‘Os Novos Portos Velhos’ do IVDP deu a provar vinhos “únicos e raros”
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) realizou no seu salão nobre no Porto, o evento “Os Novos Portos Velhos”, que permitiu a jornalistas e profissionais do […]

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) realizou no seu salão nobre no Porto, o evento “Os Novos Portos Velhos”, que permitiu a jornalistas e profissionais do canal Horeca aprimorarem os conhecimentos e o paladar nas categorias ‘50 anos’ e ‘Very Very Old’ (VVO), criadas no ano passado.
Divulgar “vinhos únicos e raros”, fazer uma análise do seu perfil sensorial e, mostrar “a inovação e a modernidade no Vinho do Porto”, foram os objetivos apontados pelo IVDP para a realização desta ação. “A partir de vinhos da categoria ultra-premium, as nove empresas presentes, partilharam vinhos carregados de história”, destaca o Instituto.
As categorias ‘50 anos’ e ‘Very Very Old’ foram lançadas e mostradas ao mercado mundial em janeiro de 2022, “mostrando a vitalidade e modernidade do setor em propor novas categorias e manter-se atual”, informa ainda o IVDP. “Os Novos Portos Velhos” incluiu uma seleção de Porto Branco 50 anos, Tawny 50 Anos, e Very Very Old, que as empresas de vinho do Porto estão a lançar desde aquela data.
No evento estiveram presentes as empresas Kopke (Porto 50 anos Branco), Vallegre (Porto Branco 50 Anos), Rozès (Very Very Old White), Taylor’s (Porto Golden Age 50 anos Tawny), Vieira de Sousa (Porto 50 anos Tawny), Vasques de Carvalho (Porto 50 anos Tawny), Quinta do Estanho (Porto 50 anos Tawny), Vallado (Porto 50 anos Tawny) e Niepoort (VV).
Os Portos Tawny e Branco 50 anos são vinhos de elevada ou excecional qualidade, obtidos por lotação de vinhos de diversos anos, apresentando-se alourado ou alourado-claro, no caso dos tawnies. “O efeito da oxidação e evaporação ao longo de décadas, induz uma complexidade extraordinária, com doçura equilibrada pela maior riqueza de ácidos. É expectável uma grande complexidade e elegância, com persistência muito longa em boca”, caracteriza o IVDP.
Os Very Very Old são vinhos do Porto com mais de 80 anos de idade e uma excecional qualidade. “São raros e correspondem à expressão máxima da complexidade associada ao envelhecimento oxidativo. Equilibrados, intensos, complexos e muito persistentes”, indica.
Também com mais de 80 anos, os Very Very Old Branco são raros e correspondem à expressão máxima da complexidade associada ao envelhecimento oxidativo de vinhos brancos. “Equilibrados, intensos, complexos e muito persistentes, apresentam excecional qualidade”, destaca o Instituto.
A ação “Novos Portos Velhos” integrou as atividades que o Instituto IVDP está a desenvolver para assinalar o Port Wine day, que decorre ao longo deste mês e termina no dia 30 com um sunset aberto ao público, em Vila Nova de Gaia.