Consumidores procuram preços mais baixos mas valorizam personalização da experiência de compra
85% dos consumidores procuram ativamente por melhores preços, valorizando experiências personalizadas e uma compensação pela contínua lealdade.

Hipersuper
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Pingo Doce lança 5ª edição do Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Em vésperas da Black Friday e com base no Retail Report 2023 e no relatório de Métodos de Pagamento 2023, a Adyen traçou o perfil do consumidor português.
Segundo os dados analisados pela plataforma de tecnologia financeira, o consumidor está focado na poupança, exigência e qualidade de serviço prestado, e pensa muito bem na hora de comprar. A procura por ofertas vantajosas permanece alta, com 85% dos consumidores a procurar ativamente por melhores preços. A maioria (78%) assumiu procurar habitualmente preços mais acessíveis que o normal, sendo que quase um terço (31%) aguarda por períodos mais propícios a descontos mais elevados, o caso da Black Friday e Cyber Monday.
Mas, segundo a Adyen, mais do que procurar por preços mais acessíveis, o consumidor português procura experiências personalizadas e compensação pela contínua lealdade. Os dados indicam que 68% dos consumidores deseja descontos personalizados dos retalhistas a quem compram regularmente e quase metade (48%) espera que estes se lembrem das suas preferências e do seu histórico de compras para uma navegação mais personalizada.
O contexto económico obriga a que as empresas invistam na inovação, personalização e confiança dos seus negócios.
Segundo a mesma análise, em Portugal, o setor está a assistir a uma transformação marcante com 22% das empresas a adotarem tecnologias como experiências omnicanal, inteligência artificial e automatização de marketing, com objetivo de melhorarem a experiência do cliente. A inflação que se tem feito sentir este ano fez com que 46% dos retalhistas escolham oferecer descontos ao longo do ano, enquanto 52% das empresas assume a dificuldade em categorizar os compradores de acordo com as suas necessidades.