Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, Fotografia Frame It
Tempos de incerteza? Venham eles!!
Por Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular
Hipersuper
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Ferbar expande gama tropical
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Por Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular
Muda-se de ano, reflexão habitual e algumas questões recorrentes: será que vamos conseguir executar tudo aquilo a que nos propusemos? Será que estamos a avaliar corretamente o impacto de todas as variáveis? De todos os cenários traçados, será que nos esquecemos de algo? Como é que tudo isto vai impactar os negócios?
A verdade é que todas as variáveis apontam para um quadro de profunda incerteza… conflitos na Ucrânia e na região Israelo Árabe com enorme potencial de progressão, os recentes ataques no Mar Vermelho e a repercussão nas cadeias de abastecimento, na política interna, ano de eleições a bipolarização do poder (geringonças de esquerda ou direita), enfim incerteza sobre incerteza gera aqui que podemos chamar de “Potenciais Improbabilidades”!
Mas vejamos, ao que é que as empresas, e especialmente o retalho, sobreviveram nos últimos 20 anos … bolha da internet; Crise de SubPrime, Crise das dívidas soberanas na Europa (troika em Portugal), mais recentemente Covid, Guerra na Europa, tremenda pressão inflacionista e disrupção da cadeia de abastecimento! Tudo fenómenos não “previstos”, aparentemente intransponíveis, mas que constituíram para as Empresas atentas, flexíveis e absolutamente focadas nas suas propostas de valor, uma tremenda oportunidade de crescimento. É exatamente sobre esta base que devemos aprender e planear o futuro.
Face ao exposto, cabe-me dizer… “Tempos de incerteza? VENHAM ELES!!”
Vamos fazê-lo, sabendo que não devemos atuar sozinhos. Basta-nos focar no que fazemos melhor, delegar em parceiros que nos assegurem a execução das rotinas não “core”, mantendo-nos ágeis, flexíveis e aptos para, racionalizando com expressão custos e tempo, dedicar o melhor do talento das organizações à captura de oportunidades.
Estamos em pleno Ano Europeu das Competências (tema definido pela EU até meados de maio de 2024) e a capacidade de operar na área da racionalização de custos e simplificação de processos é uma competência que a nós, na Pendular, nos diz muito. É aqui que vemos os acontecimentos atuais como uma oportunidade para fazer com que os nossos clientes percebam que a racionalização e simplificação é o primeiro passo para uma empresa atingir um mais alto nível de excelência e capacidade de transpor todas as incertezas e improbabilidades que afetam os negócios.
Um Bom Ano de 2024!
Artigo originalmente publicado na edição 419