Ferrero divulgou os progressos da Iniciativa Cacau e Floresta
A Iniciativa Cacau e Floresta (ICF) avaliou o risco de desflorestação em 420 mil hectares de terra e distribuiu mais de três milhões de árvores multiusos para plantação nas explorações […]

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A Iniciativa Cacau e Floresta (ICF) avaliou o risco de desflorestação em 420 mil hectares de terra e distribuiu mais de três milhões de árvores multiusos para plantação nas explorações agrícolas e 775 mil árvores autóctones pela Costa do Marfim para um reflorestamento ao longo de quatro anos.
A ICF foi lançada pelo Grupo Ferrero, que avançou com medidas extensas para promover a sustentabilidade social e ambiental em toda a sua cadeia de abastecimento de cacau.
Os progressos foram apresentados no quarto relatório anual sobre a CFI, documento onde foram ainda delineados os planos para a produção sustentável de cacau e a conservação florestal. Estes esforços trarão benefícios ambientais e climáticos, bem como melhorias na produção de cacau e na restauração florestal.
“Sabemos que o cacau é uma fonte de rendimento e um modo de vida para muitas comunidades. Mas também sabemos que a desflorestação e as alterações climáticas ameaçam isso“, alerta Marco Gonçalves. Por isso, o diretor de Compras do Grupo Ferrero defende que “promover a transição para meios de subsistência sustentáveis é essencial para proteger as nossas florestas, garantir a segurança económica e sustentar um planeta saudável”.
A CFI resulta de uma colaboração entre 36 das principais empresas de cacau e chocolate, responsáveis por 85% do consumo global de cacau, e os governos da Costa do Marfim e do Gana. Como membro fundador, a Ferrero tomou extensas medidas para promover a sustentabilidade social e ambiental em toda a sua cadeia de abastecimento de cacau.
Ao aproximar-se do fim do seu plano inicial de quatro anos, a empresa lançou o CFI 2.0, que se baseará nos êxitos e lições aprendidas da fase inicial do programa. A colaboração com os parceiros continuará a ser uma prioridade para garantir que o progresso alcançado coletivamente até à data seja expandido e sustentado.
O plano inicial da Ferrero, desenvolvido no período 2018-2022, assentou em três pilares: compromissos de proteção e restauração florestal; produção sustentável e meios de subsistência dos agricultores; envolvimento comunitário e inclusão social.
O Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 37 mil pessoas pessoas e 31 unidades de produção. As marcas são comercializadas em mais de 170 países.