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“O Meu Super continuará a trabalhar para estar mais próximo e envolvido com os consumidores”

Por a 24 de Maio de 2023 as 17:32

Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade. É assim que João Melo, diretor-geral Meu Super, olha para o futuro. Em conversa com o Hipersuper, lembra que o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo sublinhando que o Meu Super vai continuar a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Em 11 anos, a cadeia de supermercados Meu Super, a rede de franchisados da Sonae MC, abriu mais de 300 lojas em todo o país, criando muitos postos de trabalho. Cada loja procura responder às necessidades dos consumidores, com atendimento personalizado, horários alargados e produtos de qualidade. Este formato de proximidade e de conveniência tem garantido ao Meu Super a escolha de muitos consumidores, tendo sido eleito, por exemplo, a marca n.º 1 na categoria ‘Supermercados de Proximidade’ no prémio Escolha do Consumidor 2023, pelo 8º ano consecutivo, e conquistado o Prémio Cinco Estrelas, pelo 6º ano consecutivo.

João Melo, Meu SuperComeçou a sua carreira por altura da inauguração do primeiro hipermercado em Portugal. Como olha para a evolução do retalho alimentar em Portugal?
Desde a inauguração do primeiro hipermercado em 1985 – o Continente – e que, desde logo revolucionou o mercado e os hábitos de consumo de todos as famílias, temos assistido a um crescimento constante e à diversificação de formatos de lojas, o que tem beneficiado os consumidores.
Hoje em dia, o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo, com muitos players e isto significa que é ainda mais importante estar atento às necessidades dos clientes e a fornecer-lhes produtos e serviços de qualidade, a preços competitivos.
Além disso, há também a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a saúde, e como tal temos de garantir que os nossos produtos são produzidos de forma responsável e que estamos a oferecer opções equilibradas aos nossos clientes, a preços democráticos.
As lojas de conveniência e proximidade mostraram a sua capacidade de atrair consumidores. O desafio é reter esses consumidores e mantê-los satisfeitos nas lojas Meu Super.
O Meu Super continuará a trabalhar para estar mais próximo e envolvido com os consumidores. Para isso, a par de um ambicioso plano de expansão, asseguramos uma proposta de valor atrativa para os consumidores. Simultaneamente, apoiamos os parceiros de negócio para desenvolverem a performance e excelência das suas lojas, com critérios bem definidos de qualidade e competitividade.

Que balanço faz dos 12 anos de atividade do Meu Super? Qual a importância da insígnia para a estratégia da MC? Como evoluíram os principais indicadores de negócio?
As lojas Meu Super complementam a rede de lojas próprias da MC. Focadas na conveniência e na proximidade, as lojas desta insígnia beneficiam das sinergias de parceria com a marca Continente, através dos produtos de marca própria, do cartão de fidelização e de um plano promocional atraente para os seus clientes. Reforçamos a nossa liderança no segmento de lojas com menos de 400mt2.

Como é que o Meu Super se distingue da concorrência?
Em primeiro lugar, lojas bem localizadas e atrativas para os consumidores. Depois, boa operação de loja, assegurando um atendimento personalizado e diferenciado aos clientes.
A juntar a isso produtos de excelência, com frescos de qualidade e a marca própria Continente em destaque (marca de confiança eleita pelos consumidores sucessivamente, desde 2003); variedade de gama e de marcas disponíveis aos consumidores, alicerçadas num plano promocional dinâmico e competitivo.
Destacamos ainda a possibilidade de os clientes pagarem as compras com o cartão Continente, usufruírem de cupões de desconto e de acumular valor para compras futuras.

João Melo, Meu Super

Onde estão as oportunidades de crescimento?
Queremos continuar a investir na melhoria do nível de serviço e na imagem das lojas Meu Super.
A par de um ambicioso plano de expansão, asseguramos uma proposta de valor atrativa para os clientes e para os nossos parceiros de negócio desenvolverem a performance e qualidade das suas lojas.
O Meu Super continuará a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.

