Alimentação e Bebidas

Quick-commerce em “fase de consolidação” no mercado português

Como estão posicionadas as empresas de q-commerce para ocupar o espaço deixado pela Getir, que desinvestiu em Portugal para concentrar recursos em mercados que geram mais receitas? Glovo Express e Bolt Market reportam crescimentos de 100% no mercado português

Rita Gonçalves
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Quick-commerce em “fase de consolidação” no mercado português

Como estão posicionadas as empresas de q-commerce para ocupar o espaço deixado pela Getir, que desinvestiu em Portugal para concentrar recursos em mercados que geram mais receitas? Glovo Express e Bolt Market reportam crescimentos de 100% no mercado português

Rita Gonçalves
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Como estão posicionadas as empresas de q-commerce para ocupar o espaço deixado pela Getir, que desinvestiu em Portugal para concentrar recursos em mercados que geram mais receitas? Glovo Express e Bolt Market reportam crescimentos de 100% no mercado português

A empresa turca de entregas ultrarrápidas Getir anunciou no final de julho o desinvestimento nos mercados ibérico e italiano para concentrar os seus recursos financeiros em mercados com maior rentabilidade operacional e potencial de “crescimento sustentável”, como são exemplo Turquia, Reino Unido, EUA e Alemanha.

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Como se estão a posicionar as aplicações de entrega de compras de supermercado de alta conveniência para ganhar a quota de mercado que a Getir deixa desocupada no mercado nacional? Este foi o ponto de partida para uma conversa com Edik Davtian, responsável da Bolt Market em Portugal, e Álvaro Perez Muñoz, head de q-commerce da divisão portuguesa da Glovo.

Quando um player sai de um mercado é preciso compreender que é um processo que decorre ao longo de vários meses, com um claro declínio do serviço prestado. Neste contexto, já estamos a sentir um aumento significativo ao longo de vários meses”, afirma Álvaro Perez Muñoz, adiantando que a estratégia se mantém inalterada desde que há três anos abriu este negócio em Portugal: disponibilizar produtos de alta conveniência e fazer chegar os pedidos no menor tempo possível onde quer que os clientes estejam. “O mais interessante é que estes produtos evoluem de acordo com o contexto”, salienta. “Há dois anos, os testes Covid eram um dos nossos best sellers, agora são bebidas. A nossa estratégia passa muito pela consistência: produtos disponíveis, preparação de pedidos em tempo recorde e preços em linha com o mercado”.

Edik Davtian, responsável da Bolt Market em Portugal, realça que a estratégia da empresa fundada na Estónia não sofreu alterações com a saída da Getir do mercado português. “Consiste em padrões de alto nível de serviço, um catálogo alargado e parcerias exclusivas de forma a chegar ao maior número de pessoas. “A nossa tecnologia, organização operacional e base de utilizadores, possibilitada em larga escala pelo facto de estarmos integrados na app da Bolt Food e no ecossistema da Bolt, permite-nos ser bastante eficientes em termos de investimento e garantir melhores resultados”, sublinha o gestor, garantindo que a aposta na entrega em minutos é para manter. “É uma das principais características do serviço que vem economizar tempo e rentabilizá-lo a favor do consumidor, e que outros retalhistas consideram difícil de replicar”. A empresa estoniana está a apostar ainda na personalização da oferta. “Queremos oferecer uma experiência personalizada na aplicação e garantir uma mercearia à imagem de cada um”.

O modelo de entregas ultrarrápidas de mercearia ao domicilio beneficiou com a pandemia. Com o fim das restrições à circulação, o mercado de q-commerce ajustou? “Muito pelo contrário”, diz Álvaro Perez Muñoz, garantido que não houve decréscimo para níveis pré-pandemia. “Aquilo que a pandemia nos trouxe foi uma mudança permanente de alguns hábitos de consumo, como é o caso das compras de alta conveniência”. “No período pré-pandemia, quando nos faltava um ingrediente saíamos de casa, íamos à loja mais próxima, voltávamos e, neste processo, perdíamos mais de 40 minutos. Agora, existe uma solução para todos estes momentos, que nos permite encomendar em segundos, receber em menos de 30 minutos e maximizar o tempo, mesmo que seja para não fazer nada. É o que este serviço de alta conveniência dá e que é reconhecido: tempo”.

O mercado está na fase de consolidação, salienta Edik Davtian. “A pandemia foi o grande impulsionador deste tipo de negócio e, desde então, temos estado numa fase de consolidação do mercado”, afirma, acrescentando que “o negócio de entrega de comida trouxe uma opção cómoda à vida dos portugueses e prova disso é que esta categoria tem registado um crescimento significativo no que toca ao comércio online”. O responsável da Bolt Market acredita que os novos hábitos de consumo vieram para ficar. “Serão sempre relevantes para a experiência digital uma vez que esta se tornou parte integral da experiência de retalho e uma extensão da experiência offline”.

Bolt Market: 500 marcas e 3500 produtos

“2022 foi um ano de grande crescimento para a Bolt Market e, este ano, os números obtidos até agora revelam que a tendência se mantém, tendo conseguido manter uma percentagem de crescimento de 100%”, realça Edik Davtian, salientando que o negócio de q-commerce conta já com 500 marcas e 3500 produtos. Com estes resultados, “podemos continuar a trabalhar para um futuro mais forte, com um negócio acessível a mais portugueses, e mais e melhor oferta”, sublinha.

Atualmente, a Bolt Market conta com seis dark stores (Alvalade, Avenidas Novas, Alcântara, Benfica, Olival Basto e Moscavide) na cidade de Lisboa. Caso os utilizadores pretendam, podem fazer o levantamento das encomendas nestas lojas/armazéns. O serviço está disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e nas cidades de Coimbra e Braga.

“O nosso objetivo é expandir o serviço a dez novas cidades, algumas integradas nas regiões onde já estamos, outras que vão estrear e explorar novas geografias”, salienta Edik Davtian. Setúbal foi a mais recente cidade do plano de expansão que prevê a consolidação da presença da marca nos principais centros urbanos do país. “Não temos ainda datas estabelecidas para inaugurar novas lojas, mas há, sem dúvida, essa expetativa e ambição, pelo que espero anunciar novidades em breve”.

O responsável pela Bolt Market no mercado português frisa que a missão da empresa mantém-se fiel ao primeiro dia: ser a solução para os portugueses que, na correria do dia-a-dia, precisam de um serviço de mercearias rápido, eficaz e de qualidade. “Acreditamos que as pessoas se devem concentrar mais nas coisas de que gostam, em ter tempo para a família, arte, música e nos seus negócios, e deixar que sejamos nós a cuidar das suas compras”, sublinha, acrescentando que a inteção passa por oferecer tudo o que os consumidores necessitam na aplicação. “Começámos com metade da seleção que temos hoje e continuamos a trabalhar para ter todos os produtos que os nossos clientes desejam”.

A empresa está a trabalhar para expandir o portefólio através de parcerias, com marcas top of mind dos portugueses, como é o caso da Coca Cola, Sagres, Iglo, Knorr, Trident, Mimosa e Limiano, entre outras. “Recentemente, estabelecemos uma parceria com a Auchan Retail Portugal que nos permite reforçar a missão de ir ao encontro das necessidades dos consumidores e oferecer uma vasta gama de produtos essenciais ao dia-a-dia”

Além dos consumidores finais, a empresa dá conta que também alguns negócios compram através da aplicação, como os restaurantes que, quando ficam sem stocks inesperadamente, encontram na aplicação uma solução rápida para resolver essa lacuna. “Quer em Bolt Market quer em Bolt Food, o desafio passa por estar atento a quem nos rodeia e perceber como podemos ir mais além e acrescentar valor a esta indústria – e todos os dias trabalhamos para superar etapas e chegar à meta que definimos para o nosso negócio”, termina.

Glovo Express cresce 100%

A aplicação da Glovo foi descarregada mais de dois milhões de vezes em Portugal. Até à data, o serviço Express cresceu 100%, em termos homólogos. “Ao fim de três anos, continuamos a registar um crescimento na ordem dos três dígitos, quando comparado com o período homólogo”, diz ao Hipersuper Álvaro Perez Muñoz, acrescentando que a previsão é fechar o ano em terreno positivo, uma vez que o “último trimestre do ano é sempre bastante forte”.

A operação da Glovo é apoiada em oito dark stores, seis localizadas na área metropolitana de Lisboa (Oeiras, Almada, Amadora) e duas na zona do Porto e numa equipa de 70 pessoas, incluindo os trabalhadores destes espaços e do escritório.

“Estamos à procura de um nono espaço para servir a população de Lisboa que não está atualmente abrangida pelos existentes, mas o nosso grande objetivo é consolidar e crescer as operações nos espaços que já temos”, indica o gestor, adiantando que “para que este negócio funcione e seja rentável, é apenas viável nos grandes centros urbanos”. Pelo que, para já, a empresa não irá sair das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Estes armazéns estão disponíveis a uma população constituída por 3.8 milhões pessoas, exclusivamente através da app. Em média, os pedidos chegam onde os clientes estão em menos de 25 minutos, garante o responsável.

“O Glovo Express é um negócio ainda muito embrionário, com um potencial de crescimento enorme. Queremos melhorar o awareness deste serviço nestes dois grandes centros urbanos – Lisboa e Porto – e levar o serviço ainda a mais consumidores para continuar a crescer. Esperamos um crescimento na ordem dos dois dígitos”, sublinha.

Para alcançar este objetivo, a empresa está a trabalhar em três vetores principais: serviço, portefólio e conversão dos clientes a quem entrega comida ao domicilio. “O mais importante e estratégico é manter a qualidade do serviço, continuar a trazer produtos relevantes para os diversos momentos e trabalhar para existir uma conversão ainda maior dos clientes de área de food para esta área de mercearias de alta conveniência”.

Atualmente, a taxa é gratuita para quem faz o primeiro pedido de mercearia. “Temos feito um investimento considerável em tornar este serviço ainda mais acessível, quer a nível de preços quer a nível de taxas de entrega. Adicionalmente, estamos a investir bastante no serviço Glovo Prime, de forma a trazer promoções exclusivas para os subscritores, além da taxa de entrega gratuita”, conclui.

*Artigo originalmente publicado na edição 417 do Hipersuper

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Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas

A nova gama inclui três combinações de sabores: chocolate e amendoim, baunilha e caramelo e framboesa e banana,.

A Simple acaba de lançar uma nova gama de produtos que promete transformar a rotina alimentar dos consumidores. Com os novos Oat Shakes, a marca portuguesa focada na alimentação equilibrada aposta numa alternativa prática e nutritiva às tradicionais papas de aveia, pensada para pequenos-almoços e lanches em contextos de ritmo acelerado.

Os Oat Shakes apresentam-se como refeições rápidas e fáceis de preparar, respondendo à crescente procura por soluções alimentares convenientes, sem comprometer o valor nutricional. “Mais do que uma simples refeição, os Simple.Go! Oat Shakes distinguem-se pela simplicidade na preparação e pela facilidade de integração em rotinas aceleradas”, sublinha a marca.

A nova gama inclui três combinações de sabores: chocolate e amendoim, baunilha e caramelo e framboesa e banana, procurando responder a diferentes preferências de consumo. Para preparar, basta adicionar água até à linha indicada na embalagem, agitar e consumir. Quem preferir uma textura mais cremosa pode deixar o shake no frigorífico durante a noite, obtendo uma refeição pronta a consumir pela manhã, refere a Simple em comunicado.

Além da conveniência, os Oat Shakes destacam-se pelo seu perfil nutricional. Com uma fórmula vegan, rica em fibra, as garrafas da gama Simple.Go! são feitas de materiais 100% reciclados, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade ambiental.

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Retalho

Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024

Em 2024, a Mercadona adquiriu 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo proveniente de diferentes regiões do país e assegurou a entrega diária de 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais.

No âmbito do Dia da Produção Nacional, assinalado este sábado, 26 de abril, a Mercadona reforça o seu compromisso com a economia portuguesa ao anunciar um aumento de 19% no volume de compras a fornecedores nacionais em 2024. A insígnia espanhola realizou aquisições no valor de 1.400 milhões de euros, reforçando a aposta em produtos como o leite, o azeite, o tomate e o peixe fresco de lota.

Desde a abertura do primeiro supermercado em Portugal, em 2019, a Mercadona acumulou um total de 4.500 milhões de euros em compras a parceiros locais, o que representa um crescimento de 500% face ao valor inicial de 217 milhões de euros. Esta evolução acompanha a expansão do projeto da empresa no país e sustenta o abastecimento das mais de 60 lojas em território nacional, bem como de algumas unidades em Espanha.

Em 2024, a empresa adquiriu 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo proveniente de diferentes regiões do país e assegurou a entrega diária de 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais. Estes números refletem o impacto económico e social da sua atividade e a aposta contínua na diferenciação da oferta.

Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, sublinha que para “além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, temos também vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas. Como resultado de um crescimento partilhado, foi também possível observar ao longo dos anos que muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos. Muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis, e assim, contribuímos também para a promoção dos nossos Interfornecedores Especialistas além-fronteiras.”.

A empresa prevê encerrar 2025 com 70 lojas em funcionamento, após a abertura de mais 10 supermercados.

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Foto: Facebook Portugal Sou Eu
Retalho

Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional

O Mercado do Bolhão recebe nos dias 24 e 26 de abril, uma ação de sensibilização e ativação da marca Portugal Sou Eu.

O Portugal Sou Eu assinala, uma vez mais, o Dia da Produção Nacional, que se celebra a 26 de abril.

Este ano, vai fazer chegar as suas mensagens ao público consumidor e às empresas, no Mercado do Bolhão, no Porto, a 24 e 26 de abril. numa ação de sensibilização e ativação da marca. Uma banda de músicos vai circular pelo recinto do mercado para distribuir brindes Portugal Sou Eu.

Dirigido ao setor primário, indústria, serviços, artesanato, comércio a retalho e por grosso, restauração e alojamento com restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal. No dia 24 as ações acontecem das 14h30 às 16h30 e no dia 26, entre as 10h e as 12h e das 14h Às 16h.

Lançado em dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal, o programa Portugal Sou Eu tem mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de 2.000 com processo de adesão concluído. O programa, cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030 através da União Europeia, é gerido por um órgão de gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

“Com o selo Portugal Sou Eu estão qualificados mais de 19 500 mil produtos e serviços que, no conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. A maioria dos produtos tem marcas registadas, sendo que 57 por cento são do setor da alimentação e bebidas e 23 por cento correspondem às atividades de artesanato”, informa a organização.

 

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Retalho

Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado

Destinado a estudantes do primeiro ao terceiro ano de licenciatura, o programa está de regresso pelo quarto ano consecutivo, com candidaturas abertas até 9 de maio.

O Lidl Portugal volta a apostar na captação de jovens talentos com mais uma edição do Lidl Summer UP, programa de estágios de verão que se realiza durante os meses de julho e agosto.

