Destaque Destaque Homepage Economia FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Setor do Vinho gera aproximadamente 3 mil milhões de euros em atividade económica e 43 mil postos de trabalho

Por a 28 de Novembro de 2023 as 17:33
Vinho

A Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) e a Nova School of Business & Economics (NOVA SBE) apresentaram o estudo “Setor do Vinho – Avaliação de Impacto Socioeconómico em Portugal”, uma iniciativa com o objetivo de divulgar o impacto da fileira do vinho na economia portuguesa.

O estudo confirma que o setor vitivinícola é um grande impulsionador da economia nacional e um instrumento relevante para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, por providenciar emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental e gerou em 2021, em termos diretos, aproximadamente 3.000 milhões de euros de atividade económica, 861 milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 43 mil postos de trabalho.

Separando o setor nas suas atividades base, a Viticultura gerou em 2021, em termos diretos, 725.4 milhões de euros de atividade económica, aproximadamente 264.3 milhões de euros de VAB e 26.415 postos de trabalho. Por outro lado, a Produção do Vinho gerou de atividade económica, no mesmo período e em termos diretos, cerca de 2.278 milhões de euros, sensivelmente 597 milhões de euros de VAB e 16.619 postos de trabalho.

De realçar que o setor tem um papel essencial no desenvolvimento, coesão do território e fixação da população no interior do território nacional, nomeadamente na criação de postos de trabalho nessas regiões. Em termos de magnitude, detém um peso superior a 10% em termos de VAB para 38 dos 278 municípios de Portugal Continental, e representa mais de 10% do emprego em 43 municípios de Portugal Continental.

Ana Isabel Alves, Diretora Executiva da ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal“O setor do vinho é fundamental para a nossa economia e coesão territorial e este estudo vem justamente comprovar esta realidade. Atualmente, Portugal exporta para cerca de 150 países, na sua maioria vinho engarrafado e de elevada qualidade, que ganha inúmeros prémios. É um dos setores no nosso País que mais incorpora matéria-prima nacional. Das garrafas de vidro às rolhas de cortiça, passando pelo cartão utilizado para embalagem, pelos rótulos das garrafas e paletes, pelo material para o ponto de venda, tudo é produzido em Portugal” refere Ana Isabel Alves, diretora executiva da ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal.

“O setor tem ainda um forte compromisso com a sustentabilidade do meio ambiente, sendo muito importante por exemplo, no combate aos incêndios. Mas também com a sustentabilidade social. Há comunidades, no interior do país, que dependem muito do Setor. O Enoturismo tem contribuído para a promoção do país como destino turístico de qualidade, tendo aumentado as referências à Gastronomia e Vinhos como aspeto diferenciador e positivo na avaliação da estada em Portugal. Estimamos que as unidades de Enoturismo em 2022 tenham recebido 2,87 milhões de visitantes espalhados pelo país, recebido mais de 90 milhões de euros e gerado e mantido cerca de 2.744 postos de trabalho a tempo inteiro. Em resumo, o vinho faz parte da nossa cultura e tem de ser preservado” acrescenta.

A atividade económica total agregada deste setor em 2021, considerando os impactos diretos, indiretos e induzidos, ascende a 10.294 milhões de euros. No mesmo ano,  contribuiu fortemente para a Receita Fiscal do Estado com um montante total estimado de 1.510 milhões de euros, já incluindo os efeitos diretos, indiretos e induzidos, ou seja, 1.9% das Receitas Fiscais e Contribuições Sociais das Administrações Públicas.

Em 2021, o setor do vinho representou ainda, aproximadamente, tendo em conta todos os impactos diretos e indiretos, 4.956 milhões de euros em VAB, 2.68% do PIB nacional e 168.832 empregos (cerca de 3.4% dos empregos a nível nacional).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *