A Action chegou a Portugal e traz 6000 produtos no portfolio
A Action, multinacional dos Países Baixos que se apresenta como “o retalhista low-cost não alimentar que mais rápido cresce na Europa”, abriu em Vila Nova de Gaia, a sua primeira loja em solo português.
![Ana Grácio Pinto](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Grácio Pinto
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
A Action, multinacional dos Países Baixos que se apresenta como “o retalhista low-cost não alimentar que mais rápido cresce na Europa”, abriu no dia 19, em Vila Nova de Gaia, a sua primeira loja em solo português.
Portugal é, assim, o 12º destino da empresa, que detém 2584 lojas em 11 países – Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, França, Polónia, República Checa, Áustria, Itália, Espanha, Eslováquia.
Duas horas antes da inauguração e abertura de portas, já aqueles que queriam ser os primeiros clientes formavam uma fila. Em Portugal, a marca pretende manter o princípio adotado nos restantes países onde está presente. “Preço e (fator) surpresa. Ter os preços mais baixos e estar sempre a surpreender o cliente”, afirmou Bart Raeymaekers, diretor regional para os mercados do Benelux, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
Também por cá a estrutura física e a oferta serão idênticas às das restantes lojas. O espaço inaugurado agora no Focus Park, em Vila Nova de Gaia, tem cerca de 1000 metros quadrados de área e disponibiliza cerca de 6000 produtos (dos quais 1/3 são fixos) de 14 categorias (desde bricolage a multimédia, cuidados pessoais, brinquedos, snacks bebidas e chocolates, presentes, toalhas, roupa interior, utensílios de cozinha ou material de artesanato), uma das quais sazonal – neste momento o destaque são os produtos para jardinagem, a pensar na primavera.
Com produtos abaixo de 1 euro
Um dos focos de atração do conceito Action são os produtos abaixo de 1 euro, que totalizam 1500 dos cerca de 6000 à venda, estando o preço médio global em torno dos dois euros. Outro, é o compromisso de disponibilizar 150 novos produtos todas as semanas. Da totalidade do portfolio, 50% dos produtos são adquiridos a fornecedores na Europa e os outros 50% na Ásia. E 17% da oferta advém de marcas próprias da insígnia neerlandesa.
Nos 12 países onde está presente, a Action tem quase 80 mil colaboradores, de 155 nacionalidades. Em Portugal, para já, trabalham entre 45 a 50 pessoas, das quais 19 na loja em Vila Nova de Gaia, revela Bart Raeymaekers, que não avança com datas de inauguração dos próximos espaços em Portugal apesar de estarem a ser disponibilizadas no site da multinacional, ofertas de emprego para Barcelos, Santo Tirso e Guarda e terem concluído as que estavam disponíveis para o Entroncamento.
A escolha do concelho do Grande Porto para a primeira loja deveu-se, segundo o responsável, por o Norte estar mais próximo de Toulouse (França), onde se localiza o centro de distribuição da insígnia que está a abastecer Portugal. A descida até à região da Grande Lisboa e ao sul, só deverá ser possível após a abertura do novo centro de abastecimento da Action, que está a ser construído em Illescas, arredores de Madrid (Espanha), e se juntará aos 13 já existentes na Europa.