Projeto Heróis da Fruta regressa para incentivar a alimentação saudável 1
Projeto Heróis da Fruta regressa para incentivar a alimentação saudável
Arranca esta quinta-feira, 4 de janeiro, a 13ª edição do projeto Heróis da Fruta, uma iniciativa de educação para a saúde que será implementado em 1.105 escolas de todas as […]
Hipersuper
Portugal com representação histórica na Fruit Attraction 2024
CHEP Europa lança contentor FalConic feito com 80% de materiais reciclados
Sonae inaugura novo escritório pet friendly no Sonae Campus
Preço do cabaz alimentar mais barato na primeira semana de outubro
Charcutaria: Marcas adaptam-se às novas exigências do consumidor
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
Mercadona abriu em Évora
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
Arranca esta quinta-feira, 4 de janeiro, a 13ª edição do projeto Heróis da Fruta, uma iniciativa de educação para a saúde que será implementado em 1.105 escolas de todas as regiões de Portugal continental, Açores e Madeira.
Promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), e com o apoio principal da ALDI Portugal desde 2018, esta é considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a alimentação saudável do país.
Com o objetivo principal de contribuir para o aumento do consumo diário de frutas e legumes nas escolas, no corrente ano letivo, o projeto Heróis da Fruta será implementado em 3.522 turmas de 1.105 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira. Dentre este universo, 75% do total de inscritos são escolas públicas e 47,5% das turmas estão a participar no Heróis da Fruta pela primeira vez.
É no distrito de Lisboa que está a maior quantidade de escolas inscritas (210), seguindo-se os distritos do Porto (195), Braga (95), Setúbal (84), Aveiro (75), Faro (64), Leiria (54), Coimbra (50), Santarém (44), Viana do Castelo (40), Castelo Branco (28), Évora (24), R.A. Açores (24), Viseu (23), Beja (20), Vila Real (19), R.A. Madeira (17), Portalegre (16), Bragança (13) e Guarda (10).
A nível concelhio, o projeto registou este ano a adesão de 207 dos 308 municípios portugueses (67,2%), com Lisboa, Vila Nova de Gaia e Sintra a liderarem o ranking de concelhos com mais escolas a participar.
“Na última edição, o projeto Heróis da Fruta garantiu a ingestão de pelo menos um milhão de porções de fruta e conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa”, sublinha o presidente da APCOI. “Para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site www.heroisdafruta.com até 15 de janeiro de 2024″, acrescenta Mário Silva.
Já Elke Muranyi, corporate responsibility director da ALDI Portugal destaca que 65% dos mais de 80 mil alunos que participaram no projeto Heróis da Fruta, no passado ano letivo, tiveram acesso a fruta distribuída gratuitamente na escola. “Através desta parceria com a APCOI, temos conseguido promover mudanças com um impacto duradouro nos hábitos alimentares dos mais pequenos, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis. Por exemplo, quase metade (48,5%) das crianças participantes na edição anterior consumiram, pela primeira vez, pelo menos um hortofrutícola que nunca tinham experimentado antes”, revela.