Com um modelo considerado inovador e flexível, o Lidl Summer UP permite aos participantes – alunos do primeiro, segundo e terceiro ano de licenciatura – conciliar a experiência profissional com o período de férias, podendo optar por trabalhar três dias por semana ou apenas durante as manhãs, de segunda a sexta-feira, ao longo de oito semanas. A edição deste ano arranca a 7 de julho e terá lugar nos serviços centrais do Lidl, em Sintra, envolvendo áreas como Compras e Tecnologias de Informação (IT).

O estágio é remunerado e inclui um processo estruturado de onboarding, que dá a conhecer a operação da empresa, incluindo visitas a lojas, centros logísticos e departamentos centrais. Acompanhados por um orientador, os estagiários são desafiados a desenvolver um projeto real, promovendo a aquisição de competências práticas e o contacto direto com o setor do retalho alimentar.

Nos últimos três anos, cerca de 40 jovens participaram neste programa, que se tem afirmado como uma porta de entrada no universo do retalho moderno. Para Sandrine Teixeira, Chief People Officer do Lidl Portugal, “o Lidl Summer UP é, para nós, bastante enriquecedor, sobretudo no que se refere à atração de novos talentos. Não só temos oportunidade de apresentar como funciona o retalho alimentar no Lidl, como beneficiamos do espírito empreendedor destes novos talentos. O espírito criativo destes jovens talentos traz-nos sempre abordagens inovadoras e disruptivas que vêm contribuir para a melhoria contínua do nosso negócio, algo que está muito enraizado no nosso ADN”.

Na edição deste ano, os estagiários irão integrar algumas áreas dos serviços centrais, como as Compras e IT, na sede do Lidl em Sintra, a partir de 7 de julho.

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Não Alimentar

Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva

Sob o mote “No Desporto, há diferenças que fazem toda a diferença”, a Absorvit tem uma nova campanha de comunicação dedicada ao seu portefólio de suplementos com magnésio.

A iniciativa visa destacar o papel fundamental deste mineral na preparação, desempenho e recuperação dos praticantes de atividade física, seja qual for a sua intensidade ou modalidade.

A gama Absorvit Magnésio, disponível em farmácias e parafarmácias, foi desenvolvida para responder às necessidades de diferentes perfis de desportistas. Entre as referências em destaque estão o Absorvit Magnésio Resist Duo, pensado para atletas de alta competição e treinos intensivos, com uma fórmula que alia magnésio, vitamina B6, ginseng siberiano e ácido fólico, e tecnologia de libertação modificada para efeito imediato e prolongado. Já o Absorvit Magnésio B6 dirige-se a praticantes regulares, ajudando a reduzir a fadiga e a otimizar a recuperação muscular. Por fim, o Absorvit Magnésio Mulher combina magnésio com óleo de onagra e vitaminas, adaptando-se às exigências de um estilo de vida feminino ativo.

A campanha contará com a participação de figuras públicas ligadas ao desporto, entre as quais se destacam o atleta Joaquim Chaves, Maria Van-Zeller Garin e atletas da Méritis, apoiados pela marca. Com presença em mupis e nas redes sociais da Absorvit, a ação incluirá conteúdos exclusivos ao longo de abril, reforçando o posicionamento da marca junto do universo desportivo.

Com esta aposta, a Absorvit sublinha o seu compromisso com o bem-estar físico e a performance desportiva, defendendo que detalhes como a suplementação adequada podem fazer toda a diferença no rendimento dos atletas e entusiastas da atividade física.

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Alimentar

A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural

Disponíveis nas variedades Morango, Natural e Mirtilo, cada embalagem inclui duas unidades de 125 gramas, pensadas para responder à procura por uma alimentação equilibrada e prazerosa.

A Leiteira acaba de expandir o seu portefólio com o lançamento de uma nova gama de iogurtes produzidos exclusivamente com ingredientes naturais. Esta estreia no segmento de iogurtes representa um marco na estratégia de diversificação da marca, conhecida até agora pelas suas sobremesas refrigeradas como mousses, cremes e arroz-doce.

