ESG Homepage Newsletter Ponto de Venda Produção

Too Good To Go alerta para o desperdício de água nas refeições que não são salvas

Por a 21 de Março de 2024 as 18:03

Cada refeição salva através da aplicação Too Good To Go, evita a utilização desnecessária de 810 litros de água, assegura a empresa com base em cálculos validados por investigadores da Universidade de Oxford e da WRAP (Programa de Assistência Residencial à Água, na sigla em inglês).

A 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água e a A Too Good To Go, empresa de impacto social com certificação Bcorp, divulga dados recentes sobre a relação entre o desperdício de alimentos e o uso desnecessário de água.

Em Portugal, onde já foram salvos quatro milhões de surprise bags, os utilizadores da aplicação Too Good To Go “conseguiu evitar o desperdício de 3.240 milhões de litros de água ao salvar alimentos”, informa a empresa. Esta quantidade de água poupada equivale à capacidade de 1296 piscinas olímpicas ou à produção de mais de 1,4 milhões de quilos de arroz ou ainda mais de 921 mil quilos de carne de vaca.

Já a nível global, desde a sua fundação em 2016, a Too Good To Go salvou mais de 300 milhões de refeições, contribuindo assim para evitar o desperdício de água em cerca de 243 mil milhões de litros. Esta quantidade de água economizada equivale ao volume necessário para encher 100 mil piscinas olímpicas.

A comunidade de mais de 90 milhões de utilizadores registados e 155 mil parceiros comerciais ativos da Too Good To Go salva atualmente quatro refeições por segundo nos 17 países que opera.

A “água escondida” na confeção de alimentos

A Too Good To Go destaca também os números da “água escondida” em alguns dos produtos base da alimentação mundial.

De acordo com uma investigação da Hoekstra & Water Footprint Network (2017), a preparação de uma pizza marguerita pode implicar até 1250 litros de água, enquanto a produção de um pedaço de queijo (650 gramas de leite de vaca gordo) necessita de 2.066 litros de água. Uma laranja precisa de 80 litros de água para ser produzida, enquanto um tomate necessita de 50 litros, exemplifica ainda a Hoekstra & Water Footprint Network.

“O impacto positivo de salvar até mesmo um único alimento é maior do que a maioria das pessoas pensa. Juntos, podemos proteger os nossos recursos valiosos e ajudar verdadeiramente a combater as alterações climáticas, sempre que evitamos o desperdício de uma refeição”, alerta Mette Lykke, CEO da Too Good To Go.

A Too Good To Go é responsável pela maior aplicação do mundo que liga os utilizadores a lojas parceiras para salvar alimentos não vendidos e combater o desperdício alimentar. É parceira de alguns dos maiores intervenientes do setor no retalho,indústria e comércio grossista, incluindo  /Carrefour, ALDI, Unilever, Starbucks, SPAR, Costa Coffee, PAUL Group e Biedronka.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *