Carlos Hipólito, head of Portugal da Phenix
“A nossa intenção passa por termos cada vez mais presença na linha da frente do combate ao desperdício alimentar”
Esta sexta-feira, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, recebe a 1ª edição do Make It Sustainable: Food Waste Edition, promovido pela Phenix Portugal, um evento onde se vai debater, partilhar e alertar para o que ainda pode e deve ser feito por todos no combate ao desperdício alimentar. Foi o mote para uma conversa com Carlos Hipólito, head of Portugal da Phenix.
![Ana Rita Almeida](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/AnaRitaAlmeida-e1719504969333-120x120.jpg)
Ana Rita Almeida
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A sensibilização é um pilar muito importante na luta contra o desperdício alimentar. Sexta-feira, dia 29 de Setembro, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, recebe a 1ª edição do Make It Sustainable: Food Waste Edition, promovido pela Phenix Portugal, um evento onde se vai debater, partilhar e alertar para o que ainda pode e deve ser feito por todos no combate ao desperdício alimentar. Foi o mote para uma conversa com Carlos Hipólito, head of Portugal da Phenix, que não esconde o entusiasmo e avança que este é o pontapé de saída desta vertente da sensibilização que inclui outros projetos para 2024.
Quais as expectativas para esta 1ª edição do Make It Sustainable: Food Waste Edition?
O Make it Sustainable – Food Waste Edition é um evento que visa celebrar o Dia internacional de conscientização sobre perda e desperdício de alimentos, e onde a nossa intenção passa por termos cada vez mais presença na linha da frente do combate ao desperdício alimentar, unindo a vertente da ação e trabalho no terreno á vertente da sensibilização, que é um dos principais pilares da luta contra o desperdício alimentar. Os objetivos principais são a partilha de boas práticas, desafios e colocar esta problemática a discussão, provocando uma memória e uma preocupação constante na mente das pessoas
Cada vez mais é importante falar e pensar no tema do Desperdício Alimentar?
Sem dúvida. A sensibilização e consciencialização recorrente são, a par do trabalho no terreno, os principais pilares da luta contra o desperdício alimentar. A consciencialização recorrente levará a uma adesão de mais pessoas a este movimento, a ações efetivas e com maior impacto, têm que ser um trabalho conjunto da comunidade, e ao mesmo tempo conseguimos também erradicar o desconhecimento, pois a educação também assume um papel importante.
O que oferece este evento de diferente? Que momentos gostaria de destacar e quais os parceiros?
Seria injusto da minha parte destacar determinados momentos, quando o evento vale por todas as ações que vão estar a decorrer, e todos os momentos têm uma ligação entre si. Os painéis vão permitir uma análise muito abrangente da problemática, passando pelas empresas, restauração e consumidor final, que serão completados pela apresentação de projetos inovadores e impactantes na área da sustentabilidade e desperdício alimentar. Para fechar com chave de ouro, será o primeiro evento inteiramente sustentável e certificado em Portugal, pela Bureau Veritas.
As empresas estão sensibilizadas para esta causa? É cada vez mais importante unir esforços?
Cada vez mais, sem dúvida. Seja por iniciativa própria, seja através de um trabalho conjunto com a Phenix. Mas continua a existir um longo caminho, e esse longo caminho passa primeiramente passar das intenções às ações, que é o primeiro obstáculo que surge nesta problemática. Fazer desta problemática uma prioridade para todas as empresas.
Este evento é o pontapé de saída para outros projetos da Phenix Portugal na vertente da sensibilização?
Efetivamente, nós olhamos para este evento como um pontapé de saída desta vertente da sensibilização e para outros projetos que temos na calha para 2024.
Porque definimos no final de 2022, que a sensibilização seria um dos pilares do nosso trabalho para 2023 e 2024, e nada melhor que este evento, nesta data tão simbólica, para começarmos a ter cada vez mais impacto no capítulo da sensibilização e contagiarmos cada vez mais a sociedade para esta temática que nos afeta a todos e que carece da contribuição ativa de todos.