Digital With Pupose Award atribuído a solução de IA para triagem de salmões invasores na Noruega
“A entrega do grande Prémio à solução de IA da Huawei para triagem de salmões invasores foi unânime entre todos os jurados. Não só pela inovação, mas também pelos resultados que alcançaram num curto espaço de tempo” afirmou Luís Neves, CEO da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI).

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O primeiro sistema de triagem de salmões baseado em inteligência artificial do mundo, desenvolvido pela Huawei, foi o vencedor do Digital with Purpose Award 2024, prémio que tem como objetivo destacar e promover soluções digitais que respondam às necessidades humanas, diminuam a pobreza, aumentem a inclusão e protejam a natureza.
Foi entregue pelo secretário de Estado das Infraestrutura, Hugo Espírito Santo, e por Luís Neves, CEO da GeSI, durante a cerimónia de encerramento do Digital With Purpose Global Summit, que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, entre 9 e 11 de julho.
O sistema de triagem de salmões baseado em inteligência artificial foi implementado em dois rios naturais na Noruega para isolar os salmões-rosa, uma espécie invasora que ameaça sobrepor-se ao salmão-do-atlântico selvagem e a outras espécies de peixes nativas. Esta solução, que permitiu reduzir o trabalho manual, que era feito até à data, em 90%, é composta por uma câmara subaquática, uma IA para identificar as espécies de peixes e uma armadilha para peixes automatizada que pode abrir/fechar o portão automaticamente assim que forem identificadas diferentes espécies de peixes. O salmão invasor é desviado para um aquário, enquanto outras espécies de peixes locais podem passar o portão para a corrente superior do rio. Desde 2023 já foram retirados mais de 6.000 salmões invasores. Todo o sistema é alimentado com energia verde, e um CPE 5G para carregar os dados para a nuvem quase em tempo real. A Huawei recebeu financiamento do Ministério do Ambiente da Noruega para continuar a melhorar a solução, na esperança de replicá-la a nível nacional.
“A entrega do grande Prémio à solução de IA da Huawei para triagem de salmões invasores foi unânime entre todos os jurados. Não só pela inovação, mas também pelos resultados que alcançaram num curto espaço de tempo. É um exemplo de como as soluções tecnológicas têm o poder de contribuir para a sustentabilidade do planeta e preservação dos ecossistemas. Devemos ainda reconhecer a excelência de todos os projetos que se candidataram este ano que estão a fazer do nosso mundo um lugar melhor através da inovação digital”, afirma Luís Neves, CEO da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), entidade responsável pela organização da cimeira em Portugal.
O projeto da Huawei foi também distinguido com o “Biodiversity Award” do Digital With Purpose. Nas categorias de Educação, a distinção foi entregue à plataforma UBBU e na Smart Cities, o MyCharge, da Tawain Mobile, foi quem arrecadou o prémio.
O Digital with Purpose reuniu 300 líderes nacionais e internacionais no Centro de Congressos do Estoril, em Lisboa, durante três dias, com o objetivo de colocar a inovação e as soluções digitais no centro da agenda da sustentabilidade.