Nova de Gaia permite uma maior oferta de artigos, novos serviços tanto na zona de padaria como uma zona de bacalhau a corte e de frango assado pronto a levar, e ainda seis caixas de pagamento rápido, em registo de self-service.

A loja renovada de Paços de Ferreira tem corredores mais largos e uma fachada inteiramente em vidro e um maior de serviços e produtos, entre os quais a máquina de corte de pão self-service, a zona de bacalhau a corte e também seis caixas de pagamento self-service.

Ambas as lojas contam com a oferta de artigos não alimentares, desde as ferramentas aos têxteis e utensílios de cozinha, entre outros, e privilegiam o uso de iluminação LED. Estão equipadas com pré-instalação para painéis solares. Disponibilizam ainda um posto de carregamento rápido, que permite o carregamento de 80% da bateria de viaturas elétricas em 30 minutos.

No âmbito da parceria com o programa Realimenta, a loja de Vila Nova de Gaia beneficiará a Fios e Desafios, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2018. A loja de Paços de Ferreira vai continuar a beneficiar a Santa Casa da Misericórdia do concelho, instituição a quem o Lidl presta apoio também desde 2018.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl, insígnia alemã do Grupo Schwarz, tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por 280 lojas, de Norte a Sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos.

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Hipersuper

Bebidas

Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa

Chegaram ao mercado a Amarguinha Tarte de Amêndoa e Caramelo e a Amarguinha Chocolate com Amêndoas, ambas da gama cremosa, que se juntam ao sabor Creme original.

Hipersuper

Sabores que fazem lembrar a sobremesa, enquanto reforçam a portugalidade d’A Amarguinha, é o ponto de partida para a nova campanha da marca, que associa os estrangeirismos e sobremesas francesas ao lançamento dos novos produtos: ‘Podia ser petit gâteau, preferimos um copinho de chocolate’ ou ‘Podia ser crème brûlée, preferimos o caramelo no ponto’.

Estes slogans apresentam os novos sabores Chocolate com Amêndoas e Tarte de Amêndoas e Caramelo, respetivamente.’Cream é não provar’ é recuperado numa campanha multimeios, “reforçando o tom de voz indulgente e hedónico da marca e a origem portuguesa, agora para falar de toda a gama cremosa”, apresenta a Casa Redondo, empresa distribuidora da marca.

A Amarguinha Creme Chocolate com Amêndoas “apresenta notas robustas de cacau profundo, harmonizadas com a suavidade aveludada da amêndoa amarga”, apresenta a marca, revelando ainda que, dada a presença relevante do cacau, “precisa de um bom abanão” (10 a 15 segundos) antes de consumir.

Já a Amarguinha Creme Tarte de Amêndoas e Caramelo “cria uma relação singular entre as notas intensas e envolventes da amêndoa amarga, equilibradas com a doçura aveludada do creme”. Ambas devem ser consumidas bem frescas ou com gelo.

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Retalho

Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial

É o que avança um estudo, onde se conclui que 43% dos consumidores inquiridos estão mais endividados do que em 2023 e 40% afirma que irá comprar menos.

Hipersuper

O estudo, realizado pela Salesforce, partilha previsões para uma das épocas mais importantes do retalho – a Black Friday e o Natal. “A temporada de compras do fim do ano de 2024 traz desafios concretos para o retalho, setor no qual as empresas competem por atrair consumidores com menor poder de compra e entre os quais 43% se encontra com mais dívidas do que em 2023”, revela a tecnológica norte-americana especializada em CRM.

Os novos dados do Shopping Index, indicam que os consumidores estão particularmente preocupados com os preços dos produtos: com dois terços dos inquiridos a nível global afirmara que será o preço a ditar as escolhas de marcas e lojas onde irão comprar este ano. Mais do que os 46% dos inquiridos em 2020, com menos de um terço a dar prioridade à qualidade dos produtos.

Menor crescimento das vendas

Com 47% dos consumidores a afirmar que irá gastar o mesmo valor de 2023, e 40% a afirmar comprar menos, as vendas da época de Natal deverão crescer menos do que em 2023, indica o estudo, recordando que no ano passado foi “registado um crescimento de 3% face ao ano anterior, num total de 1.17 biliões de dólares (do inglês trillion)”.

“A Salesforce prevê um crescimento de 2% em novembro e dezembro nas vendas de marcas de retalho, face a igual período do ano passado, atingindo os 1.19 biliões de dólares (do inglês trillion)”, avança a empresa.

As estratégias apontadas pelo estudo para ultrapassar estes desafios são maiores descontos e a utilização de dados e de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência operacional, construir relações mais profundas com os clientes e gerar maiores margens de lucro, indicaram as empresas.

O estudo indica que dois terços dos consumidores afirma que está a aguardar por momentos de descontos como a Cyber Week, para encontrar os melhores descontos e promoções. E prevê ainda que uma em cada cinco compras (21%) nesta época de Natal seja feita em aplicações de compras chinesas, como a Temu, SHein, AliExpress e TikTok.

Com base no commerce cloud, marketing cloud e service cloud, a Salesforce analisa dados agregados para produzir insights da época festiva a partir da atividade de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global em mais de 64 países, incluindo Portugal. “Os dados de previsão apresentados são de pesquisas proprietárias da Salesforce. Os cálculos utilizados combinam dados próprios e de terceiros, bem como diversas suposições de mercado, para gerar os pontos de dados apresentados”, informa a tecnológica norte-americana.

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Logística

Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos

A aposta do Grupo Garland na Garland Academy centra-se na formação como instrumento para a atração e retenção de talentos.

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Criada em setembro de 2023 a Garland Academy, concentrou-se na formação onboarding, destinada à integração de novos colaboradores, e a formação contínua, que visa o aperfeiçoamento das competências dos colaboradores.

“Desde a sua inauguração, a academia registou 34 entradas de novos colaboradores, 230 presenças em formações e um total de 10 cursos oferecidos, nove dos quais desenvolvidos internamente”, informa a empresa de transportes, navegação e logística.

A Garland refere, num comunicado, que o setor da logística e dos transportes enfrenta atualmente “um desafio significativo na atração e retenção de talentos”, uma “crescente dificuldade em recrutar profissionais especializados” e um desafio agravado pela “escassez de formação superior específica na área”. A criação da Garland Academy surge, informa assim, como “uma resposta estratégica” a estas dificuldades, “preparando e desenvolvendo internamente os seus colaboradores para responder às exigências do mercado”.

“A dificuldade em atrair e reter talentos qualificados levou-nos a apostar na criação da Garland Academy, que tem sido fundamental para assegurar que os nossos colaboradores, independentemente da sua experiência prévia, adquiram as competências necessárias para desempenhar as suas funções com excelência, funções essas que exigem um elevado grau de conhecimento técnico especializado”, explicaa Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.

Os próximos passos da Garland Academy incluem o desenvolvimento de um percurso formativo por função, que inclui o habitual programa de estágios e a aposta em atividades de team building para promover o trabalho em equipa. A empresa também planeia trabalhar a questão geracional e desenvolver ainda mais as lideranças

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