Destaque Destaque Homepage Exportação Homepage Newsletter

Exportações portuguesas de bens recuam 3,1% em outubro

Por a 11 de Dezembro de 2023 as 15:27
exportações

As exportações portuguesas de bens recuaram 3,1% em termos nominais em outubro, na comparação homóloga, segundo as estatísticas de comércio internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o sétimo mês consecutivo de quebras nas exportações. Em setembro, as exportações registaram uma quebra de 8,6%.

As importações também registaram um recuo nominal de 2% em termos homólogos. No mês passado, a variação homóloga tinha sido de 12,7%.

Esta performance está ligada aos combustíveis e lubrificantes em ambos os fluxos, com uma quebra de 22,2% nas exportações e de 23,0% nas importações, refletindo decréscimos em volume e a redução dos preços destes produtos no mercado internacional, explica o INE.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações diminuíram 1,7%, enquanto as importações, depois de dois meses em queda, aumentaram 1,3%.

O défice da balança comercial aumentou 18 milhões de euros face a outubro do ano anterior, atingindo 2 900 milhões de euros. Excluindo combustíveis e lubrificantes, o défice aumentou 212 milhões, totalizando 2 264 milhões de euros.

No trimestre terminado em outubro de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,4% e 10,1%, respetivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *