Rotas intermodais da Garland permitem soluções combinadas ferroviárias e marítimas
A Garland Transport Solutions, empresa do Grupo Garland dedicada ao transporte de mercadorias, está a apostar na oferta dos transportes intermodais, passando a disponibilizar novas rotas que incluem o transporte […]

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A Garland Transport Solutions, empresa do Grupo Garland dedicada ao transporte de mercadorias, está a apostar na oferta dos transportes intermodais, passando a disponibilizar novas rotas que incluem o transporte combinado entre o ferroviário e marítimo.
Esta aposta acontece poucos meses após a apresentação do Plano Nacional Ferroviário, que, a concretizar até 2050, prevê a transferência modal para a ferrovia, de 13% para 40% no transporte de mercadorias.
“Neste momento, dispomos de serviços tradicionais de transporte de mercadorias, mais serviços intermodais. É uma solução mais sustentável e que nos permite ter um leque variado de rotas, além de reduzir a nossa exposição ao mercado do transporte rodoviário, cada vez mais volátil”, explica Giles Dawson.
Segundo o administrador do Grupo Garland responsável pela área de transportes, “este departamento permite à Garland Transport Solutions ir ao encontro das necessidades dos clientes, apresentando soluções com um custo menor e, muito importante, com uma pegada de CO2 inferior em 75 a 80% face ao mesmo transporte rodoviário”.
A Garland Transport Solutions já oferece soluções combinadas que permitem, por exemplo, recolher a carga em casa ou na empresa do cliente por estrada, fazer um trânsito por via marítima, e, depois, utilizar o comboio até ao país de destino, voltando à estrada para o last mile.
“A médio prazo prevemos que o intermodal represente uma parte significativa do transporte terrestre desenvolvido pela Garland Transport Solutions”, conclui Giles Dawson.
O departamento intermodal desta empresa do grupo está centralizado num dos centros logísticos na na Maia. Dali são geridas soluções combinadas para a Europa, desde o Mediterrâneo Norte aos países nórdicos e de Leste.
Tanto o transporte ferroviário como o marítimo estão na génese da atividade transitária no Grupo Garland: em 1939, com o início da II Guerra Mundial, a empresa aproveitou o corredor aberto pela neutralidade suíça e portuguesa para o transporte de mercadorias na Europa.