Sonae Sierra quer desembrulhar preconceitos na nova campanha de Natal
É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra lançaram a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo […]
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É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra lançaram a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.
O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo realizado pela Netsonda desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?
“O estudo mostra-nos que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal – cerca de quatro milhões – oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados”, contextualiza Joana Moura e Castro, diretora de marketing Ibéria da Sonae Sierra, em comunicado.
Conscientes de que uma fatia considerável destas compras de Natal é feita nos seus espaços e que chegam a várias faixas etárias, os centros comerciais pretendem usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos.
Com o objetivo de promover a responsabilidade de transformar mentalidades, o conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade e produção da Born, a campanha é comunicada indoor, outdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas nos centros comerciais Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.
“Através de um storytelling desenvolvido em formato vídeo, e suportado ainda por spots físicos nos centros, queremos contribuir para que os portugueses reflitam sobre o momento de oferecer um presente de Natal e no impacto que esse ato pode ter. Por isso, apelamos a que sejam colocados de parte os preconceitos habitualmente associados a fatores como a idade, o género ou o estatuto social, passando para primeiro plano os gostos e os sonhos daqueles que serão presenteados”, acrescenta Joana Moura e Castro.