Destaque Destaque Homepage Economia Exportação Homepage Newsletter

Crescimento das exportações da indústria alimentar e bebidas “demonstra a capacidade do setor”

Por a 11 de Agosto de 2023 as 15:20
Presidente da FIPA, Jorge Henriques
Presidente da FIPA, Jorge Henriques

Numa altura em que as empresas da indústria alimentar e das bebidas continuam a enfrentar escassez de mão-de-obra e desafios inerentes à conjuntura provocada pela guerra na Ucrânia, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que o setor alcançou os €3 646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022.

Com o mercado espanhol a valer €1 324 milhões das exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas e a permanecer país de referência dentro da União Europeia, a par da França que registou um crescimento de 13,2%, o que traduz vendas no valor de €342,89 milhões, foi, no entanto, no Brasil (€251,53 milhões) e Reino Unido (€190,96 milhões) que as exportações mais cresceram. Respetivamente 26,3% e 25,7%.

Ainda de acordo com os dados do INE, e no mesmo período, as vendas para a Bélgica cresceram 5,8%, enquanto para a Alemanha o aumento foi de 4,1%. Em contraciclo, as vendas para Itália e Estados Unidos abrandaram 22,8% e 19,3% respetivamente.

“O crescimento das exportações em 9,43%, face a igual período de 2022, demonstra a capacidade do setor”

Jorge Henriques, presidente da FIPA, fala em retração nalguns segmentos, mas enaltece a capacidade do setor, num ano muito desafiante.

“Os tempos que estamos a viver são extremamente desafiantes e os primeiros meses de 2023 não foram exceção. No entanto, o crescimento das exportações em 9,43%, face a igual período de 2022, demonstra a capacidade do setor, a sua resiliência e o apreço que alguns dos mercados têm pelos produtos agroalimentares nacionais”, sublinha em comunicado.

“Devemos estar atentos aos sinais que temos neste momento de uma recessão na Europa e a esta preocupante inflação, que tem um impacto profundo na vida das empresas” acrescenta.

Fotografia de arquivo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *