Vinho
Plano de ações externas da CAP com foco na Ásia
O Plano de Promoção da Confederação dos Agricultores de Portugal aponta baterias aos mercados asiáticos. “Os mercados alvo serão Taiwan, Hong Kong, Cazaquistão, Índia, Tailândia e Vietname, no grupo de mercados em que já realizámos trabalho em anos anteriores”, afirma Luís Mira, secretário-geral da CAP, ao Hipersuper.
Ana Grácio Pinto
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O Plano de Promoção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para 2024 aponta baterias aos mercados asiáticos, com o reforço em seis países onde já estão e a aposta em mais dois.
Assim, “os mercados alvo serão Taiwan, Hong Kong, Cazaquistão, Índia, Tailândia e Vietname, no grupo de mercados em que já realizámos trabalho em anos anteriores”, afirma o secretário-geral da CAP ao Hipersuper.
Luís Mira acrescenta que para além destes mercados da Ásia, a CAP vai apostar este ano em dois novos países no mesmo continente: Malásia e Filipinas.
As ações estratégicas serão diversificadas e integram a presença em feiras como a Vinexpo Asia, (Hong Kong) em maio e a ProWein Mumbai (Índia) em novembro. O Plano de Promoção para 2024 inclui ainda jantares vínicos, masterclasses e grandes provas nos mercados externos.
“O primeiro tour será em maio, com as ações na Malásia, Taiwan e Hong Kong”, avança Luís Mira. Em junho terão lugar as ações no Cazaquistão e em novembro a CAP vai realizar o último tour de quatro países, designadamente Filipinas, Vietname, Tailândia e Índia.
“A principal caraterística destas ações promovidas pela CAP é o reduzido número de empresas envolvidas, de forma a permitir o estabelecimento de contactos comerciais, previamente preparados pela nossa organização”, explica o secretário-geral da Confederação, ao Hipersuper.
De recordar que em dezembro do ano passado o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) informou que a campanha 2023-2024 totalizou 7,5 milhões de hectolitros, mais 10% em relação a 2022/2023, com destaque para as regiões de Açores, Lisboa, Bairrada e Trás-os-Montes que apresentaram acréscimos superiores a 20%.
Uma maior produção permite um melhor posicionamento em mercados externos que já importam os vinhos portugueses. Luís Mira diz que o acréscimo de 10% na produção é uma boa notícia para os vinhos de Portugal, “uma vez que permite a adoção de um posicionamento mais forte e competitivo, nomeadamente em mercados de grandes volumes”.
“Existe um conjunto cada vez maior de empresas produtoras fortemente orientadas para o mercado, o que traduz uma grande melhoria na abordagem à exportação do ponto de vista da performance económica das empresas”, destaca.
Seminário O Mercado do Vinho
Em território nacional, um dos eventos dinamizados pela CAP acontece hoje, 30 de janeiro, a partir das 14h. Em parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), tem lugar uma nova edição do seminário O Mercado do Vinho, que visa aproximar a produção à distribuição.
Regressa em formato presencial, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP e José António Nogueira de Brito, presidente da APED vão presidir à sessão de abertura, moderada por Francisco Pavão, vice-presidente da CAP.
O painel ‘Evolução das vendas. Tendências de mercado’ terá a participação de Rúben Fernandes, Continente/MC Sonae, Pedro Carvalho, Pingo Doce/Jerónimo Martins, e Pedro Pinto, Auchan.
Tiago Montenegro vai apresentar o estudo ‘Análise do mercado. Desafios do presente e perspetivas para o futuro’, da NielsenIQ. Sandra Vicente, vice-presidente do IVV, vai falar sobre o panorama da reestruturação de vinhas e Francisco Pavão, vai divulgar as ações de promoção da CAP nos mercados externos. A sessão de encerramento vai estar a cargo de Gonçalo Lobo Xavier.