Apresentados em elegantes copos de vidro, os novos iogurtes d’A Leiteira surgem com o objetivo de proporcionar uma experiência de consumo sofisticada, sem comprometer a naturalidade. Disponíveis nas variedades Morango, Natural e Mirtilo, cada embalagem inclui duas unidades de 125 gramas, pensadas para responder à procura por uma alimentação equilibrada e prazerosa.

Segundo Alexandra Chambel, Brand Manager d’A Leiteira, “com este lançamento, reforçamos o compromisso d’A Leiteira em oferecer aos nossos consumidores momentos únicos de prazer. Para os que procuram qualidade e variedade nas suas escolhas, os novos iogurtes A Leiteira oferecem uma solução que alia a simplicidade da receita de um iogurte natural à frescura e qualidade da fruta”.

“E mais uma vez, reforçamos a mensagem de que com A Leiteira é bom ter tempo, uma vez que os seus produtos convidam os consumidores a desfrutar de momentos de pausa e prazer, enquanto se deliciam com as receitas autênticas e genuínas da sua oferta diferenciadora e de elevada qualidade”, acrescenta.

Para apoiar esta entrada no novo segmento, a marca vai lançar uma campanha multimeios que estará presente em televisão, mupis e plataformas digitais como o YouTube. A campanha procurará evidenciar os atributos diferenciadores da nova gama, mantendo a coerência com a identidade da marca.

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Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho

O novo supermercado do Grupo Mosqueteiros, em Monte Redondo representa um investimento de cinco milhões de euros.

O Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, inaugurou esta quinta-feira, 24 de abril, uma nova loja em Monte Redondo, concelho de Leiria. O novo supermercado, que representa um investimento de cinco milhões de euros, vai permitir a criação de 50 novos postos de trabalho, reforçando a presença da insígnia na região e a sua aposta no desenvolvimento da economia local.

Com uma área total de 1.300 m², a nova loja em Monte Redondo tem no seu portfolio uma vasta gama de produtos alimentares e não alimentares e uma oferta de serviços de conveniência que inclui posto de abastecimento de combustível, papelaria e tabacaria e cafeteria.

“A abertura do Intermarché de Monte Redondo é mais um passo na nossa missão de estarmos cada vez mais próximos dos consumidores. É com grande orgulho que inauguramos esta loja, que representa não só um investimento significativo na região, mas também a criação de emprego local e o reforço da nossa aposta numa oferta de qualidade e conveniência”, afirmam Raúl e Fátima Rodrigues, responsáveis do Intermarché de Monte Redondo.

O Intermarché é a primeira insígnia do Grupo Mosqueteiros, atuando há mais de 50 anos por toda a Europa. está em Portugal há mais de 30 anos, onde conta com 269 pontos de venda, espalhados por mais de 180 concelhos, nos 18 distritos do país.

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Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã

Apresentada esta quarta-feira, a Fundação concretiza o sonho do seu fundador, Carlos Mendes Gonçalves, CEO da Casa Mendes Gonçalves, de criar uma instituição com um modelo inovador que procura revitalizar a filantropia de proximidade ou comunitária.

Tendo como lema de missão ‘Nutrir Futuros, Regenerar Legados’, a Fundação Mendes Gonçalves (FMG), tem na educação, na regeneração e na relação entre nutrição, estilos de vida e bem-estar, as áreas prioritárias dos projetos que vai dinamizar. Procurará criar impacto, positivo, a partir de uma ação baseada na cocriação e no desenvolvimento de parcerias estratégicas, na promoção da literacia e na procura da transferência de conhecimento, da advocacia e de uma boa comunicação.

Apresentada esta quarta-feira, a Fundação concretiza o sonho do seu fundador, Carlos Mendes Gonçalves, CEO da Casa Mendes Gonçalves, de criar uma instituição com um modelo inovador que procura revitalizar a filantropia de proximidade ou comunitária.