Em termos de cobertura geográfica, quais as regiões onde têm vindo a reforçar a vossa presença?
Estamos atualmente em todos os distritos de Portugal Continental, ilha da Madeira e arquipélago dos Açores. Temos ainda 9 lojas em Cabo Verde, que torna a marca um player de retalho alimentar de referência nesse país.

Quantos franqueados têm e qual tem sido a evolução nos últimos anos?
A rede Meu Super tem mais de 250 parceiros de negócio, com uma média de 1,2 lojas por franquiado.

Em 2015 o Cartão Continente chega às lojas Meu Super. Foi (e continua a ser) importante esta ligação?
É muito importante esta ligação. Os clientes podem pagar as compras com o cartão Continente, usufruír de cupões de desconto, acumular valor para compras futuras e beneficiar do valor do ecossistema do Cartão Continente, como por exemplo os descontos com a parceria da Galp ou o plano de saúde da KeppWell´s. Em 2022, mais de 600 mil clientes usaram o cartão Continente nas lojas Meu Super.

Em 2016 entraram em Cabo Verde. Como tem corrido a esta presença?
O Meu Super está atualmente em 3 das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde – São Vicente, Santiago e Sal, onde pretendem servir a população local com uma oferta diversificada e de qualidade.

Existem planos para outros países, nomeadamente PALOP?
Estamos sempre a avaliar novas localizações que nos permitam levar a nossa marca a mais clientes.

Os supermercados de proximidade são cada vez mais a opção dos consumidores. Quais os produtos mais procurados?
Os consumidores das lojas Meu Super, que conhecemos através da informação do cartão de fidelização, visitam-nos semanalmente, comprando essencialmente produtos frescos. Existem também clientes menos frequentes que compram cabazes de maior dimensão e uma forte procura das nossas marcas Continente.

Recuando um pouco, de que forma a pandemia alterou o desempenho do Meu Super?
A pandemia implicou alterações no perfil do consumidor, nomeadamente, a preferência pelas lojas de conveniência e proximidade, pela sua dimensão e menor distância às áreas de residência. Comprar nas lojas Meu Super é conveniente, confortável devido à proximidade, completo (tem gama e marcas variadas) e competitivo (preços e promoção).
Manter estas características foi fundamental, a par da inclusão de novos motivos de compra no Meu Super, como os serviços de entrega ao domicílio ou a facilidade de utilização de meios de pagamento inovadores.

E de que forma a guerra teve impacto nas operações?
A MC e o Meu Super continuam a acompanhar o tema e a encontrar alternativas, inclusive de compra de mercadorias noutros mercados, por forma a garantir que não haja qualquer falta de produtos nas lojas.
Estamos empenhados em assegurar a estabilidade das cadeias de fornecimento e evitar que os consumidores sejam confrontados com subidas nos preços dos produtos.
Vamos continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade.

A inflação fez cair o número de compras feitas por impulso, tendo aumentado a racionalidade das idas às compras. Sentiram esta mudança no comportamento dos clientes Meu Super?
A inflação tem impacto no comportamento do consumidor, de forma transversal ao mercado, optando mais pelas marcas próprias.

As entregas ao domicílio são um elemento diferenciador?
Os consumidores procuram, cada vez mais, soluções simples e completas para as suas compras, que lhes permitam poupar tempo e esforço.

O Meu Super é Escolha do Consumidor e Cinco Estrelas, entre outros, na categoria de Proximidade há vários anos consecutivos. Este reconhecimento é importante?
É muito importante e um enorme motivo de orgulho que recebemos a distinção de Escolha do Consumidor pelo 8º ano consecutivo e pelo 6º ano consecutivo o prémio Cinco Estrelas, comprovando o reconhecimento e a satisfação dos clientes portugueses pela nossa insígnia. Todos os dias trabalhamos para melhorar o nosso conceito, um serviço de proximidade, que responde às necessidades do consumidor atual através de um serviço completo, eficiente e rápido.

Qual o grande desafio para os próximos tempos?
Mantemos a ambição de expansão para locais em que as lojas Meu Super não estão ainda presentes, continuando a fidelizar e a atrair novos clientes. Queremos acompanhar a inovação no setor e a incluir, permanentemente, novos motivos de compra no Meu Super.

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