“A Fundação Mendes Gonçalves é um projeto para várias vidas, que tentará mostrar que é possível desenvolver os três pilares estratégicos através da atividade económica e de uma rede de colaborações com parceiros estratégicos. O primeiro sonho vai ser cumprido com a construção do Centro Educativo, mas não ficaremos por aqui. Da Golegã para o mundo, queremos ser uma referência, sobretudo na partilha de boas práticas, com educação de qualidade, regeneração dos solos e bem-estar da nossa comunidade”, apresenta Carlos Gonçalves.

Carlos Goncalves, fundador da Fundação Mendes Gonçalves é também o presidente do Conselho de Administração

Com o programa Educar, a FMG pretende criar um ecossistema que valoriza o bebé e a criança, dos zero aos 10 anos. Um dos projetos mais emblemáticos é o projeto de construção de um Centro Educativo na Golegã com berçário, creche, jardim-de-infância e 1º ciclo, que a organização pretende que venha a integrar e reforçar a rede pública. Esta infraestrutura tem abertura prevista para o ano letivo de 2027-2028.
Paralelamente, a FMG vai promover um projeto-piloto de amas, dos zero aos três anos, em colaboração com outras fundações e organizações, nomeadamente as Fundações Aga Khan Portugal e Jerónimo Martins, que pretende disponibilizar “uma sólida formação e acompanhamento/supervisão”. ainda este ano será reforçada a resposta de cuidado e educação dos zero aos três anos complementar à que resulta dos berçários e creches, na Golegã e na região ao redor.

Regenerar e nutrir

Já o programa Regenerar, pretende potenciar a literacia, a investigação e o desenvolvimento de práticas de agricultura regenerativa. “Fá-lo-á, naturalmente, junto da sociedade, mas, também, no contexto académico e ensino profissional para promover a aproximação da investigação e da prática, com foco no estudo dos impactos socioecológicos”,assinala a Fundação Mendes Gonçalves num comunicado. Este programa vai mobilizar parceiros do setor filantrópico para a criação de alianças de suporte e financiamento a projetos de agricultura regenerativa, “advogando boas práticas e influenciando políticas públicas”, acrescenta.

Por fim,  com o programa Nutrir, a FMG pretende posicionar a Golegã enquanto concelho eco consciente e promotor de estilos de vida saudáveis, através do desenvolvimento e apoio de projetos de promoção da literacia e práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis, ao longo de todo ciclo de vida. Irá, ainda, apoiar e impulsionar a investigação, incluindo relativa ao aporte nutricional, considerando os meios e modos de produção, e advogar boas práticas, assim como políticas públicas e estratégias que promovam uma perspetiva mais integrada de bem-estar, partindo da alimentação e da relação que se gera com ela.

O programa Regenerar, pretende potenciar a literacia, a investigação e o desenvolvimento de práticas de agricultura regenerativa

Para Tiago Pereira, CEO da Fundação Mendes Gonçalves, esta concretiza o objetivo de se construir “algo com impacto, em cocriação, para inspirar outros lugares, em Portugal e no mundo”. “Desde logo, com educação de qualidade, desde os primeiros 1000 dias e a primeira infância, que consiga garantir oportunidades para todas as pessoas, mas também através da relação entre a regeneração dos solos, através de uma produção e consumo mais sustentáveis, e a nutrição e o bem-estar das atuais e futuras gerações, para que possam, também estas, contribuir para as sucessivas”, destaca.

Ao lado de Tiago Pereira, CEO da Fundação, estão também na liderança Carlos Goncalves, fundador da Fundação Mendes Gonçalves e presidente do Conselho de Administração, e Conceição Zagalo, presidente do Conselho Executivo. Eduardo Marçal Grilo é o presidente do Conselho de Curadores. “Atualmente, todas as obrigações legais estão cumpridas, nomeadamente na área de compliance e respondem ao modelo da fundação enquanto detentora de parte da Casa MG aplicando-se, por isso, a todo o universo Mendes Gonçalves”, assinala um comunicado divulgado pela Fundação Mendes Gonçalves.

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Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal

A Vinted firmou uma nova parceria estratégica com a empresa especializada em soluções logísticas não domiciliárias InPost. O acordo, válido até 2027, abrange oito mercados europeus, Portugal incluído.

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A Vinted firmou uma nova parceria estratégica com a empresa especializada em soluções logísticas não domiciliárias InPost. O acordo, válido até 2027, abrange oito mercados europeus – Portugal incluído – e consolida a colaboração entre ambas as empresas, com o objetivo de oferecer entregas mais rápidas, acessíveis e sustentáveis aos milhões de utilizadores da Vinted.

Através da extensa rede da InPost, com mais de 82.000 Lockers e Punto Packs, os vendedores da Vinted terão à disposição uma solução logística eficiente, que facilita o envio de encomendas de forma conveniente e amiga do ambiente. Esta colaboração inclui os serviços da Mondial Relay, unidade da InPost, e aplica-se aos mercados do Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Itália, Espanha, Polónia e Portugal.

Para a InPost, este contrato com a Vinted representa um reforço importante da sua estratégia de expansão internacional. “Estamos muito satisfeitos por reforçar a nossa parceria com a Vinted, o que demonstra a nossa capacidade de apoiar os maiores mercados e comerciantes em toda a Europa, através da nossa extensa rede de entregas não domiciliárias. Este acordo sublinha o nosso compromisso de oferecer soluções de entrega fiáveis e mais sustentáveis e esperamos contribuir para o sucesso contínuo da Vinted.”, afirma Rafał Brzoska, CEO da InPost. “Esta parceria é também um testemunho da visão estratégica da InPost para se tornar o ator número um na logística europeia. As conquistas comerciais, como o contrato com a Vinted, são fundamentais para a estratégia da InPost e ajudam-nos a reforçar ainda mais a nossa presença internacional, incluindo no Reino Unido, onde recentemente elevámos o nosso negócio através da aquisição da Yodel.”, acrescenta.

O reforço da colaboração com a Vinted surge numa altura em que a InPost também anunciou a aquisição da Yodel, um dos maiores operadores de entregas no Reino Unido. Esta operação posiciona a empresa como o terceiro maior operador logístico independente no mercado britânico.

Vytautas Atkočaitis, vice-presidente da Vinted Go, também não esconde que a empresa está satisfeita “em continuar nossa colaboração com a InPost e a Mondial Relay em vários mercados europeus. Esta parceria alinha-se perfeitamente com o nosso compromisso de oferecer aos nossos utilizadores soluções de entrega eficientes e acessíveis.”.

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Aldi celebra sabores italianos

Até 29 de abril, a Aldi promove uma nova semana temática dedicada à gastronomia italiana, convidando os consumidores a embarcar numa viagem pelos sabores autênticos de Itália.

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A campanha inclui mais de 50 produtos típicos da cozinha italiana, todos com a promessa de qualidade e preços baixos, característica da insígnia de origem alemã.

Desde massas artesanais, pizzas, bruschettas e focaccias, até clássicos doces como o tiramisù, a oferta estende-se ainda a enchidos tradicionais como a mortadela de Bolonha e o presunto do Tirol do Sul, assim como vinhos e cocktails representativos da cultura enogastronómica italiana.

Grande parte destes produtos é apresentada sob a marca própria Cucina, exclusiva da ALDI, que se distingue por propostas práticas e inspiradas em receitas tradicionais italianas. A seleção contempla opções versáteis, adequadas tanto ao consumo diário como a ocasiões especiais, aliando autenticidade à acessibilidade.

As semanas temáticas têm-se afirmado como um dos pilares da estratégia da ALDI para gerar tráfego em loja e fidelizar clientes, proporcionando experiências culinárias diferenciadoras.

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